Buscar

(x) EAMBAN 2013.1 - SOCIEDADE DE CONSUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Eng. Ambiental e Sanitária. Sala:3002
Aluno: Camila Reis Caldas. Matrícula:131004249
Matéria: EAMBAN - Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
SOCIEDADE DE CONSUMO.
Com base no exposto em aula, comente e exemplifique os textos abaixo:
O ideário desenvolvimentista supõe que o desenvolvimento tecnológico tem uma dimensão positiva e que a própria tecnologia será capaz de corrigir infinitamente o desequilíbrio criado pela atividade humana (MILANI, 1998). 
Analisando o texto concluo que discordo desta afirmação de Milani, pois por mais que o desenvolvimento tecnológico tenha uma dimensão positiva para nós seres humanos quanto a desenvolvimento, ela tem uma dimensão inversa para o meio ambiente causando um desequilíbrio no mesmo. E apesar de toda a tecnologia e estudos sendo utilizado na intenção de diminuir os impactos da progressiva degradação do meio ambiente pela atividade humana o desequilíbrio ainda permanece, desta maneira a tecnologia não pode ser vista, pelo menos até o momento, capaz de corrigir infinitamente o desequilíbrio. Como exemplo disto existem os problemas ambientais de nível mundial como mudanças climáticas, buraco na camada de ozônio, espécies ameaçadas, super exploração de recursos naturais, entre outros.
 A urbanização ocasionada pelo êxodo rural e influenciado pela industrialização, propiciou o adensamento de problemas ambientais pertinentes as grandes metrópoles, dentre os quais: poluição atmosférica, enchentes, impermeabilização do solo, falta de saneamento básico (água, esgoto e coleta de lixo e outros). 
O êxodo rural, que é um fenômeno caracterizado pelo deslocamento de uma população da zona rural em direção às cidades, influenciado pela industrialização na idealização de uma vida melhor através da força do trabalho como proletariados em chãos de fábricas, ocasionou um aumento demográfico que fomentou problemas ambientais já existentes nas grandes metrópoles. Esses problemas ambientais são por exemplo a poluição atmosférica gerada pelas industrias, pois com o aumento de empregados maior é a produção gerando assim mais gases poluentes, outro exemplo é a impermeabilização do solo que é a perda de capacidade de absorção de água pelo solo, onde geralmente acontece pelos asfaltamentos, calçamentos e ruas que foi trazido junto com o desenvolvimento de cidades para abrigar cada vez mais pessoas, e entre outros exemplos.

Continue navegando