Buscar

Filtração - Relatório de Aula Prática

Prévia do material em texto

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE BIOMEDICINA
BÁRBARA VERENA DIAS GALVÃO
FILTRAÇÃO
Belém-PA
2013
BÁRBARA VERENA DIAS GALVÃO
FILTRAÇÃO
Trabalho avaliativo requisitado pela professora Danila, na disciplina de Química Geral e Inorgânica, para a obtenção parcial de nota referente ao 2° NPC da turma BS01MA no curso de biomedicina da FIBRA.
FILTRAÇÃO
OBJETIVO
Fazer uma reação seguida de uma filtração para ter uma separação.
INTRODUÇÃO
Filtração é um processo mecânico que serve para desdobrar misturas heterogêneas de um sólido disperso em um líquido ou em um gás.
Em laboratório, a filtração mais simples é feita com um funil do tipo comum, em geral de vidro, no qual é colocada uma folha de papel de filtro convenientemente dobrada.
MATERIAIS E REAGENTES
Luvas
Béquer de 50 ml
Bastão de vidro
Erlenmeyer de 125 ml
Funil de vidro
Suporte Universal
Pisseta com água destilada
Proveta
Papel de filtro
Solução de PbI2
Solução de KNO3
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1° passo: Como auxílio do bastão de vidro, mediu-se 20 ml de PbI2 na proveta e transferiu-se para o béquer.
2° passo: Como auxílio do bastão de vidro, mediu-se 20 ml de KNO3 na proveta e transferiu-se para o béquer. Com a reação, observamos a mudança na coloração da solução, que adquiriu uma cor amarela, provinda do iodeto de chumbo.
3° passo: Obtivemos uma solução bifásica, e para separar a parte solúvel da parte insolúvel, fizemos um processo de filtração, utilizando uma folha de papel de filtro, como mostrado na imagem abaixo.
4° passo: Observamos que a parte insolúvel ficou depositada no papel de filtro, e a parte solúvel foi filtrada para o erlenmeyer.
5° passo: Após o processo ser finalizado, o papel de filtro e a solução foram devidamente descartados e os materiais lavados.
CONCLUSÃO
As misturas podem ser separadas por diferentes métodos de separação de misturas. Ao se escolher o método de separação, deve-se considerar o estado físico dos constituintes da mistura o número de fase da mistura e as propriedades das substâncias que compõem a mistura. Na prática em questão, separamos o sistema utilizando um processo físico. A prática foi totalmente produtiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FELTRE, R. Química, Volume 1, 6ª edição. São Paulo: Moderna, 2004.

Continue navegando