Buscar

Prática Profissional Sociedade e Cultura

Prévia do material em texto

Prática Profissional - Língua Portuguesa e Produção de Texto
História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais...”
PRETTI, D. Sociolinguística: Os Níveis De Fala. São Paulo: EDUSP, 2003. P. 11.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma a outra.
Você acertou!
“... nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem: o sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros.” Livro-base, p. 19.
	
	C
	dependentes uma da outra.
	
	D
	relacionadas como causa e consequência uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.
Questão 2/10
Muitas mulheres foram enclausuradas, desprezadas, vigiadas, espancadas, perseguidas. Em contrapartida, várias reagiram às violências que sofriam. Parte da população feminina livre esteve sob o poder dos homens, outra parte rompeu uniões indesejáveis e tornou-se senhora do próprio destino. As práticas consideradas "mágicas" foram uma das maneiras pelas quais as mulheres enfrentaram as contrariedades do cotidiano. Chegaram até mesmo a causar temor entre os homens. Acreditava-se que as "feiticeiras" tinham o poder de "cura" ou o poder sobre o amor e a fertilidade masculina e feminina, através de "poções mágicas". 
 
 MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 239. 
 
O texto acima dá conta de um processo histórico de reação feminina  à misoginia, ou seja, um desprezo ou mesmo uma aversão pelo feminino vigente nas sociedades patriarcais.  Com relação à situação das mulheres nas sociedades colonial e imperial é possível concluir que:
	
	A
	as mulheres ocupavam o centro decisório das famílias, mesmo que homens praticassem atos violentos contra elas, ferindo o estabelecido pela lei. 
	
	B
	o modelo de família patriarcal, apesar de dominante, era muitas vezes   subvertido por vários procedimentos adotados pelas mulheres. 
Você acertou!
Não obstante, excetuados os casos nos quais a mulher desempenhava o papel de patriarca, de modo geral, ela, era no contexto da dominação patriarcal, subordinada  ao pai. P.22. É apenas no limiar do século XX que há uma redefinição dos papeis do homem e da mulher e que esta passa a obter novas funções.
	
	C
	o rompimento de uma relação matrimonial por parte da mulher era considerado um ato de feitiçaria, passível de punição pela Inquisição católica. 
	
	D
	as mulheres tinham poder de decisão quanto ao número de filhos, satisfazendo, assim, o modelo feminino característico da sociedade patriarcal
	
	E
	Inspiradas pela Princesa Izabel, as mulheres assumiram cargos políticos importantes na monarquia brasileira.
Questão 3/10
Leia o excerto abaixo:
 
Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888.
Declara extinta a escravidão no Brasil.
A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. PedroII, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:
Art. 1º É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Manda, portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.
O Secretário de Estado dos Negócios d'Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.
LEI ÁUREA disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/integra-do-texto-lei-aurea.htm Acesso em: 10/02/2015
 
Excerto acima corresponde ao texto da Lei Áurea que revogou a escravidão em nosso país. Sobre a situação dos recém libertos assinale a única alternativa correta: 
	
	A
	Após a abolição os ex-escravos tiveram todas as suas garantias assegurados pelo Estado, tendo sido, inclusive, indenizados pelo estado.
	
	B
	A maioria ocupou  seus espaços nos centros urbanos  desempenhando papéis políticos importantes na escala social.  pessoas importantes.
	
	C
	Os chamados escravos de ganho, depois de livres, se viram obrigados a continuar prestando os mesmos serviços e disputando espaço com os novos imigrantes que chegavam ao Brasil.
Você acertou!
O trabalho dos escravos que vendiam peixes, vassouras, frutas e que pagavam um valor fixo passou a competir com o trabalho de imigrantes de origem europeia. P. 118
	
	D
	Fundaram grandes casas comerciais empregando imigrantes portugueses como caixeiros. 
	
