Buscar

Prova Av1 06 04 16

Prévia do material em texto

As empresas exportadoras, em relação àquelas que vendem somente no mercado interno, normalmente, apresentam melhor aproveitamento da capacidade instalada, incremento da produtividade, redução dos custos operacionais, aprimoramento da qualidade, incorporação de novas tecnologias, aumento da rentabilidade com reflexo no mercado interno. Quanto mais diversificados os mercados-alvo do produto de exportação, mais diluídos se tornam os riscos. Estes são alguns dos benefícios do mercado externo, mas existem outros, apresentados nas opções abaixo. Marque a única opção que se encontra FORA deste contexto: (Ref.: 201308766092)
		1 ponto
	
	
	
	
	Maior dependência da volatilidade do mercado interno 
	
	
	Incentivo fiscal e financiamento especial para a atividade-fim
	
	
	Desafio empresarial e fuga da sazonalidade
	
	
	Economia de escala promovida por grandes pedidos
	
	
	Aprimoramento de métodos administrativos e organizacionais
	
	
		2.
		Na arte de exportar, é mais fácil começar por mercados menores e em desenvolvimento. Deve ser avaliada, com muita atenção, a política governamental do país, principalmente, no que diz respeito às barreiras não tarifárias e ao grau de protecionismo. Sobre barreiras não tarifárias, podemos citar como exemplo:  (Ref.: 201308776632)
		1 ponto
	
	
	
	
	Taxas em geral
	
	
	Imposto Único, nos casos de países que o possuem
	
	
	Imposto de importação
	
	
	Normas fitossanitárias
	
	
	Taxa antidumping
	
	
		3.
		O produto "tipo exportação" é: (Ref.: 201308733340)
		1 ponto
	
	
	
	
	um produto que visa a sua melhor adequação ao mercado que não irá atingir.
	
	
	um produto que possui divergências visando a sua melhor adequação ao mercado que irá atingir.
	
	
	um produto que sofreu modificações visando a sua melhor adequação ao mercado que irá atingir.
	
	
	um produto que sofreu modificações visando a sua melhor adequação ao mercado interno.
	
	
	um serviço que sofreu modificações visando a sua melhor adequação ao mercado.
	
	
		4.
		(ARF 2002.2, adaptada) A literatura econômica afirma, com base em argumentos teóricos e práticos, que o comércio internacional estimula o crescimento econômico. Entre os fatores que explicam o efeito positivo do comércio sobre o crescimento destacam-se: (Marque a única opção correta) (Ref.: 201308809380)
		1 ponto
	
	
	
	
	a melhor eficiência alocativa propiciada pelas trocas internacionais; a substituição de importações; e a consequente geração de superávits comerciais.
	
	
	a crescente importância das exportações para o PIB dos países; a importância das importações para o aumento da competitividade; e o melhor aproveitamento de economias de escala
	
	
	os efeitos sobre o emprego e sobre a renda decorrentes do aumento da demanda agregada; e o estímulo à obtenção de saldos comerciais positivos.
	
	
	a ampliação de mercados; os deslocamentos produtivos; e o equilíbrio das taxas de juros e dos preços que o comércio induz.
	
	
	a crescente importância dos setores exportadores na formação do PIB dos países; as pressões em favor da estabilidade cambial e monetária; e o aumento da demanda agregada sobre a renda.
	
	
		5.
		Muitos exportadores preferem não vender na modalidade Cobrança Limpa, mais conhecida como Clean Collection. Qual é o perigo financeiro desta modalidade? (Ref.: 201308139628)
		1 ponto
	
	
	
	
	Não existe perigo financeiro, pois o banco se encarrega de receber as divisas do importador.
	
	
	Não há risco financeiro, pois os documentos originais são enviados ao importador via banco.
	
	
	Existe alto risco financeiro para o exportador, pois os documentos originais vão direto ao importador e cópias para os bancos. Assim, o importador pode retirar a carga na alfândega e não pagar no banco.
	
