Buscar

Composição das células - Tecido sanguíneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Conjuntivo Sanguíneo
Composição das células sanguíneas:
Supõe-se que existem de 10 a 100 milhões de organismos vivos diferentes no mundo, portanto a variedade de células existentes ainda é desconhecida. Porém, sabemos que estas células podem ser muito diferentes umas das outras, variando significativamente de tamanho, formas, funções, necessidades químicas e atividades. Sendo algumas extremamente simples enquanto outas muito complexas.
Apesar de toda a diversidade de células encontradas nos organismos vivos, há uma química similar, em que todas têm as mesmas moléculas para desempenhar as funções mais básicas.
 Dentro de cada célula as instruções de DNA são lidas, ou transcritas por um grupo de moléculas feitos de RNA, em um novo processo químico são traduzidas para direcionar a síntese de uma variedade enorme de moléculas que determinam o comportamento da célula.	
Os responsáveis por fornecer as informações determinantes para a formação de cada célula são os genes. Estes são uma biblioteca de informações necessárias para originar todas as células a partir de uma única célula.
O sangue por sua vez, possui três principais grupos: 
Leucócitos ou Glóbulos Brancos – (6 a 10 x 103 por mm3) são classificados em granulócitos (contendo grânulos citoplasmáticos primários, e específicos ou secundários) ou agranulócitos (contendo apenas grânulos primários). Em resposta a um estímulo apropriado, os leucócitos podem sair da circulação sanguínea e entrar no tecido conjuntivo através do mecanismo de endereçamento.
Granulócitos - Células que possuem um núcleo multilobulado e medem 12 a 15 µm de diâmetro e três tipos de granulócitos podem ser diferenciados pelos seus grânulos citoplasmáticos:
Neutrófilos: possuem um núcleo lobulado, citoplasma que contém grânulos primários e secundários.
Eosinófilos: os eosinófilos possuem um núcleo bilobulado característico, estas são a primeira linha de defesa contra parasitas.
Basófilos: contêm grandes grânulos citoplasmáticos que obscurecem o núcleo bilobulado, têm papel importante na resposta imunológica imediata e tardia.
Plaquetas – As plaquetas são pequenos fragmentos citoplasmáticos (2 a 4 µm) derivados dos megacariócitos controlados pela trombopoietina, hormônio glicoproteico produzido no rim e no fígado. Os megacariócitos desenvolvem pró-plaquetas, que posteriormente se fragmentam tornando-se plaquetas. A região central da plaqueta, o granulômero, contém mitocôndrias, retículo endoplasmático granular, o complexo de Golgi e grânulos. A periferia da plaqueta, o hialômero, contém microtúbulos e microfilamentos que regulam o formato e o movimento da plaqueta.
As plaquetas participam da coagulação sanguínea e ajudam a prevenir sangramento de vasos sanguíneos lesados.
Hemácias – As hemácias ou eritrócitos, são principais transportadoras de oxigênio e dióxido de carbono e são exclusivas do sistema circulatório. 
São células anucleadas com formato bicôncavo que medem 7,8 µm de diâmetro, não possuindo organelas, são compostas apenas por uma membrana plasmática, hemoglobinas e enzimas glicoliticas. As hemácias possuem tempo útil de 120 dias sendo então degradadas no baço. 
Plasma – O plasma é a parte líquida que contém sais e compostos orgânicos como: aminoácidos, lipídios, vitaminas, proteínas e hormônios.
Referências: KIERSZENBAUM, A. L. Histologia e Biologia Celular: Uma Introdução à Patologia. Rio de Janeiro - Brasil: Elsevier Editora Ltda., 2008. 677 p.

Outros materiais