Buscar

CULTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CULTURA
É a vida total de um povo, a herança social que o individuo adquire de seu grupo. Ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.
É um estilo de vida, um modo particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas.
É o modo de viver e pensar de grupos ou povos. A cultura inclui conhecimento, religião, arquitetura, forma de organização, leis, artes, moral e costumes.
CULTURA E EDUCAÇÃO
Educação é resultado das práticas culturais dos grupos sociais. O próprio processo de ensinar e aprender revela essas práticas. 
Cultura, diz respeito ao modo de ser e de viver dos grupos sociais: a língua, as regras de convívio, o gosto, o que se come, o que se bebe, o que se veste vão formando aquilo que é próprio de um povo. A cultura é o fermento que alimenta, dá forma e conteúdo à educação.
IDENTIDADE CULTURAL
Pode ser entendida como forma de compartilhar a mesma cultura, dividir as mesmas experiências e preservarem esta cultura para as próximas gerações. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe influência de outras. Todas as sociedades, desde as mais simples até as mais complexas, possuem cultura. Na há sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura.
	Cultura, também, é chamada de herança social, que pode ser:
Quando não há escolas, a transmissão da cultura se dá através da família ou da convivência com grupos – nesse caso, a educação é assistemática..
Quando há escola, estas se encarregam de completar a transmissão da cultura – nesse caso a educação é sistemática, isto é, obedece a um sistema, a uma organização previamente planejada.
ASPECTOS DE CULTURA MATERIAL E NÃO-MATERIAL 
	A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipos de habitações. A cultura material pode influenciar o estilo de vida de grupos. Ex: o preparo do alimento, costumes regionais.
	A cultura não-material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas, leis, religiões, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore. Ex: a maioria da população brasileira segue a religião católica , no Brasil não tem pena de morte na Legislação.
	Embora exista uma interdependência dos aspectos materiais e dos não-materiais. É uma relação intrínseca a qualquer sociedade.
ELEMENTOS DA CULTURA
	A cultura é um todo, um sistema, um conjunto de elementos ligados estreitamente uns aos outros. Os principais elementos são: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura.
	1) Traços culturais – são os elementos mais simples da cultura, são as unidades de uma cultura. Ex. um adorno, um objeto, um enfeite no cabelo.
	2) Complexo cultural – é a combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica. Ex: carnaval, vários traços culturais, como carros alegóricos, música, desfiles; Futebol, o campo, a bola, o juiz, a torcida, as regras.
	3) Área cultural – é a região em que predominam determinados complexos culturais. Os grupos humanos localizados em determinada área cultural apresentam grandes semelhanças quanto aos traços e complexos culturais.
	4) Padrão – é a norma de comportamento estabelecida pela sociedade. Os indivíduos normalmente agem de acordo com os padrões estabelecidos dentro daquela sociedade em que vivem. No Brasil, por exemplo, o casamento monogâmico é um padrão da nossa sociedade.
	5) Subcultura – no interior de cada cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma subcultura. Há regiões do Rio Grande do Sul onde, além dos costumes e valores serem muitas vezes diferentes dos praticados no restante do país, até a língua principal é o italiano ou alemão. Outro exemplo são as tribos urbanas, onde se forma subcultura juvenil, dentro da mesma cultura só que com símbolos, valores diferenciados.
ACULTURAÇÃO
	Desde a colonização do Brasil, ocorreram intensos contatos entre a cultura do colonizador português, dos povos indígenas, dos africanos trazidos como escravos. Ocorreram modificações na cultura, foram assimilados outros costumes, comportamentos que interferiram e mudaram elementos da cultura local.
	O processo de aculturação se intensificou com o movimento de globalização, onde através de meios de comunicação, os indivíduos são influenciados pelos costumes, comportamentos, religião. Esse processo de aculturação é um entrave na conservação e preservação de alguns elementos culturais.

Outros materiais