Buscar

DISCURISVA FUNDAMENTOS FILOSOFICOS E ETICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Partes do heroísmo do Homem – Aranha, ele não precisaria fazer o que faz. Peter Parker tem a permissão para viver uma vida comum. O fato de escolher outro caminho, o de ser o Homem – Aranha, é que faz suas ações serem dignas de louvor. A grande responsabilidade que vem com o grande poder não é o dever de usar esse poder como O Homem – Aranha (um super – herói), é, no máximo, uma obrigação de não prejudicar os outros usando – o de modo errado. Isso é um ato nobre. Escolher e cumprir o dever, combater o crime, ajudar os indefesos e proteger estes das perversas maquinações dos vilões. Isso sim o torna em um super – herói.”
WESCHENFELDER, G. Os Super-heróis e esta tal de filosofia. In Revista de Educação do IDEAU. Vol. 7 – Nº15 Janeiro-Junho de 2012. p. 4
 
Analisando o texto lido e com base no livro da disciplina, podemos dizer que o Homem-Aranha age usando quais tipos de ética? Justifique.
Nota: 20.0
	o Homem-Aranha segue em suas ações uma ética do dever, pois age por uma obrigação moral maior, um imperativo categórico, que o impele a ser herói. É uma visão deontológica, pois acredita que existem deveres a serem seguidos. Além disso, age sob uma ética da responsabilidade, pois sintoniza suas convicções e princípios a uma conduta que considere prioritariamente os efeitos e consequências do que faz, de modo que seus atos não provoquem resultados negativos de longo alcance. (ALENCASTRO, 41;45;48)
Resposta:Ética do dever, porque ele sendo um super-herói ele tem a obrigação de proteger as pessoas desprovidas de poder e parte da razão e das leis para cumprir esse dever.
Ética finalista, pois tudo o que faz é justificável devido a um fim que é de proteger a população.
Ética de responsabilidade, pois ele a responsabilidade, dever de proteger todos.
Questão 2/5
Leia o trecho a seguir:
“Outro exemplo: até pouco tempo atrás, as mulheres eram consideradas seres inferiores aos seres humanos, e, portanto, não merecedoras de direitos iguais (deviam obedecer a seus maridos). Outro exemplo ainda: na Idade Média, a tortura era considerada prática legítima, seja para a extorsão de confissões, seja como castigo. Hoje, tal prática indigna a maioria das pessoas e é considerada imoral. Portanto, a moralidade humana deve ser enfocada no contexto histórico e social”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2007. p. 50
Com base na citação e no livro da disciplina, explique como podemos entender essas mudanças culturais e éticas ao longo do tempo.
Nota: 20.0
	As diferentes formas de cultura têm uma racionalidade própria e precisam estar relacionadas aos contextos sócio históricos nas quais foram produzidas. As culturas são dinâmicas e mudam ao longo do tempo, acompanhando as mudanças da sociedade em que estão inseridas. (ALENCASTRO, p 30)
Resposta:Podemos entender como uma "evolução", pois com o passar o tempo os costumes mudam, o que hoje é de um jeito amanhã é de outro, o que é novo envelhece , o que é frio se torna quente, então o mesmo acontece com a cultura . Por exemplo, a violência contra a mulher que vem desde o inicio dos tempos e era reconhecida como algo normal, onde as mulheres eram vistas como propriedade, hoje são completamente intoleráveis, são costumes que acabaram se modificando ao longo do tempo.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
As noções matriciais do universo do discurso moderno – na sua dupla vertente racionalista e empirista – geram-se, portanto, nos finais da Idade Média. O método especulativo dissocia a realidade em duas regiões simétricas; a substância aristotélica como sujeito real de predicação sofrerá uma idêntica dissociação. [...] A metafísica essencialista aparece-nos assim, de acordo com o já referido, como um cântico à substância (o caso mais extremo é o monismo da substância de Espinosa). No caso do empirismo, a substância aristotélica, como sujeito real e activo, será considerada progressivamente como um resto, um resíduo que se difumina (Locke) para desaparecer definitivamente (Hume). A existência fica aqui reduzida a pura posição pontual, à cega facticidade.
 