	E
	Retornaram em peso para a África deixando um vazio demográfico no Brasil de fins do século XIX.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino tradicional da escrita faz com que as crianças restrinjam seus escritos às tarefas escolares: frases vazias de significado com a única função de fazer com que eles assimilem esta ou aquela letra.”
PERROTA, C. et al. Histórias de contar e de escrever: a linguagem no cotidiano. São Paulo: Summus Editorial, 1994. P. 46.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, para que um texto apresente coesão é necessário que:
	
	A
	não apresente problemas de ortografia.
	
	B
	apresente precisão gramatical.
	
	C
	as informações que o texto traz estejam claras e objetivas.
	
	D
	as palavras e frases que compõem o texto estejam conectadas de forma linear.
Você acertou!
“Coesão, segundo Koch, diz respeito ao ‘modo como os componentes da superfície textual – isto é, as palavras e as frases que compõem um texto – encontram-se conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical’.” Livro-base, p.77.
	
	E
	o leitor possa inferir facilmente a intenção do autor.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] todos os falantes, mesmo quando se acreditam monolíngues (que não conhecem “línguas estrangeiras”), são sempre mais ou menos plurilíngues, possuem um leque de competências que se estendem entre formas vernaculares e formas veiculares, mas no quadro de um mesmo conjunto de regras linguísticas.”
CALVET, L-J. Sociolinguística: uma introdução crítica. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. P. 114.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, são fatores textuais de ordem interna:
	
	A
	informatividade e situacionalidade.
	
	B
	coesão e intertextualidade.
	
	C
	coesão e coerência.
Você acertou!
“O segundo grupo, por sua vez, é constituído por dois fatores: a coesão e a coerência [...] o segundo grupo, de ordem interna, relacionado à organização das partes do texto.” Livro-base, p. 69.
	
	D
	coerência e intencionalidade.
	
	E
	aceitabilidade e informatividade.
Questão 6/10
“É papel da escola, portanto, facilitar a ampliação da competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes apropriarem-se dos recursos comunicativos necessários para se desempenharem bem, e com segurança, nas mais distintas tarefas linguísticas.”
BORTONI-RICARDO, S.M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. P. 74.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a escrita é utilizada de forma significativa quando ocorre:
	
	A
	com o intuito de dizer algo a alguém.
Você acertou!
“Os alunos têm desenvolvido, devido a uma necessidade de cumprir tarefa escolar, apenas a habilidade de preenchimento de folha em branco. Na verdade, nunca aprenderam a utilizar a escrita de forma significativa, ou seja, como intuito de dizer algo a alguém.” Livro-base, p. 59.
	
	B
	de acordo com modelos canonizados.
	
	C
	com o escritor sendo capaz de grafar corretamente as palavras.
	
	D
	visando a precisão gramatical.
	
	E
	através da utilização de conceitos formais e complexos da gramática normativa.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa. Assim, quando se fala em Língua Portuguesa, está se falando de uma unidade que se constitui de muitas variedades.”
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quatro ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a gramática normativa torna-se ineficaz para o aprendizado da norma-padrão porque:
	
	A
	mostra-se incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
	
	B
	leva em consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos gramaticais.
	
	C
	reproduz de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
	
	D
	falha ao não descrever conceitos sintáticos e morfológicos.
	
	E
	prioriza os conceitos gramaticais, em detrimento do uso real da língua.
Você acertou!
“O aprendizado de nomenclaturas gramaticais, tais como a classificação morfológica das palavras e a definição de conceitos sintáticos, não torna ninguém proficiente usuário da norma-padrão. Uma coisa é aprender a língua em uso, outra é aprender conceitos gramaticais.” Livro-base, p.43.
Questão 8/10
"É assim, extremamente simples, a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se, em suma, a duas classes: de um lado, os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres." 
PRADO JUNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil - Colônia e Império. SP: Brasiliense, 1988, p. 28/29. 
 
