Buscar

Cultura Corporal e Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA	
Exercício: CEL0355_EX_A7_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 03/10/2015 16:19:00 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201402149124)A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim:
 Certo	Favorece a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade.
 2a Questão (Ref.: 201402630880)Os objetivos de uma aula que tem como título "A cultura corporal na dinâmica escolar fazendo a diferença social na vida cotidiana", deve favorecer uma reflexão crítica sobre as necessidades básicas do desenvolvimento humano (sono, higiene, alimentação...) e as implicações práticas do exercício da sua vida cotidiana (na comunicação, nas brincadeiras, nos estudos...). 
 I. Identificar práticas da Educação Física Escolar como prática da cultura corporal.
 II. Relacionar a cultura corporal e a dinâmica escolar cidadã.
 III. Pontuar conteúdos básicos da Educação Física Escolar para a prática na vida cotidiana.
 IV- Explicitar as circunstâncias gerais de estabelecimento da sociedade capitalista que, na busca por sua perpetuação, vale-se de elementos para a intensificação da alienação humana, em detrimento da sua emancipação.
 Assinale a alternativa correta.
 Certo	As Alternativas I, II e III estão corretas.
3a Questão (Ref.: 201402635446)As escolas são consideradas lugares de intercruzamento de culturas, entre elas, a cultura da escola. Essa última sintetiza os sentidos que as pessoas dão às coisas, gerando um padrão coletivo de pensar, perceber e agir nesse ambiente. No que se refere à cultura escolar, assinale a opção correta
 Certo	Para se enxergar a escola, nos sentidos amplo e metafórico, é preciso captar os significados, os valores, os modos de convivência, as formas de agir e de resolver problemas adotados por essa escola.
 4a Questão (Ref.: 201402637289)Desde o nascimento, o ser humano como sujeito histórico busca, de alguma forma e em movimento, construir a sua própria "arte de viver em Paz" (WEIL, 1993), de transformar o desconhecido em conhecido; de repensar o diferente com a possibilidade de crescimento e aprendizagem a partir da compreensão dos limites e das possibilidades; e de recriar sua cultura humana. Assim sendo, O conhecimento origina-se da experiência.
Logo, as diferentes práticas corporais vividas pelos sujeitos nas mais diversas e complexas manifestações culturais vão se definir como facilitadoras ou de entraves nos movimentos de assimilação, de acomodação e de adaptação do humano.
Porque, O ser humano vive num universo de representações socioculturais, que na valorização dos opostos e das divergências compõem uma variada combinação de influências, que estão presentes nos ambientes educativos da sua vida cotidiana: seus hábitos sociais, adequação do uso do conhecimento, práticas culturais...
 Marque a Afirmativa Correta:
 Certo	As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
 5a Questão (Ref.: 201402682126)Daólio (1995) afirma que o corpo é uma síntese da cultura, porque expressa elementos específicos da sociedade da qual faz parte. O homem, através do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais. Ao associarmos a concepção de Daólio á teoria do professor João Batista Freire (2010), em seu livro Educação de corpo inteiro: teoria e prática de Educação Física, em que este afirma que o desenvolvimento da motricidade está diretamente associado à cultura em que um indivíduo está inserido, concluímos que a aprendizagem de atividades corporais precisa ser significativa para o educando e que os conteúdos nas aulas de educação física devem contribuir com a formação da cidadania.
Partindo desses pressupostos assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas abaixo e escolha a resposta certa:
(___) O homem está dotado de uma orientação e de uma capacidade de intercâmbio com o mundo, e toda sua motricidade é uma procura intencional do mundo que o rodeia.
(___) O que está faltando, numa concepção de Educação Física que privilegie, acima de tudo o humano, é ver além do percebido: é enxergar o movimento carregado de intenções, de sentimentos, de inteligência, de erotismo.
(___) Uma prática de Educação Física humanista, privilegia heranças militaristas, isto é, preparar as crianças para campeonatos esportivos competitivos onde a prática baseia-se em quem comanda e o que obedece.
(___) Uma Educação Física significativa valoriza a atividade cultural da própria criança, por exemplo, um brinquedo ou jogo, para desenvolver movimentos considerados básicos.
(___) A Educação Física precisa desenvolver atividades repetitivas para desenvolver as habilidades motoras, fazendo com que o aluno seja um reprodutor de movimentos.
 Certo	V V F V F
 6a Questão (Ref.: 201402633924)Leia a afirmação abaixo e assinale a alternativa correta:
O estudo e a compreensão da cultura corporal na Educação Física pretende incentivar os profissionais da área a:
 Certo	fazer com que os alunos estejam atentos e abertos a reflexões sobre questões que envolvam o corpo, não fragmentado, mas sim na sua totalidade.

Outros materiais