Buscar

CINEMÁTICA e CINÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CINESIOLOGIA E CINESIOTERAPIA 
RESUMO DO LIVRO: CINESIOLOGIA CLÍNICA DE BRUNNSTROM
CINEMÁTICA:
Cinesiologia: estudo do movimento.
Biomecânica: aplicação da mecânica ao Corpo humano.
Estática: corpo em repouso ou em movimento uniforme.
Dinâmica: corpos que estão em aceleração ou desaceleração.
Cinesiologia clínica: compreender as forças que atuam sobre o corpo, manipular as forças em procedimentos de tratamento.
Cinemática: ciência do movimento do corpo no espaço. A cinemática aplica o sistema de coordenadas retangulares para descrever o corpo no espaço. É subdividida em OSTEOCINEMÁTICA, que se ocupa com movimentos dos ossos e ARTROCINEMÁTICA, que trata dos movimentos que ocorrem entre superfícies articulares. 
Parte 1) OSTEOCINEMÁTICA:
O sistema de coordenadas retangulares tridimensionais é usado para descrever as relações anatômicas do corpo. 
A posição anatômica do corpo é definida como sendo a posição em pé, ereta com a cabeça, dedos dos pés e palmas das mãos para frente e com os dedos das mãos estendidos. 
Planos cardeais do corpo: plano frontal, sagital e horizontal.
FRONTAL: divide o corpo em partes da frente e trás. Os movimentos que ocorrem nesse plano são definidos como abdução e adução. Abdução: movimento do segmento, afastando-se da linha mediana. Adução: movimento aproximando-se da linha mediana. 
SAGITAL: é vertical e divide o corpo em direito e esquerdo. Os movimentos que ocorrem nesse plano são flexão e extensão. Flexão: dois segmentos aproximando-se um do outro. Extensão: dos segmentos movem-se se afastando um do outro. Se a extensão for além da posição de referência anatômica, ela é chamada de hiperextensão. 
HORIZONTAL: divide o corpo em partes superior e inferior. Rotações ocorrem nesse plano em torno do eixo e vertical. Rotação interna é uma rotação transversal orientada para a superfície anterior do corpo. Pronação: rotação interna do antebraço. Rotação externa: é na direção oposta e é orientada para a superfície posterior do corpo. Supinação: termo usado no antebraço e é o ponto de referência para a posição anatômica. 
PUNHO: movimento de abdução: frequentemente designado desvio radial e adução é chamado desvio ulnar. 
DORSIFLEXÃO: movimento do dorso do pé no sentido da tíbia.
FLEXÃO PLANTAR: movimento da planta do pé, afastando-se da tíbia. 
GONIOMETRIA: uma aplicação do sistema de coordenadas a uma articulação para medir o grau de movimento presentes em cada plano de uma articulação. 
O goniômetro representa o plano, é colocado paralelo aos dois segmentos corporais a serem medidos e com o eixo da articulação e com o eixo do goniômetro superpostos, a posição dos segmentos no plano pode ser registrada.
As amplitudes de movimento individuais normais variam com a estrutura óssea, desenvolvimento muscular, gordura corporal, integralidade ligamentar, sexo e idade. 
Quando uma articulação normal é movida passivamente para o extremo da sua amplitude de movimento, sente-se resistência. A resistência é chamada sensação final ou sensação final fisiológica. A resistência é descrita como dura, firme ou macia. 
Sensação final patológica: ocorrem em lugar diferente na amplitude de movimento ou uma sensação final que não é característica da articulação.
Sensação final vazia: denota dor com o movimento, mas ausência de resistência.
Movimentos rotatórios tem lugar em torno de um eixo fixo ou relativamente fixo.
Movimento de translação: descrever o movimento de um corpo no qual todas as suas partes movem-se na mesma direção com igual velocidade.
As articulações que se movem em um plano possuem um eixo e tem um grau de liberdade. 
Se uma articulação tiver dois eixos, os segmentos podem mover-se em dois planos, a articulação possui dois graus de liberdade de movimento. Quando são três, são três graus de liberdade.
Uma combinação de várias articulações unindo segmentos sucessivos constitui uma cadeia cinemática.
Movimento em cadeia cinemática fechada das articulações do tornozelo, joelho e quadril: sujeito se move da posição em pé para a posição sentada. Em uma cadeia cinemática aberta, o segmento distal da cadeia move-se no espaço, enquanto em uma cadeia cinemática fechada, o segmento distal está fixo e as partes proximais movem-se. 
A goniometria é uma medição clínica valiosa para descrever as posições das articulações em movimento e para registar a amplitude disponível de movimento nas articulações.
Parte 2) ARTROCINEMÁTICA:
ARTROCINEMÁTICA: ocupa-se com a movimentação das superfícies articulares em relação a direção do movimento da extremidade distal do osso. 
Movimento das superfícies articulares: quando uma articulação se move, três tipos de movimento podem ocorrer entre as duas superfícies: rolamento ou balanço, deslizamento escorregamento e rotação ou giro. 
