A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
av1-princ-cienc-materiais_1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CCE0291_AV1_201101600421 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 201101600421 - FERNANDA BROGIO DE MOURA 
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
	Turma: 9011/K
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 15/04/2013 17:21:11
	
	 1a Questão (Cód.: 155904)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas. 
	
	
	 2a Questão (Cód.: 61998)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Compósitos
	
	Polímeros
	
	Cerâmicas
	
	Materiais avançados
	
	Metais
	
	
	 3a Questão (Cód.: 59722)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação aos materiais cristalinos e os não-cristalinos (amorfos) podemos afirmar que:
		
	
	Os materiais cristalinos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais amorfos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material.
	
	Tanto os materiais cristalinos quanto os amorfos não apresentam ordem que se repete por grande parte do material.
	
	Os materiais amorfos apresentam uma estrutura cristalina organizada que se repete por grande parte do material. Já os materiais cristalinos não apresentam ordem que se repete a longo alcance.
	
	Os materiais cristalinos são aqueles que formam as pedras preciosas e semi-preciosas, enquanto os materiais amorfos podem apresentar estrutura organizada ou desorganizada se repetindo por todo o material. 
	
	
	 4a Questão (Cód.: 62037)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão. 
		
	
	Apenas IV está correta. 
	
	Apenas I, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas a II está correta. 
	
	Apenas I, II e IV estão corretas. 
	
	Apenas III e IV estão corretas. 
	
	
	 5a Questão (Cód.: 60254)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos? 
		
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 29258)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os materiais sólidos podem ser classificados de acordo com a regularidade segundo a qual seus átomos ou íons estão arranjados em relação aos outros. Aqueles materiais em que este arranjo se mostra regular e repetido podem ser classificados como:
		
	
	cristalinos
	
	semi-cristalinos
	
	cristalográficos
	
	polimorfos
	
	amorfos
	
	
	 7a Questão (Cód.: 60484)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Se o raio atômico do alumínio é 0,143 nm, os volumes de sua célula unitária nas estruturas CCC e CFC são respectivamente:
		
	
	0,036 nm e 0,066 nm.
	
	0,404 nm e 0,330 nm. 
	
	0,109 nm e 0,163 nm.
	
	0,066 nm e 0,036 nm.
	
	0,330 nm e 0,404 nm.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 59662)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	1-     Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).
		
	
	0,38%
	
	0,25%
	
	38%
	
	2,57% 
	
	25,7% 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 156342)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Durante o ensaio de tração, o corpo passa pelo regime de deformação elástico (no qual recupera suas dimensões originais após a retirada da carga) e pelo regime de deformação plástica (no qual não recupera suas dimensões originais após a retirada da carga). Para efeito de um projeto, deseja-se que uma peça trabalhe sempre dentro do regime elástico de deformação, sempre recuperando suas dimensões originais. É necessário, portanto, que saibamos a partir de qual tensão o corpo apresentará deformação plástica, o que é denominado de limite de escoamento. No gráfico, esta tensão é interpretada como aquela que corresponde ao ponto a partir do qual o gráfico perde a sua linearidade. 
Considerando o gráfico a seguir, assinale a opção CORRETA.
 
 
 
 
		
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 200 MPa.
	
	O limite de escoamento é um valor inferior a 150 MPa.
	
	O material não apresenta regime plástico de deformação.
	
	O material não apresenta regime elástico de deformação.
	
	A tensão máxima suportada pelo corpo é de 225 MPa aproximadamente.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 62057)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Deseja-se produzir um bastão cilíndrico de 10,0 mm que, quando em utilização, sofrerá uma carga máxima de tração de 128.000 N. O bastão não poderá sofrer nenhuma deformação plástica. Dentre os materiais abaixo, qual (is) eu poderia utilizar para sua fabricação? Material Tensão de escoamento (MPa) Liga de alumínio 200 Liga de latão 300 Liga de aço 400 Liga de titânio 650 
		
	
	Todas