Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - GESTÃO AMBIENTAL - CAPÍTULO VII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 
GESTÂO AMBIENTAL - CAPÍTULO VII
O que é a rotulagem ambiental?
Rotulagem ambiental são rótulos ambientais considerados selos "verdes" que tem como objetivo informar a respeito dos impactos ambientais dos produtos ou serviços no qual o selo acompanha. Este selo pode vim em forma de bula, manual ou em forma de símbolo impresso.
Esses rótulos ambientais estão sendo cada vez mais procurados, tanto por parte da empresa em tê-los quanto dos consumidores em comprarem produtos e serviços que o possuam. Esta procura acaba agregando valor competitivo as mercadorias consideradas "verdes".
Como podem ser classificados os programas de rotulagem de acordo com a entidade certificadora? 
Os programas de rotulagem são classificados de acordo com a entidade certificadora em três partes:
- Programa de primeira parte: são os programas que são gerenciados por instituições beneficiadas pela rotulagem, ou seja, são instituições envolvidas na produção, no transporte ou na comercialização do produto em questão.
- Programa de segunda parte: são programas onde as instituições emissoras do rótulo não estão diretamente ligadas na cadeia produtiva da mercadoria. Sendo assim na maioria dos casos a organização comercial emissora uma associação comercial, interessada em divulgar o desempenho ecológico do setor no qual a empresa se enquadra.
- Programa de terceira parte: são onde as instituições produtoras são submetidas a uma análise de uma entidade independente emissora do selo, sendo essencial não ter vínculos com o projeto avaliado, para garantir a imparcialidade da análise.
Quais são os três tipos de rótulo ambiental? 
Rótulos tipo I: são definidos pela norma ISO 14024, onde para merecer este selo, a empresa precisa cumprir alguns critérios relacionados ao ciclo de vida do produto. Sendo necessário provar que todas as etapas da cadeia produtiva estão de acordo com os requisitos ecologicamente corretos.
Rótulos tipo II: são definidos pela norma ISO 14021, considerados autodeclarações, pois não possuem avaliações independentes. Desta forma os próprios produtores, distribuidores e comerciantes decidem conceder o selo.
Rótulos tipo III: são definidos pela norma ISO 14025, estes rótulos tem a finalidade de divulgar dados ambientais do produto, inclusive a avaliação do seu ciclo de vida. Porém não é necessário que a empresa cumpra metas para garantir este tipo de selo, desta forma ele é concedido independente de seu desempenho ambiental. Tem como objetivo apenas facilitar a comparação entre os produtos, de maneira que o consumidor escolha as ecologicamente corretas.
O que é a análise do ciclo de vida (ACV) do produto? 
Análise do ciclo de vida, também conhecido como a sigla ACV, é um estudo sobre os aspectos ambientais do produto , onde é levado em conta todas as etapas, desde a extração da matéria-prima, até a disposição final como o descarte.
Quais são as cinco etapas que compõem o ciclo de vida do produto?
O ciclo de vida do produto está dividida em 5 etapas sendo elas a obtenção dos recursos naturais, transformação da matéria-prima em produto, transporte da mercadoria, consumo e o descarte.
Segundo a norma ISO, quais são os quatro componentes da ACV? 
De acordo com a norma ISSO, a análise do ciclo de vida tem como componentes 4 itens que são: definição de objetivos e âmbito, análise de inventário, análise de impacto e interpretação dos resultados
Qual é a importância das normas ISO para a ACV e os processos de rotulagem ambiental? 
As normas ISSO tem importância para a ACV e para os processos de rotulagem ambiental no sentido de padronizar os selos e a avaliação dos ciclos de vida, de maneira que evite o surgimento de obstáculos comercias. Esta importância surgiu porque foi notado a falta de padronização dos processos de rotulagem e diferente métodos de avaliação da AVC, o que gerou barreiras para o comércio internacional.

Continue navegando