CANTISTA, M. J. Filosofia Contemporânea. Universidade do Porto: FLUP, 2006. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8095.pdf>. Acesso em 05 jan. 2015. (p. 42)
 
Com base no texto e nos conteúdos e livro da discplina, pode-se dizer que a filosofia moderna, em sua origem, apresenta-se em duas grandes correntes de pensamento: o racionalismo e o empirismo. Quais as principais características do empirismo? E qual foi o mais conhecido filósofo empirista?
Nota: 16.0
	Para o empirismo, tudo o que há de verdadeiro na mente humana deve ter passado primeiramente pela experiência. Desse modo, o empirismo privilegia o método indutivo, pelo qual, por meio de experiências particulares, somos capazes de alcançar um conhecimento mais amplo. [...] Em oposição a Descartes, os filósofos empiristas não aceitam a teoria das ideias inatas. Francis Bacon, filósofo empirista inglês do início da Idade Moderna, ao contrário do filósofo francês, enfatiza a importância de coletarmos informações pela experiência para só então submetê-las à razão. [...] (p. 34-35)
Resposta:O Empirismo tinha como a característica o predomínio da experiência sobre a razão, onde todo o conhecimento precisaria passar por um teste para ser comprovado. O filósofo mais conhecido do Empirismo é Francis Bacon.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Dewey relaciona esse falibilismo, numa maneira um tanto peirciana, ao que pode ser chamado de uma teoria probabilística da verdade. Não podemos jamais estar certos de que algo é verdadeiro, mas, dadas as condições apropriadas, podemos estar garantidos em sustentar sua verdade. Embora Dewey hesitasse em igualar verdade com assertividade garantida, ele mantinha não haver diferença prática alguma entre as duas coisas.
 
WAAL, C. de. Sobre pragmatismo. São Paulo: Loyola, 2007. (p. 172)
 
A partir do texto e conforme os conteúdos e livro da disciplina, pode-se dizer, então, que a “verdade” como tal, é inatingível para os pragmatistas. Nesse sentido, disserte sobre os motivos pelos quais os pragmatistas afirmam que a verdade não é algo fixo, imutável.
Nota: 20.0
	De modo geral, os pragmatistas concordam que a verdade não é imutável, isto é, a concepção daquilo que consideramos verdade hoje pode mudar em função de fatores práticos que alterem nosso ponto de vista. William James é mais radical, acreditando que a verdade pode mudar de uma época a outra ou de uma pessoa a outra. Mas Peirce, que foi professor de James e sua principal fonte de inspiração filosófica, evita essa posição extrema. Para Peirce, o conhecimento teórico deve ser testado na prática, como forma de demonstrar sua validade, o que não significa que a ideia de cada verdade deva se conformar a cada situação ou problema em particular (Peirce, 1990). John Dewey, nesse sentido, aproxima-se mais de Peirce. Segundo o filósofo, afirmar que algo é verdadeiro significa afirmar que algo é confiável em cada situação concebível (Dewey, 1980). (p. 147-148)
Resposta:Para os pragmatistas verdade é muito relativo, o que é verdade para uma pessoa para outra não é, a verdade pode variar no tempo, ou seja, o que é verdade hoje amanhã pode não ser mais. Então, verdade é mutável e não fixo, pois varia no tempo, de pessoa para pessoa , dentre outros.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles.
 
STORCK, A. C. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (p. 14-15)
 
De acordo como texto e com os conteúdos e livro da disciplina, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos dos aspectos que eram tratados pelos filósofos da antiguidade. Quais assuntos seriam esses? Cite, no mímimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
Nota: 6.0
	O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?; Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?; O que é a liberdade? O que é a política? A cultura medieval sofreu forte influência do cristianismo, cujos princípios os gregos ignoravam. A religião cristã, em muitos aspectos, era um obstáculo à livre reflexão filosófica. Se, por um lado, muitos pensadores desse período foram condenados por apresentarem ideias contrárias à fé cristã, por outro, inúmeros problemas teológicos serviam como estimulo à reflexão filosófica. A relação entre a religião e a filosofia, portanto, resultou em formas de pensamento bastante originais, nas quais temas antigos – o conhecimento, a ética, a política, a metafísica etc. – passavam a ser vistos sob nova luz. (p. 31)
Resposta:Para os filósofos da antiguidade havia a preocupação com os assuntos de como ir para o céu? , o conflito entre o que é Deus?, o que é fé?, o que razão (Deus x Fé x Razão)?, o que é homem?, quais virtudes seguir?, então essas são algumas questões da antiguidade que possui ligação com a religião, com os moldes cristãos da época.

Outros materiais