Buscar

Uma proposta metodológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Maranhão
Metodologia no Trabalho Cientifico
Atividade do texto “Fazer Universidade: Uma proposta metodológica”
O que é leitura segundo o texto?
Leitura é o exercício constante, reflexivo e critico da capacidade que nos é inerente de ouvir e entender o que nos diz à realidade que nos cerca e da qual também somos parte integrante. É o exercício de captação, através dos mais variados símbolos, sinais e manifestações, da informação, conteúdo e mensagem que os outros nos transmitem sobre a realidade, tanto nossa quanto deles. É o exercício do intercâmbio entre as informações recebidas. É o exercício da capacidade de formar nossa própria visão e explicação sobre os problemas que enfrentamos e que se constituem, para nós, em constante provocação no sentido de lhes oferecer respostas e soluções adequadas.
O que o texto conclui sobre a leitura e sua relação com a Sociedade Brasileira?
Conclui-se que o conteúdo de nossas leituras é alienante, situado propositalmente por fora da realidade, com o objetivo implícito de servir de instrumento de manipulação dos que o recebem e aceitam, a serviço dos que o impõem.
A quem era permitido ler no Brasil Colonial?
Embora revestida de outras circunstâncias, a realidade da leitura do Brasil Colônia. Uns poucos leem e têm reconhecido efetivamente seu direito de ler. Aos outros é usurpado este mesmo direito, tanto no atinente à leitura direta da própria realidade, quanto no que se refere ao direito de se informar sobre a leitura por outros feita sobre o mundo e os homens.

Outros materiais