Buscar

Sistema Cardiovascular

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular
FUNÇÕES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR OU CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO: 
TRANSPORTE – do plasma, fluido extracelular, composto de íons, nutrientes, oxigênio, dióxido de carbono e outros produtos do metabolismo celular.
REGULAÇÃO – transporta hormônios para o órgãos-alvo
PROTEÇÃO – transporta células do sistema imune
Localização do Coração: NO MEDIASTINO MÉDIO NA CAVIDADE TORÁCICA POSTERIOR AO ESTERNO E CARTILAGENS COSTAIS, APOIADO NO DIAFRAGMA.
Revestimento do Coração - O coração é revestido pelo pericárdio, no qual tem a função de proteger o coração , ele restringe o coração e sua posição do mediastino embora permite suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. 
Camadas do Coração: 
Epicárdico: a camada externa do coração e uma delgada lamina de tecido seroso. O epicárdico e continuo, a partir da base do coração, com o revestimento interno do pericárdio, denominado camada visceral do pericárdio seroso. 
Miocárdio: É a camada media e a mais espessa do coração. É composto de musculo estriado cardíaco. E esse tipo de musculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sanguíneos. 
Endocárdio: É a camada mais interna do coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e a continuo com o revestimento dos vasos sanguíneos que entram e saem do coração.
Faces do coração: 
ESTERNOCOSTAL – para anterior
DIAFRAGMÁTICA – para posterior
PULMONAR – para lateral esquerda
Podemos dizer, que o coração é um músculo totalmente oco, que funciona como uma espécie de bomba, fazendo com que o sangue seja levado para todo o corpo. Situado no centro do tórax, o coração encontra-se dividido entre ventrículos e átrios, totalizando quatro partes. O lado esquerdo desse órgão, recebe e leva até os pulmões, o sangue rico em gás carbônico, onde esse irá receber o oxigênio. Em seguida, o sangue é bombeado para o átrio do lado esquerdo, e em seguida, para o ventrículo esquerdo, onde a artéria aorta tem origem. Esta por sua vez, leva para o corpo todo, o sangue que é rico em oxigênio.
O coração possui ao todo quatro válvulas (mitral, pulmonar, aórtica e tricúspide), que servem para fazer com que o sangue seja bombardeado em apenas uma direção. O sangue então, para que possa ser circulado pelo corpo todo, acaba fluindo por dentro dos vasos sanguíneos, que podem ser classificados em: artérias, artérias menores e arteríolas, capilares e veias.
As artérias são vasos flexíveis e bem fortes, que são as responsáveis por transportar o sangue do coração, suportando elevadas pressões do sangue. Essa característica das artérias, de ser elástica, acaba contribuindo para que durante os batimentos haja uma manutenção da pressão arterial.
Já as arteríolas, também conhecidas como artérias menores, possuem paredes de músculos que são capazes de ajustar seu diâmetro, com o objetivo de diminuir ou de aumentar o fluxo de sangue de uma área determinada.
Os capilares são vasos sanguíneos pequenos que possuem paredes finas ao extremo. Sua principal função é permitir que os nutrientes e o oxigênio passem do sangue para os tecidos, e que passem dos tecidos para o sangue, os resíduos dessa atividade metabólica, atuando como verdadeiras pontes.
E por último, as veias são as responsáveis pelo transporte do sangue de volta para o coração.
Vale ressaltar que o funcionamento do sistema cardiovascular todo se baseia nos batimentos cardíacos. É a partir daí que os ventrículos e os átrios se contraem e relaxam, dando origem assim a um ciclo capaz de garantir a circulação toda do organismo.
Podemos dizer que quanto a fisiologia, o sistema cardiovascular é composto pelas etapas abaixo. Através das veias cavas, o sangue que é oriundo do sangue, rico em gás carbônico, mas pobre em oxigênio flui até o átrio do lado direito. Quando este se enche, o átrio bombeia o sangue até o ventrículo do lado direito. Quando o ventrículo direito também se enche, o sangue passa a ser bombeado até as artérias pulmonares através da válvula pulmonar, que vão acabar suprindo esses órgãos. O sangue então, flui nos pulmões para os capilares, fazendo com que o gás carbônico seja eliminado e que o oxigênio seja absorvido. Através das veias pulmonares, o sangue que é rico em oxigênio flui até o átrio esquerdo do coração.
Quando enche se enche, o átrio do lado esquerdo acaba enviando o sangue rico em oxigênio para o ventrículo esquerdo. Quando este por sua vez se fica cheio, o sangue é bombeado até a aorta através da válvula aórtica. Esse sangue irriga todo o organismo, já que se encontra rico em oxigênio, exceto é claro nos pulmões. Todo esse sistema recebe o nome de circulação sistêmica ou de circulação pulmonar.
http://www.resumoescolar.com.br/biologia/resumo-do-sistema-cardiovascular/

Continue navegando