Buscar

Questionário Unidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Unidade 1 – Direito Constitucional
1 - A atual Constituição da República Federativa do Brasil é considerada rígida em razão:
A - Das suas alterações exigirem procedimento para alteração mais qualificada que das leis ordinárias.
Comentário: Constituição rígida é a constituição escrita que somente poderá ser alterada por um processo legislativo mais solene e dificultoso do que o existente para a edição das demais espécies normativas. A CF 88 é do tipo rígida, pois visa assegurar uma maior estabilidade ao texto constitucional, pois exige um procedimento especial de votação em 2 turnos, nas duas Casas do Congresso Nacional e um quórum qualificado para aprovação de sua modificação de, pelo menos, 3/5 dos integrantes das Casas Legislativas, nos termos do Art. 60, § 2°, da Carta Magna.
2 - A atual Constituição Federal brasileira (1988) apresenta uma classificação. Das alternativas a seguir, qual corresponde a essa classificação?
Escrita, promulgada, rígida, dogmática, formal e analítica.
Comentário: Quanto à forma – escrita: escrita é a Constituição posta em um documento solene, reduzida à forma escrita, elaborada pelo órgão constituinte, resultante de um processo de reflexão e materializada de uma só vez, em um só ato.
Quanto à origem – promulgada: a Constituição Brasileira vigente foi promulgada, isto é, fruto de um poder constituinte, composto de representantes do povo, eleitos para o fim de elaborar e estabelecer através de uma Assembleia Constituinte.
Quanto à estabilidade – rígida: as Constituições rígidas são aquelas que necessitam de um processo formal, que lhes dificulta a alteração de seu texto, estabelecendo mecanismos parlamentares específicos, quórum para a aprovação com maiorias especiais, competência restrita para propor a sua alteração, além de limites temporais, circunstanciais e materiais para o funcionamento do poder de reforma.
Quanto ao modo de elaboração – dogmática: a Constituição Brasileira vigente é dogmática porque é codificada e sistematizada em um texto único. Sistematiza os dogmas ou ideias fundamentais da teoria política e do Direito dominante no momento.
Quanto ao conteúdo – formal: é o peculiar modo de existir do Estado, reduzido, sob forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder constituinte e somente modificável por processos estabelecidos pela própria Constituição.
Quanto à extensão ou finalidade – analítica: Constituição analítica, como a atual Constituição da República Federativa do Brasil, é aquela que traz no seu texto regras que poderiam ser deixadas para serem tratadas em normas infraconstitucionais, pois a perspectiva de permanência dessas normas é inferior à da norma tipicamente constitucional.
3 - A palavra “constituição” apresenta sentido múltiplo, isto é, uma variedade de significados.
Das alternativas a seguir, qual corresponde ao conceito formal de Constituição?
D - Conjunto de normas que se situam em um plano hierarquicamente superior às outras normas.
Comentário: Constituição em sentido material: em sentido material, define-se a Constituição pelo conteúdo de suas normas. Ela é um conjunto de regras ou princípios que tem por objeto a estruturação do Estado, a organização de seus órgãos supremos e a definição de suas competências.
Constituição em sentido formal (jurídico): a Constituição é o conjunto de normas que se situam em um plano hierarquicamente superior a outras normas. Dessa forma, pouco importa o conteúdo, mas a formalização (em posição hierárquica superior) desse conjunto de normas. Por esse sentido, não haveria o que se cogitar na diferenciação entre Constituição e leis constitucionais, já que, uma vez contida na Constituição, a norma é constitucional e hierarquicamente superior às demais normas (infraconstitucionais), pouco importando a que se referem às mesmas.
4 - Assinale a alternativa que corresponde a uma das características do poder constituinte derivado.
C - Limitação.
