Buscar

DESTILAÇÃO FRACIONADA

Prévia do material em texto

DESTILAÇÃO FRACIONADA
A destilação fracionada serve para separar uma mistura homogênea composta por dois líquidos, com ponto de ebulição diferentes.
É bem parecida com a destilação simples, porém, a única diferença é o uso da coluna de fracionamento.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama, ou um balão de fundo redondo, que ficará dentro da manta de aquecimento.
 Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo (geralmente).
 No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer ou outra vidraria.
Processo de destilação fracionada
No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a segunda substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador.
O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil.
Obs: a água entra por baixo e sai por cima no condensador

Continue navegando