Buscar

Apol de Libras nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10 Apol de Libras e Organização Escolar – Período 11/04 a 03/06/2016 Nota 100
De acordo com Penin e Vieira (2000, citado por GROCHOSKA, 2012, p. 20), “Com o movimento da Revolução Francesa e da Independência dos EUA, há cerca de 200 anos, passa a se perseguir o ideal de uma escola a qual tivessem acesso não apenas para os filhos das elites, como das massas trabalhadoras. Foi a partir desse momento que se iniciaram as discussões sobre a necessidade da escola para todos”.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
Nesse contexto, um importante evento, mencionado por Grochoska (2012), marcou o início do ensino ministrado pela primeira vez em instituições específicas. Que evento foi esse?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	A	A I Guerra Mundial.
	B	A criação da primeira universidade.
	C	A II Guerra Mundial.
	D	A industrialização.
	E	A Guerra Fria
Questão 2/10
[...] surge o cidadão e com este a compreensão da educação como direito e necessidade de todos, cabendo ao Estado o dever de proporcionar a educação para todos. A Educação também aqui é vista como responsável pela promoção do progresso e do desenvolvimento. A crença que pela razão o homem se emanciparia perdurou por muito tempo.
Nesse período, expressões como emancipação, revolução, progresso, desenvolvimento entre outras, destacam-se nesse discurso. A modernidade rejeitava a reprodução do mundo que havia se constituído até ali; fazia-se necessária a constituição de um novo paradigma.
A formação de professores para a educação de jovens e adultos em questão / organizadora: Tania Maria de Melo Moura - Maceió : EDUFAL, 2005. p. 29
De acordo com Grochoska (2012), há cerca de 200 anos, dois eventos marcaram o início das discussões sobre a escola para todos. Que acontecimentos foram esses?
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
A	A Segunda Guerra Mundial e a Queda do Império Romano
	B	As Cruzadas e o início da Idade Média
	C	A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos
	D	A Independência do Brasil e a Independência dos Estados Unidos
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir:
”[...] A educação baseada no bilingüismo parte do diálogo, da conversação, como ocorre com crianças ouvintes, possibilitando a internalização da linguagem e o desenvolvimento das funções mentais superiores. Hoje, no Brasil e especificamente no Rio de Janeiro, talvez estejamos passando por um período de transição entre as idéias oralistas e a liberdade de utilização da Libras. O bilingüismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda a comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio diálogos, somada a estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as ouvintes”.
GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
Sobre esta temática apontada no artigo-base 02 visto em aula e entendendo que crianças surdas sem língua adquirida são capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência de crianças ouvintes da mesma idade, podemos afirmar que...
I – A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II – A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III – A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV – A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V – A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:	
A São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.	
	B São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.	
.
	C São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.	
	D São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.	
	E São corretas as afirmativas II e V, apenas	
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem seqüencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
( 1 ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
( 3 ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
( 2 ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
( 4 ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiper bilirrubina e baixo peso.
Agora, marque a sequência correta:	
A 1, 3, 2, 4	
B 1, 2, 3, 4
C 4, 1, 3, 2		
D 3, 4, 1, 2
E 2, 1, 4, 3
		
Questão 5/10
	
Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar [...]”.
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.176.
De acordo com o conteúdo do artigo-03 sobre a convivência com pessoas surdas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( v ) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda.
II. ( v ) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo.
III.( v ) Para o surdo que faz leitura labial, falar frente a ele sem cobrir a boca com objetos e gestos.
IV. ( f ) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar.
Agora, marque a sequência correta:		
A F, F, V, F
B V, V, V, V
C V, F, F, V
		
D V, V, V, F
		
E F, F, F, V
	
F, F, F, V
Questão 6/10
A proposição dos quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser – do próximo milênio assenta-se na defesa de uma concepção da educação como um processo permanente. 
DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria Vigotskiana. 4ª. Ed. São Paulo: Editora Autores Associados, 2011, p. 51.
GROCHOSKA (2012) propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: ser, conviver, conhecer e fazer. Com base nesse referencial, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que apresenta características do pilar “Aprender a ser”:
	A	Afetividade, perseverança, pensamento crítico equilíbrio emocional.
	B	Solução de problemas, capacidade de argumentar, espírito de equipee imperatividade.
	C	Capacidade de dialogar, criticidade e intolerância.
	D	Liderança, empreendedorismo e incoerência.
	E	Espírito empreendedor, diálogo e competência
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.172.
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem seqüencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez tipo Condutiva
Surdez tipo Sensório Neural
Surdez tipo Mista
Grau de perda auditiva Hipoacústicos
Grau de perda auditiva Surdos
(5 ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
( 4 ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( 1) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(3 ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
( 2 ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Agora, marque a sequência correta:
	A	4, 2, 3, 1, 5
	B	1, 3, 5, 4, 2
	C	2, 3, 5, 4, 1
	D	1, 4, 5, 2, 3
	E	5, 4, 1, 3, 2
Questão 8/10
O Sistema Provinha Brasil funciona como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejem visualizar e analisar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos.
Disponível em:http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/sistema-provinha-brasil - acesso 31/10/2014
Sobre a Provinha Brasil é correto afirmar que: 
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I- O objetivo da Provinha Brasil é fornecer aos gestores dos sistemas de ensino e às escolas um instrumento de diagnóstico referente ao nível de alfabetização dos alunos.
II-Serão encaminhadas ações preventivas diretamente ao professor, com o intuito de sanar as dificuldades.
III-Essa avaliação é obrigatória e tem caráter classificatório.
IV-É realizada sempre no final de cada ano e aplicada para turmas de 3º ano.
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	A	Somente as proposições II e IV estão corretas.
	B	Somente as proposições I e III estão corretas
	C	Somente as proposições II e III estão corretas
	D	Somente as proposições I e II estão corretas
	E	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 9/10
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conforme estabelece a Portaria n.º 931, de 21 de março de 2005, é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
Disponível em: http://portal.inep.gov.br/saeb - acesso em 31/10/2014 
Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é correto afirmar que:
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I- É realizado anualmente.
II- As provas são aplicadas para alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, das redes pública e privadas, das zonas rural e urbana.
III- O foco dessa avaliação são os conteúdos de ciências, geografia e história.
IV- Esse tipo de avaliação é realizada por amostragem.
	A	Somente as proposições II e IV estão corretas.
	B	Somente as proposições I e III estão corretas.
	C	Somente as proposições I e II estão corretas.
	D	Somente as proposições II e III estão corretas.
	E	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175.
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:	
A Déficit de atenção e Hiperatividade	
B Retardo do processamento da informação recebida	
C Desinteresse intencional
D Compreensão total da mensagem	
E Problema da atenção dividida

Continue navegando