Manual do Fluidsim
8 pág.

Manual do Fluidsim


DisciplinaProgama de Prática Profissional8 materiais130 seguidores
Pré-visualização1 página
Aula1 \u2013 Desenhando o circuito
O FluidSIM é o mais poderoso software de desenho e simulação de Circuitos Pneumáticos, Hidráulicos e Comandos Elétricos disponível no mercado mundial.
O programa tem uma interface intuitiva e conta com uma biblioteca com símbolos normalizados, ilustrações e fotos dos componentes, além de demonstrar os valores das principais variáveis envolvidas, tais como: pressão, vazão, posição, velocidade, etc.
1. Na figura ao lado temos o menu principal do FluidSIM.
2. A barra de ferramentas está mostrada na figura ao lado.
3. No menu principal clique em Arquivo e a seguir em Novo. A janela de trabalho é aberta.
4. Clique em Inserir e a seguir escolha o componente desejado. Se desejar você pode procurar um componente acionado à tecla <F3>. 
5. Clique em Inserir>> Componentes Pneumáticos >> Atuadores >> Cilindro de dupla ação.
6. Clique com o botão esquerdo do mouse para posicionar o componente na área de trabalho. Para arrastar o objeto basta clicar e segurar o botão esquerdo do mouse
7. Para alterar as propriedades do componente basta clicar com o botão direito do mouse e a seguir em Propriedades. Digite nos campos os valores previamente estabelecidos no projeto.
8. Clique em Inserir>> Componentes Pneumáticos >> Válvulas direcionais configuráves e a seguir Válvula de 4/n vias
9. Clique em Inserir>> Componentes Pneumáticos >> Acionamento Mecânico >> Válvula de 3/2 vias com botão de acionamento, normalmente fechada.
10. Clique em Inserir >> Componentes Pneumáticos >> Acionamento Mecânico >> Válvula de rolete 3/2 vias, normalmente fechada.
11. Clique em Inserir>> Componentes Pneumáticos >> Elementos de alimentação >> Unidade de conservação de ar, representação simplificada.
12. Os componentes deverão estar dispostos na área de trabalho como mostrado ao lado.
13. Dê um duplo clique sobre o símbolo da válvula de 4/n vias, abre-se a janela Configurar válvula direcional. Nos campos Acionamento à esquerda e Acionamento à direita selecione a linha pontilhada no item Pneumático/Elétrico.
14. Depois de inserir e configurar os componentes é necessário ligar as conexões.
Posicione o cursor do mouse sobre uma das conexões do cilindro que aparece na cor verde.
Sobre a conexão, clique e arraste com o botão esquerdo do mouse até a conexão 4 da válvula principal, e solte o botão do mouse.
A linha de conexão é criada automaticamente
15. Ligue as conexões conforme as etapas da figura ao lado.
16. Posicione o cursor sobre a linha verde conforme a figura ao lado e dê um duplo clique. Na janela que se abre altere o tipo de linha para Linha de controle e clique em OK.
17. Repita o procedimento para 
outra linha de pressão conforme figura ao lado.
18. Para o circuito funcionar é necessário inserir a alimentação do ar comprimido. Clique em Inserir >> Componentes Pneumáticos >> Elementos de alimentação >> Alimentação de ar comprimido.
19. Ligue a Alimentação de ar comprimido à Unidade de conservação de ar. Vide figura ao lado.
20. O diagrama esquemático do circuito está representado ao lado.
21. Clique em Arquivo >> Salvar como, e nomeie o arquivo como 
\u201ccircuito_exemplo.ct\u201d se estiver trabalhando com a versão paga.Para usuários da versão demo, não salvar e continuar os passos descritos na aula 2.