O trecho acima se refere à sociedade colonial brasileira, estruturada em função da economia agroexportadora. A respeito desse período, pode-se afirmar que o(a): 
	
	A
	prestígio e o poder dos proprietários rurais diminuíram, em virtude da pressão exercida pela massa escrava alforriada no século XVI.
	
	B
	esgotamento dos veios auríferos e de diamantes contribuiu para o declínio da escravidão e o aumento da corrente migratória europeia para a região. 
	
	C
	a sociedade se democratizou, pela ação de uma classe média forte e politizada. 
	
	D
	a sociedade se tornou mais complexa, com o surgimento de novos grupos sociais.
Nesse contexto agroexportador se consolidou a família patriarcal, que além do poder privado se expandiu para um poder político.
(Comentário: A família patriarcal se expandiu para além das casas patriarcais e institucionalizou um determinado tipo de dominação política baseada no patrimônio e na tradição familiar do dominante... p. 18)
	
	E
	A extinção do indígena na Amazônia ocorreu de forma natural e involuntária e teve  pouco haver com a economia agroexportadora.
Questão 9/10
Um dos grandes debates na historiografia brasileira refere-se à família patriarcal e ao papel desempenhado por essa instituição não apenas na esfera doméstica, mas também na definição territorial nacional, no padrão das relações de dominação e na identidade cultural brasileira.
MOREIRA, Claudia Regina B. S.; MEUCCI, Simone. História do Brasil. Sociedade e Cultura. Curitiba: IBPEX, 2011. p.14
O excerto acima relaciona-se à  temática da família patriarcal.  Este modelo esteve vigente durante séculos na história do Brasil, sobretudo, no período colonial. Sobre este assunto , assinale a alternativa correta:
	
	A
	A família patriarcal caracteriza-se por ter como figura central o patriarca, ou seja, o “pai” que é simultaneamente chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce.
Com efeito, a família patriarcal ultrapassa os laços sanguíneos e constitui um complexo e amplo sistema de relações entre cônjuges, filhos, parentes, protegidos, afilhados e subordinados que mantêm relações de reciprocidade, autoridade, e subordinação geridas de dentro de uma unidade doméstica que era também unidade de produção agrícola [...] Idealmente o poder do patriarca é exercido por homens. p.15)
	
	B
	A família patriarcal caracteriza-se pela figura central do patriarca, o “pai”, que tem um papel de conselheiro, este pode ser escolhido de outras classes ou famílias, de acordo com a sua idade e posição social.
	
	C
	A família patriarcal caracteriza-se por ter como figura central os patriarcas, ou seja, o “pai” e a “mãe” que são simultaneamente chefes do clã (dos parentes com laços de sangue) e administradores de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce.
	
	D
	A família patriarcal caracteriza-se pela figura masculina, em que qualquer homem da família, sendo eleito pela mesma, tem o papel de chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce.
	
	E
	A família patriarcal caracteriza-se por um modelo bastante presente atualmente no Brasil, em que a pessoa mais velha da família, tanto homem, quanto mulher, assume o papel central e de administrador.
Questão 10/10
A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche.  (SEVCENKO, N. (Org). História da Vida Privada no Brasil 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.)
 excerto acima trata da televisão. Esta  , a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Com relação ao papel da televisão no período pós 1950 é correto dizer que:
	
	A
	amplificou os discursos nacionalistas e autoritários durante o governo Vargas.
	
	B
	a popularização da televisão coincidiu  com um período de transição democrática  política do Brasil;
Você acertou!
Essa popularização coincidiu com a abertura democrática do país. A televisão foi, com efeito, personagem importante nos embates políticos da época. P.51)
	
	C
	Foi desativada em nosso país pelos militares que esolheram o rádio como principal meio de comunicação.  
	
	D
	apoiou, no governo  imperial , as iniciativas de fechamento do parlamento.
	
	E
	corroborou a construção de obras faraônicas durante  a chamada rep

Continue navegando