Buscar

drenagem linfática na abdominoplastia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DRENAGEM LINFÁTICA NO 
PÓS-OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA
METODOLOGIA 
 	Revisão bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa.
JUSTIFICATIVA 
	A grande procura de cirurgias plásticas tanto estéticos quanto clínicos.
OBJETIVO 
	Esclarecer a importância e benefícios da drenagem linfática manual no pós operatório da abdominoplastia.
INTRODUÇÃO
Sistema Linfático
Drenagem linfática
Abdominoplastia
Pita et al.(2007) assinalam que a DLM é um tipo muito especializado de massagem como uma parte importante do tratamento do linfedema. Para ser eficaz no tratamento do linfedema, é importante utilizar a técnica correta.
Para Jacques (s.d.), a Drenagem linfática manual difere da massagem comum, é muito delicada e tem como objetivo incentivar a circulação linfática, longe das áreas inchadas.
DESENVOLVIMENTO
A DLM é uma técnica massoterapêutica específica, cuja ação principal é sobre o sistema linfático.
A cirurgia de abdominoplastia causa um rompimento importante de vasos, ocasionando a obstrução da circulação linfática superficial e, às vezes, a profunda também fica comprometida, resultando em edema.
A DLM é uma técnica de massagem que pode ser aplicada manualmente em tratamento pós-operatório de cirurgia estética e reparadora e visa à eliminação das toxinas do corpo através da estimulação da circulação linfática. (JANNYLE e DAYANA 2006) 
DESENVOLVIMENTO
Benefícios no pré-operatório:
melhorar a circulação sanguínea e linfática, pois são vitais para o reparo tecidual;
melhorar penetração de produtos nutritivos e hidratantes para preparo da pele para a cirurgia;
produzir relaxamento físico para aliviar ansiedade e tensão;
auxiliar na prevenção de fibroses, seromas e outras complicações.
DESENVOLVIMENTO
Benefícios no pós-operatório:
alívio da dor;
alívio do edema e equimoses;
auxílios necessários para reparação tecidual;
prevenir formação de aderências;
auxiliar no fluxo normal de sg e linfa;
auxiliar o processo de cicatrização;
inibir cicatrizes hipertróficas.
CONCLUSÃO
	A drenagem linfática está cada dia mais conceituada e frequente no pós operatório por seus resultados benéficos tanto no organismo quanto no exterior do corpo. 
É necessário ter os cuidados com linfonodos, que funcionam como limitantes da velocidade de fluxo sendo que a técnica também possui contra-indicações, devendo sempre ser respeitadas , e as manobras são harmoniosas, a pressão é suave e o ritmo é lento.
REFERÊNCIAS
RAMOS, João Erfon Almeida. Abdominoplastia com lipoaspiração e descolamento mínimo. Rev. Bras. Cir. Plást. (impr.),[s.l.], v. 26, n. 1, p.116-120, mar, 2011. FapUNIFESP (SciELO). DOI: 10.1590/s1983-51752011000100021.
PINHEIRO, Orido; ALMEIDA, Dilia. Abdominoplastia Multifuncional. Rev. Soe. Bras. Ciroplást. São Paulo, v. 19, n. 3, p.53-74, dez, 2004. 
SOARES, Lúcia Maria Alves; SOARES, Sandra Mara Brasil; SOARES, Aline Kercia Alves. Estudo comparativo da eficácia da drenagem linfática manual e mecânica no pós - operatório de Dermolipectomia. Rev. Bras. em Prom. da Saúde, Fortaleza, v. 18, n. 4, p. 199-204, 2005.
SILVA, M. L. S; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Eficácia da drenagem linfática manual no pós-operatório de abdominoplastia. p. 1-3.
GODOY, J. M. P. Drenagem linfática manual: novo conceito. Simpósio Linfologia, V. 3, N.1,p. 77-80, 2004.
AGUIAR, Jannyle de Jesus; MEJIA, Dayana Priscila Maia. Análise da aplicação da drenagem linfática manual (DLM) no pós-operatório de abdominoplastia. p. 1-16. SILVA, Cynara Machado; SANTOS, Máira Daniéla.
ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE ABDOMINOPLASTIA. Visão Universitária, v. 3, p.01-17, 2015.
MACEDO, Ana Carolina Brandt; OLIVEIRA, Sandra Mara. A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA CORPORAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba,n.5, p.169-189.
OLIVEIRA, Laiza Cristini; SOUSA, Nathalia Rodrigues. DINIZ, Júlia Souki. A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS-OPERATÓRIO DE LIPOASPIRAÇÃO E ABDOMINOPLASTIA.p. 1-10.
MOURA, Vanessa Machado; MEJIA, Dayana Priscila Maia. A importância da técnica de drenagem linfática manual no tratamento pós-operatório de abdominoplastia. p. 1-15.
BASEGGIO, Cássia Vanessa; ARIZA, Deborah; SIMÕES, Naudimar Di Pietro. DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO PÓS –OPERATÓRIO DE DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL. p. 1-10.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais