Buscar

Avaliação DIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pelotas
Centro de Integração do Mercosul
Curso de Relações Internacionais
Direito Internacional I – Avaliação Escrita
Prof. Fábio Amaro da Silveira Duval
Nome e Matrícula:______________________________________________________
***
Instruções: A avaliação deverá ser respondida à mão e com caneta, obrigatoriamente e sob pena de não recebimento. As respostas deverão ser numeradas e desenvolvidas em folha(s) anexa(s) e grampeada(s) a estas folhas de perguntas. A entrega da avaliação poderá ser feita até o dia 31 de agosto de 2013, data da última aula de reposição.
***
Explique o que é e como se pode conformar a chamada opinio juris ou opinio juris sive necessitatis, identificada como o elemento subjetivo do costume internacional.
O Estado de Sbortinika e o Estado de N’Kravonogrado celebraram um tratado internacional bilateral por meio do qual Sbortinika arrendaria a N’Kravonogrado, pelo prazo de dez anos, uma parte de seu território, alardeada publicamente pelos seus sucessivos governantes e burocratas como sendo rica em carvão mineral, apesar de saberem que, na verdade, a região era carente de tal mineral. O acordo previa que, na constância do arrendamento e mediante o pagamento anual de 20 bilhões de dólares, o Estado de N’Kravonogrado poderia explorar as supostas jazidas de carvão mineral. A razão principal que levou N’Kravonogrado a comprar esse território foi que, devido às baixas temperaturas que predominam no país e da existência de um sistema público de aquecimento das residências, sua carência dessa matéria-prima, necessária para alimentar o referido sistema, estava causando graves transtornos e privações à sua população. Dois anos depois de ocupar o novo território adquirido, o governo de N’Kravonogrado descobriu que o território, na verdade, não era rico em carvão, mas sim em urânio, material de pouca utilidade para o país, devido ao seu parco desenvolvimento tecnológico. Diante de tal situação, deve, ou não, N’Kravonogrado continuar a cumprir suas obrigações advindas do tratado? Por que? E, em sendo terminado o tratado, deve N’Kravonogrado pagar a Sbortinika os valores referentes ao período em que efetivamente ocupou o território? Por que?
Explique o que são as normas de soft law, no plano das fontes do direito internacional aceitas como tal contemporaneamente, e apresente três exemplos reais de normas inseridas nesta categoria.
Caracterize a distinção feita entre as fontes do direito internacional, quanto a seu status, nas categorias de primárias, suplementares, auxiliares e não-fonte, e, levando em consideração as fontes do direito internacional enumeradas pelo artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, insira-as em cada uma das categorias acima listadas.
Explique o que é, e que efeitos tem no plano da constituição dos sujeitos de direito internacional, a personalidade jurídica internacional, diferenciando e ilustrando com exemplos concretos, ademais, as qualificações de personalidade jurídica internacional originária, personalidade jurídica internacional derivada e os casos sui generis de atribuição de personalidade jurídica internacional. 
Explique, no plano da evolução do direito internacional, o que significou a transição do jus gentium para o jus inter gentes, indicando e explicando a importância, para a constituição do moderno sistema internacional, do princípio basilar do direito internacional que fundamentou a referida transição.
Apresente e explique as quatro condições gerais de validade dos tratados internacionais.
O direito internacional contemporâneo, notadamente desde o período conhecido na historiografia como pós-Guerra Fria – marcado pelo reforço, na ordem normativa e institucional internacional, do ideário democrático-liberal de molde Ocidental –, passou a gradativamente reconhecer como destinatários de suas normas os indivíduos, mais especificamente no âmbito de regimes internacionais de proteção da pessoa humana e de julgamento de crimes no plano internacional. Assim, disserte sobre o status do indivíduo no plano internacional enquanto sujeito, ou não, de direito internacional, analisando, ademais, o papel dos Estados em relação às normas que estabelecem os indivíduos como seus destinatários (se o Estado é fundamental ou não na constituição dos direitos e deveres dos indivíduos no plano do direito internacional).
O Estado de Tawankintuy, cuja população é composta em sua maioria por indivíduos identificados com a etnia indígena originária dos Quip’n’bravga, tem como Estado fronteiriço Travborniklava, sendo suas fronteiras tanto terrestres quanto marítimas. A composição étnica de Travborniklava é bastante diferente da de Tawankintuy, pois tendo sido destino de muitos migrantes provindos de outros continentes, conta com somente 3% de Quip’n’bravgas em sua população etnicamente diversa. Inspirado pelo amplificado reconhecimento dos direitos culturais coletivos no plano internacional, e fundamentando-se na importância atribuída por tratados e declarações internacionais à reprodução cultural dos povos indígenas originários, o chefe de Estado de Tawankintuy, Presidente Tupak Huaca, pronunciou-se, durante seu discurso em uma conferência internacional e na coletiva de imprensa posterior ao encontro, no sentido de permitir o livre trânsito e a livre-navegação por seu território das populações de origem Quip’n’bravga do Estado de Travborniklava, de modo a que pudessem compartilhar suas práticas culturais e de subsistência com os Quip’n’bravga de Tawankintuy. Dias após as declarações do Presidente Tupak Huaca, um grupo de Quip’n’bravgas que atravessava com canoas as águas territoriais de Tawankintuy foi preso pelas autoridades deste país, sob a alegação de que estariam ingressando ilegalmente no seu território. Havendo prontamente enviado comunicação diplomática para o governo de Tawankintuy, Travborniklava recebeu como resposta que não havia nenhum tratado ou costume estabelecido entre os dois Estados no sentido de permitir a entrada de seus nacionais em território de Tawankintuy, e que os Quip’n’bravgas de Travborniklava presos permaneceriam nessa condição. Diante dessa situação hipotética, explique como Travborniklava poderia argumentar legalmente pela soltura de seus nacionais, indicando e classificando a(s) fonte(s) de direito internacional utilizada(s) para tanto.
Diferencie, quanto a seus efeitos, a nulidade, a extinção e a suspensão dos tratados internacionais, criando três situações hipotéticas para ilustrar cada caso.
***

Continue navegando