Buscar

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EXERCÍCIO 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO – EXERCÍCIO 9
	
		1.
		AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS, CONTANTES NA NORMA REGULAMENTADORA NR 16 E SEUS ANEXOS, GARANTE QUAL ADICIONAL AO TRABALHADOR EXPOSTO?
	
	
	
	
	
	VINTE POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO
	
	
	TRINTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO MÍNIMO
	
	
	CINQUENTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE AS GRATIFICAÇÕES
	
	 
	TRINTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE
	
	
	CINQUENTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE
	
	
		2.
		Segundo a Norma Regulamentadora ¿ NR-16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos. Que condições são necessárias para caracterizar como perigosa esse operação?
	
	
	
	
	
	Qualquer condição que envolva líquidos inflamáveis, todos pegam fogo.
	
	
	Transporte em quaisquer vasilhames e a granel, inclusive para o transporte em pequenas quantidades de inflamáveis líquidos e inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	Transporte em vasilhame ou a granel em qualquer quantidade e qualquer que seja o tipo de inflamável.
	
	 
	Transporte somente a granel com quantidades superiores a 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	 
	Transporte em quaisquer vasilhames e a granel, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	
		3.
		As atividades perigosas precisam ser caracterizadas, classificadas e determinadas em cada organização. Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a resposta correta.
	
	
	
	
	
	Somente as empresas podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	
	Somente os sindicatos das categorias profissionais interessadas podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	
	Somente os funcionário e profissionais interessados podem requerer ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	 
	É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	
	
	As empresas e os sindicatos das categorias profissionais interessadas não podem requerer ao Ministério do Trabalho a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa. Essa atividade cabe somente ao órgão fiscalizador do próprio MTE.
	
	
		4.
		Dentro do contexto da Norma Regulamentadora - NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel. A exceção cabe ao transporte em pequenas quantidades, que é:
	
	
	
	
	
	O limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 200 (duzentos) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 100 (cem) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 500 (quinhentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	 
	O limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	O limite de 500 (quinhentos) litros para os inflamáveis líquidos e 200 (duzentos) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	
	
	
		5.
		A Segurança e Medicina do Trabalho preocupa-se com trabalhadores que estão em contato com inflamáveis e explosivos quando no exercício de seu ofício. Para tais trabalhadores, existe um adicional que integra o salário e que se denomina:
	
	
	
	
	
	Adicional de hora-extra
	
	
	Adicional de insalubridade
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	Adicional de risco
	
	 
	Adicional de periculosidade
	
	
	
		6.
		Diferentemente da insalubridade que possui três graus (máximo, médio ou mínimo), a periculosidade não comporta gradação de valores, portanto, as atividades são consideradas perigosas ou não-perigosas. Sobre o pagamento do adicional de periculosidade está correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	O empregado que realiza atividades e operações insalubres e perigosas deve obrigatoriamente receber somente o adicional de periculosidade.
	
	
	O empregado tem direito a este adicional, ainda que não mais esteja exposto à atividade perigosa.
	
	
	O empregado que realiza atividades e operações insalubres e perigosas deve obrigatoriamente receber ambos os adicionais de forma cumulativa.
	
	 
	O adicional representa 50% (cinqüenta por cento) sobre o salário, contando com os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
	
	 
	O adicional representa 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos 30% (trinta por cento) sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

Continue navegando