Buscar

auto hipnose em palavras simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INDUÇÃO PARA ENTRAR EM AUTO-HIPNOSE
Feche os seus olhos e ao fechá-los você pode olhar para cima e para trás, como se você quisesse olhar atrás de sua cabeça, alongando os músculos oculares. Isto faz alguns movimentos nos olhos, como pequenas tremidas... Você sente essas tremidas?
(Quando a pessoa responde que sim, eu continuo...)
Já que você sente as tremidas, então você pode relaxar os seus olhos. Você já está em transe... e você pode mantê-lo... sentindo a sua respiração. Você pode ir sentindo... a sua respiração em todos os detalhes, sem mudar, e sinta como você está respirando naturalmente neste momento... Sinta o ar que passa através de seu nariz... entrando e saindo... sinta como o seu peito se move com cada respiração... e também a sua barriga... Sobe, desce, e enquanto que você vai... entrando mais e mais para dentro... podem começar a aparecer sensações diferentes, que são normais no estado de transe. Pode ser que, neste momento, você possa observar como seu corpo... em que partes do seu corpo você sente mais peso ou mais leveza. Preste atenção! Você já se deu conta de que parte... ou que partes... de seu corpo estão pesadas? 
(Se a pessoa responde que sim, continuo.)
Às vezes, sentimos esta parte do corpo tão pesada que dá a impressão de que se afunda onde se está assentado, às vezes, se perde a sensação de onde termina a mão e onde começa a coxa, é como se fossem a mesma coisa. Você já se deu conta de que parte de seu corpo você sente que está mais leve, como se estivesse flutuando?
(Quando a pessoa responde que sim, eu continuo.)
As vezes, parece que não tem esta parte do corpo. Quando uma mão, um braço... ou um pé... ficam muito leves, podem começar a flutuar... a subir por si mesmos... com movimentos inconscientes que são como tremorezinhos. Você pode senti-los... E isso também é normal... Tudo isto pode se dar em estado de transe, como em um sonho. Algumas pessoas sentem alguma parte do corpo mais fria ou mais quente, ou sentem vibrações internas, como energia que flui em forma de ondas... Ou podem sentir que alguma parte do seu corpo esta maior ou menor. São mudanças que aparecem no transe e que são normais. Você já se deu conta do que você sente? Você pode me falar o que você sente?
(Repito as palavras da pessoa e continuo.)
São os sinais de que seu corpo está em transe. A próxima vez que você fizer este exercício, provavelmente essas sensações podem aparecer, e ainda podem aparecer outros sinais. ... (Tirar do transe.)
Para sair do transe, basta fazer movimentos voluntários.
 Pode, por exemplo, esticar-se um pouco, mexer os dedos, abrir os olhos, ou se você os sente muito pesados, simplesmente mudar o ritmo de sua respiração e dê a você 2 a 3 minutos para recuperar a normalidade em suas sensações. 
INDICAÇÕES:
Treinar pessoas em auto-hipnose
Para controle da dor
ATENÇÃO:
É importante acompanhar a pessoa, descobrindo quais são as sensações da pessoa para falar elas no próximo transe e, também, para reconhecer o momento de sugerir ao corpo para eliminar a dor ou tensão.
Bibliografia:
ROBLES, Teresa CONCERTO PARA QUATRO CÉREBROS EM PSICOTERAPIA

Outros materiais