	
	O perigo financeiro é relativo, pois existem garantias bancárias sobre a cobrança, se o importador não paga, o banco cobre as divisas.
	
	
	Não existe risco financeiro, pois o importador recebeu os originais porém é obrigado a pagar no banco contra cópias dos documentos.
	
	
		6.
		A modalidade de pagamento internacional que envolve operação garantida por um ou mais bancos que, mediante autorização de um cliente ou por ato próprio, assume(m) responsabilidade pelo pagamento de uma mercadoria exportada, se atendidas condições estipuladas pelas partes, é denominada:  (Ref.: 201308143177)
		1 ponto
	
	
	
	
	cobrança a vista 
	
	
	remessa sem saque 
	
	
	cobrança a prazo 
	
	
	remessa antecipada 
	
	
	carta de crédito 
	
	
		7.
		(AFTN 1998) Em sua modalidade de financiamento, o Programa de Incentivo às Exportações (PROEX), é concedido (Ref.: 201308143134)
		1 ponto
	
	
	
	
	pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao exportador e importador de bens e serviços brasileiros com recursos do Tesouro Nacional 
	
	
	pelo Banco do Brasil, diretamente ao exportador, com recursos próprios
	
	
	ao importador de bens e serviços brasileiros, através de estabelecimentos de crédito ou financeiros no País ou no exterior, com recursos do Banco do Brasil
	
	
	às instituições financeiras ou de crédito, para repasse ao exportador, com recursos da Agência Especial de Financiamento Industrial (FINAME)
	
	
	diretamente ao exportador e ao importador de bens e serviços brasileiros e realizado pelo Banco do Brasil, com recursos do Tesouro Nacional
	
	
		8.
		A modalidade de financiamento de exportações que consiste da antecipação de recursos em moeda nacional ao exportador para aplicação no processo produtivo de uma mercadoria a ser exportada e/ou para cobertura de custos relativos à preparação do embarque da mesma denomina-se: (Ref.: 201308143186)
		1 ponto
	
	
	
	
	Carta de Crédito de Exportação 
	
	
	Cartas de Garantia 
	
	
	Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) 
	
	
	Cobrança de Exportação 
	
	
	Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) 
	
	
		9.
		Com referencia a Fase Administrativa da Gerencia da Exportação, podemos dizer:  (Ref.: 201308268664)
		1 ponto
	
	
	
	
	A Fase Administrativa, torna imprescindivel a busca do melhor tratamento administrativo para as importações, adequada ao produto a ser vendido
	
	
	A Fase Administrativa investiga a viabilidade da venda internacional, tornando imprescindivel a busca do melhor tratamento administrativo para a exportações, bem como a classificação fiscal adequada ao produto a ser vendido
	
	
	A Fase Fiscal investiga a viabilidade da venda internacional, na busca do melhor tratamento administrativo para as importações, bem como a classificação fiscal adequada ao produto a ser vendido
	
	
	A Fase Comercial torna imprescindivel a busca do melhor tratamento administrativo para as exportações, bem como a classificação fiscal adequada ao produto a ser comprado
	
	
	A Fase Administrativa não investiga a viabilidade da compra internacional, tornando imprescindivel a busca do melhor tratamento administrativo para as importações
	
	
		10.
		Qual é o conceito de uma operação de REEXPORTAÇÃO? (Ref.: 201308297519)
		1 ponto
	
	
	
	
	Reexportar significa devolver mercadoria estrangeira que entrou anteriormente como importação definitiva.
	
	
	Reexportar significa devolver mercadoria estrangeira que entrou anteriormente em caráter temporário.
	
	
	Reexportar significa vender mercadoria estrangeira no mercado interno.
	
	
	Reexportar significa alugar mercadoria importada no mercado interno
	
	
	Reexportar significa destruir a carga abandonadano recinto aduaneiro.

Continue navegando