Buscar

Retornar.PENSAMENTO POLITICO AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Retornar
	
	
		  PENSAMENTO POLÍTICO
		
	 
	Lupa
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0641_ SORAIA AULA 5
	Matrícula: 201202205674
	Aluno(a): SORAIA CA
	Data: 04/04/2016 17:33:20 (Não Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202819242)
	
	
	"Se quisermos debater o advento de um mundo novo, no século XXI, é da crítica a esses fundamentos que devemos partir. A crítica à consciência histórica da burguesia européia deve começar por inserir essa consciência na história. Marx propôs-se fazer isso. Mostrou que o motor da expansão européia não estava na Razão ou na liberdade, considerados como conceitos abstratos, mas em outro lugar: estava no desenvolvimento pleno, pela primeira vez, das potencialidades e das contradições da forma-mercadoria. Ela esteve presente, é verdade, na grande maioria das sociedades, mas sempre de maneira marginal e limitada. A sociedade burguesa a libertou, transformando-a em princípio organizador da vida social." (Benjamin,C. Marx e a transformação social.)
Para Karl Marx a sociedade humana é fruto de um processo constante de transformações sociais. Assinale a alternativa que, para Marx, mostra o motivo que impulsiona esse processo de transformações sociais no capitalismo.
		
	
	Pelas invenções científicas e pela tecnologia.
	
	Pela luta de classes entre burguesia e proletariado.
	
	Pelas guerras entre países capitalistas e países comunistas.
	
	Pelas eleições diretas com a participação do povo.
	
	Por disputas políticas entre os partidos de direita e de esquerda.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202377127)
	
	
	Karl Marx afirma que na sociedade capitalista o Estado tem como objetivos principais: I - Organizar e justificar a dominação da burguesia sobre o proletariado. II - Promover a ordem social e o progresso econômico. III - Favorecer os negócios da classe dominante. IV - Defender a nação contra os inimigos externos.
		
	
	I e III estão certas
	
	II e IV estão certas
	
	III e IV estão certas
	
	II e III estão certas
	
	I e IV estão certas
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202431644)
	
	
	O jovem Marx começa seus estudos em Direito, Filosofia e História, tratando também de efetuar uma revisão crítica da teoria dialética hegeliana ¿ a qual, diga-se de passagem, foi de grande influência para as suas formulações teóricas, ainda que seja "pelo avesso", como muitos gostam de colocar. A respeito da teoria política marxista, é correto afirmar que:
		
	
	a dimensão material da existência humana determina a sua dimensão imaterial
	
	o direito é expressão neutra da luta de classes e serve para proteger a classe dominada.
	
	o estado exerce um papel mediado neutro entre os interesses de classes.
	
	o estado é o legítimo representante dos interesses da classe dominada.
	
	o modelo econômico é subordinado as condições imateriais de existência.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202373930)
	
	
	Nos anos 60 e 70 há um movimento de renovação na profissão, que se expressa em termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo. O Serviço Social se laiciza e passa a incorporar nos seus quadros segmentos dos setores subalternizados da sociedade. Estabelece interlocução com as Ciências Sociais e se aproxima dos movimentos "de esquerda", sobretudo do sindicalismo combativo e classista que se revigora nesse contexto. O texto acima, retirado da home page do CRESS-RJ, expressa a hegemonia de um modelo teórico no Serviço Social, a partir dos anos 70, que está relacionado às ideias de qual autor?
		
	
	Ao realismo político de Maquiavel
	
	Ao liberalismo de Locke
	
	Ao materialismo de Marx
	
	Ao positivismo de Comte
	
	Ao contratualismo de Rousseau
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202373911)
	
	
	"A doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, [de que] seres humanos transformados são, portanto, produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada, esquece que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem ele próprio de ser educado. Ela acaba, por isso, necessariamente, por separar a sociedade em duas partes, uma das quais fica elevada acima da sociedade (por exemplo, em Robert Owen). A coincidência do mudar das circunstâncias e da atividade humana só pode ser tomada e racionalmente entendida como práxis revolucionante." (MARX, Teses sobre Feuerbach) Marque a opção onde está assinalada a principal influência teórica para as formulações de Marx:
		
	
	O Positivismo de Comte
	
	A virtú de Maquiavel
	
	A Dialética de Hegel
	
	O Liberalismo de Locke
	
	O Funcionalismo de Durkheim
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202373907)
	
	
	Desde que há capitalistas e obreiros no mundo, não apareceu livro de tão grande importância para os obreiros como este. As relações entre o Capital e o Trabalho, eixo em torno do qual rota todo o nosso sistema social do tempo presente são cá, pola primeira vez, desenvolvidos cientificamente, com uma profundidade e com uma clareza só possíveis para um alemão. Por mais preciosos que sejam e ficarão como tais os escritos dum Owen, dum Saint-Simon, dum Fourier, foi reservado a um alemão alçar-se à altura desde a que se pudesse enxergar com claridade e panoramicamente o domínio inteiro das relações sociais modernas, de igual modo que aparecem aos olhos do espectador, situado no mais alto cimo, os sítios montanhosos menos altos. (ENGELS, 1868). O trecho acima é parte do prefácio preparado por Friedrich Engels para aquela que é considerada a principal obra de Karl Marx, e que teve seu primeiro volume escrito em 1867. Está obra se intitula:
		
	
	O Trabalho
	
	O Capital
	
	O Proletário
	
	O Dezoito Brumário
	
	O Manifesto Comunista

Outros materiais