Movimentos acessórios: as superfícies articulares podem ser movidas passivamente em poucos milímetros em movimento translatório.
A aplicação dos princípios da artrocinemática é básica para a avaliação da integridade das estruturas articulares e o uso de técnicas de mobilização articular no tratamento. 
CINÉTICA:
A cinética lida com as forças que produzem, param ou modificam o movimento dos corpos como um todo ou de segmentos individuais. 
FORÇA: 4 fontes principais de força contribuem principal interesse: gravidade, músculo, resistências aplicadas externamente, atrito. 
As força são grandezas vetoriais, as quais possuem ao mesmo tempo magnitude e direção. 
Leis de Newton do movimento: 3 leis fundamentais que governam o movimento são: I) do equilíbrio, II) da massa e aceleração, III) da ação e da reação. 
Ação e reação: para toda força de ação e reação há uma força de reação igual e oposta. Sempre que dois corpos estão em contato, eles exercem equilíbrio, a força atuando sobre o corpo é zero ou balanceada. 
Massa e aceleração: a propriedade de um corpo que resiste a alteração no movimento ou equilíbrio é definida como inércia. A aceleração e um corpo é proporcional magnitude das forças resultantes sobre ele e inversamente proporcional a massa do corpo. F = M/A. O peso é o efeito da aceleração da gravidade sobre uma massa.
A 3ª lei de Newton, da ação e reação, fornece um método para se visualizar o sistema mais complexo de forças que atuam sobre um corpo ou segmento.
Em biomecânica, os princípios de alavanca são usados para visualizar o sistema mais complexo de forças que produzem movimento rotatório do corpo. As 3 forças da alavanca mecânica são o eixo, o peso e a força. 
Torque: é o produto da força vezes a distância perpendicular, desde a sua linha de ação até o eixo do movimento. Os princípios do torque são usados pelos terapeutas para testar a força dos músculos e ao aplicar exercício restritivo manual. 
A resolução de uma força em duas forças componentes é visualizar o efeito dessas forças angulares sobre o corpo, para determinar o torque produzido pelas forças, para calcular a magnitude de forças musculares e articulares desconhecidas. 
PESO E CENTRO DE GRAVIDADE:
A linha de ação do vetor de força do peso de um corpo é sempre vertical e é localizada no centro de gravidade do corpo.
Equilíbrio estável: se o centro de gravidade de um corpo for perturbado ligeiramente e o corpo tender a retornar o centro da gravidade a sua posição anterior.
Equilíbrio instável: se o centro da gravidade não tender a retornar, mas procurar uma nova posição, o corpo cai. 
Equilíbrio neutro: quando o centro de gravidade é deslocado, ele permanece no mesmo nível. 
O grau de estabilidade de um corpo depende de 4 fatores: altura do centro de gravidade acima da base de sustentação, tamanho da base de sustentação, localização da linha de gravidade dentro da base de sustentação e peso do corpo. 
O centro de gravidade do humano adulto na posição anatômica foi determinado como ficando ligeiramente anterior a 2ª vértebra sacra. 
O centro de gravidade do corpo como um todo é a soma dos centros de gravidade dos segmentos individuais. 
Polias são usadas frequentemente em equipamento de exercício e traçãopara mudar a direção de uma força ou para aumentar ou diminuir a magnitude de uma força. 
POLIA FIXA ÚNICA: A linha de ação de uma força pode ser mudada por meio de uma polia. Essa polia fixa não fornece vantagem mecânica à força, mas apenas muda sua direção. 
POLIA MÓVEL: alguns sistemas, possuem uma polia móvel no suporte do peso, o que reduz a força de exercício à metade do peso.
POLIAS ANATÔMICAS: No corpo existem estruturas chamadas de polias porque eles possuem propriedades da polia simples. 
FATOR DE ALAVANCAGEM DOS MÚSCULOS: Quanto maior a distância perpendicular entre a linha de ação do músculo e o centro articular, maior o torque produzido pelo músuclo nessa articulação. 
AÇÕES INVERSAS DOS MÚSCULOS: articulações com grande amplitude de movimento, os músculos podem produzir ações inversas, um músculo pode ser capaz de produzir ações opostas a partir de diferentes posições na amplitude de movimento. 
Desvantagens mecânicas dos músculos: os músculos tem que gerar grandes forças para equilibrar ou superar os torques de resistências.
Forças articulares: forças ocorrem nas articulações secundariamente as forças primárias da contração muscular, gravidade, resistência externa e atrito. A compreensão das causas e resultados dessas forças articulares formam uma base importante para a fundamentação do exercício terapêutico e reabilitação física. A maioria das atividades produzem compressão das superfícies articulares. 
A compressão é facilmente apreciada nas articulações que suportam peso ao sentar, ficar de pé ou andar. Em patologias articulares, a função é perdida porque essas forças compressivas causam dor (artrite).
Pressão: os princípios de diminuição da pressão terapeuticamente são diminuir a magnitude da força, aumentar a área de aplicação, e diminuir o tempo de aplicação (órteses).

Outros materiais