Comentário: Poder constituinte derivado: também chamado de instituído, ele é constituído pelo poder constituinte originário e dele retira a força que tem. Pode modificar ou completar a Constituição (poder de revisão) ou institucionalizar os Estados federados que dela provenham. As características do poder constituinte derivado são:
Limitação: a Constituição impõe limites à sua alteração (limites temporais, circunstanciais, procedimentais e materiais).
Condicionalidade: deve obedecer ao processo determinado para sua alteração (processo de emenda). Diversamente do poder constituinte originário, que é político, o derivado é jurídico, pois apenas revela o exercício de uma competência reformadora.
5 - Caso um tratado internacional sobre direitos humanos que estabeleça um direito fundamental seja aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, ele equivalerá a:
E - Emenda constitucional
Comentário: art. 5º, §3º:  Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
6 - Como se chama a parte da estrutura da Constituição que congrega todas as normas essenciais à organização e ao funcionamento do Estado brasileiro, como as relativas aos direitos fundamentais, à estrutura do Estado federal e às competências de cada ente político, à organização dos poderes e da Administração Pública, à repartição de rendas, aos princípios fundamentais da ordem econômica e da ordem social etc.?
D - Permanente ou dogmática
7 - Ferdinand Lassale, na célebre obra “O que é uma Constituição”, apresenta um conceito de Constituição. Qual é esse conceito?
D - Constituição em sentido sociológico
Comentário: Ferdinand Lassale, na célebre obra “O que é uma Constituição”, aponta a necessidade de a constituição ser o reflexo das forças sociais que estruturam o poder, sob pena de encontrar-se apenas uma “folha de papel”. Assim, se inexistir coincidência entre o documento escrito e as forças determinantes do poder, não estaremos diante de uma Constituição.
8 - Quais são os elementos constitutivos do Estado?
B - Território, população, poder e finalidade.
Comentário: Elementos do Estado: o território como o espaço físico onde habita o grupo humano (população) a ser organizado, exercendo o aparelho governamental o poder político (faculdade de impor a vontade do governo aos governados), com o objetivo de alcançar o bem comum de toda a população (finalidade). Porém, o território individualizado nem sempre é necessário ante a existência de povos que constituem verdadeiras nações sem a existência de um território próprio. Já a população é condição para a existência do Estado, uma vez que é a sua própria razão de ser. A finalidade também é imprescindível, já que sem a finalidade não teria sentido a existência da organização estatal e, por fim, o poder é inerente ao próprio funcionamento do Estado para o alcance de seus objetivos.
9 - Qual é o conceito de direitos que permitem a existência da garantia de uma convivência digna, livre e igual de todas as pessoas e que devem ser estendidos a todos, por igual, não apenas formalmente reconhecidos, mas concreta e materialmente efetivados? Sendo também a limitação imposta pela soberania popular aos poderes constituídos do Estado que dela dependem.
B - Conceito de direitos fundamentais.
Comentário: Os direitos fundamentais do homem referem-se a princípios que resumem a concepção do mundo e informam a ideologia política de cada ordenamento jurídico, é reservada para designar, no nível do direito positivo, aquelas prerrogativas e instituições que ele concretiza em garantia de uma convivência digna, livre e igual de todas as pessoas. No qualitativo fundamental, acha-se a indicação de que se trata de situações jurídicas sem as quais a pessoa humana não se realiza, não convive e, às vezes, nem mesmo sobrevive. Fundamentais do homem no sentido de que a todos,por igual, devem ser, não apenas formalmente reconhecidos, mas concreta e materialmente efetivados. É a limitação imposta pela soberania popular aos poderes constituídos do Estado que dela dependem.
10 - Referente aos elementos da Constituição, qual está relacionado com as normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais?
A - Elementos limitativos.
Comentário: Os elementos limitativos são normas definidoras dos direitos e das garantias fundamentais. Denominam-se limitativos porque seu objetivo regulamentar reside em restringir a atividade do Estado, traçando linhas divisórias entre seu âmbito de atuação e a esfera do indivíduo.

Outros materiais