Buscar

Questionário Básico - COM RESPOSTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: ___________________________________________________ Turma: ________________ Data: ____________
Questionário de revisão a ser respondido e entregue em sala.
O que é o Patrimônio, estudado pela contabilidade?
Podemos definir o Patrimônio como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Assim, não podemos esquecer, por exemplo, que também fazem parte do patrimônio da empresa seus direitos junto à clientes, direitos relativos a juros que tenha que receber por eventuais empréstimos concedidos e bem como em relação às obrigações: as contas “a pagar” como por exemplo, salários a pagar, impostos a pagar, duplicatas a pagar. Importante observar que não apenas os bens, mas os direitos e obrigações fazem parte do patrimônio estudado pela contabilidade.
Cite alguns exemplos (pelo menos três) de elementos que compõem o patrimônio de uma empresa comercial.
Veículos para entrega de mercadorias; duplicatas a receber de clientes; salários a pagar ref. aos seus funcionários.
Para que servem as contas contábeis? Onde elas estão relacionadas?
As contas contábeis servem basicamente para o registro dos fatos que ocorrem na empresa e alteram o seu patrimônio. Por meio das contas contábeis são feitos os registros (mediante lançamentos à débito e a crédito) dos eventos que ocorrem na empresa, por exemplo aquisição de mercadorias ou mesmo pagamento de despesas. A relação das contas contábeis está no Plano de contas da empresa, sendo que cada empresa poderá ter uma relação de contas de acordo com suas operações e atividades.
Qual a diferença entre contas patrimoniais e de resultado?
Basicamente as contas patrimoniais pertencem ao Balanço Patrimonial, sendo que os seus saldos são apresentados nesta demonstração contábil, enquanto que as contas de resultado pertencem à Demonstração do Resultado do Exercício ou Demonstração do Resultado e servem para registrar as receitas e despesas ocorridas na empresa em um determinado período.
O que é o lançamento contábil?
Podemos definir o lançamento contábil como o registro contábil dos eventos que alteram o patrimônio da empresa. Este registro se dá conforme as técnicas contábeis previstas na teoria contábil e compreende os seguintes dados: Data – Conta (s) a ser debitada – Conta (s) a ser creditada – Valor – Histórico.
O que é o método das partidas dobradas?
É o método segundo o qual os lançamentos contábeis serão feitos mediante um lançamento a débito e um lançamento a crédito, com os mesmo valores ou ainda um lançamento a débito e dois ou mais lançamentos a crédito e vice versa. Assim, sempre que o contabilista efetuar um lançamento contábil deverá estar atento a igualdade dos valores lançados a debito em uma determinada conta contábil e os valores lançados a crédito. 
Qual a natureza das contas patrimoniais do Ativo? E quanto às contas que representam as Receitas?
As contas contábeis do ativo possuem natureza devedora enquanto que as contas de receita possuem natureza credora.
	Grupo de contas
	NATUREZA
	AUMENTO DO SALDO
	DIMINUIÇÃO DO SALDO
	ATIVO
	Devedora
	D
	C
	PASSIVO
	Credora
	C
	D
	DESPESA
	Devedora
	D
	C
	RECEITA
	Credora
	C
	D
	PL
	Credora
	C
	D
Qual a diferença básica entre as demonstrações contábeis Balanço Patrimonial e DRE?
O balanço patrimonial é a principal demonstração contábil, assinada pelo contador e pelo administrador da empresa e sua função é evidenciar a situação do patrimônio de uma empresa em um determinado período, sendo que serão evidenciados os valores dos elementos que compõem este patrimônio bem como sua natureza (veículos, móveis ou equipamentos)
A demonstração do Resultado do Exercício ou simplesmente Demonstração do Resultado evidencia o resultado que a empresa obteve em um determinado período, se lucro ou prejuízo. Este resultado é demonstrado por meio da confrontação das contas contábeis de receita com as contas de despesa da empresa.
O que é capital social subscrito? E capital a realizar?
Capital subscrito é o valor do capital prometido pelos sócios à empresa, pode ou não estar totalmente à disposição da empresa no momento da constituição da empresa.
Capital a realizar seria a parte do capital subscrito que ainda não está a disposição da empresa, para os casos em que os sócios subscrevem um valor de capital, mas estabelecem que uma parte deste capital será entregue posteriormente à empresa.
Nota: A parte do capital já entregue à empresa será denominada de capital integralizado ou realizado.

Outros materiais