Buscar

ÓRGÃOS DE SUPERPOSIÇÃO MATERIAL DE APOIO

Prévia do material em texto

ÓRGÃOS DE SUPERPOSIÇÃO: STF, STJ e CNJ
STF: 
A CF/88 reservou ao STF a posição de órgão de cúpula de todo o Poder Judiciário e, especialmente, de guarda e defesa de toda a Constituição Federal.
COMPOSIÇÂO: 11 Ministros
INVESTIDURA: o Presidente da República escolhe e indica os nomes para compor o STF, devendo ser aprovado pelo Senado Federal, por maioria absoluta.
REQUISITOS PARA OCUPAR O CARGO: 
CF/88. Art. 12, § 3º. São privativos de brasileiro nato os cargos:
(...)
IV – de Ministro do Supremo Tribunal Federal;
CF/88. Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Conforme se depreende dos artigos 12, § 3º e 101 “caput” da CF/88, são os seguintes:
ser brasileiro nato;
ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade;
ser cidadão em pleno gozo dos direitos políticos;
ter notável saber jurídico e reputação ilibada
STJ:
Situado obrigatoriamente em Brasília, trata-se do órgão máximo da Justiça Comum, federal ou estadual, hierarquicamente, somente abaixo do Supremo Tribunal Federal, assim como os Tribunais Superiores da Justiça Especial (TST, TSE e STM).
COMPOSIÇÃO: pelo menos 33 Ministros (art. 104 da CF/88).
INVESTIDURA e REQUISITOS PARA OCUPAR O CARGO: são os mesmos que para o STF, tendo como única diferença a possibilidade de o brasileiro naturalizado ser Ministro no STJ.
CNJ:
Situado obrigatoriamente em Brasília, o Conselho Nacional de Justiça é o órgão principal de gestão geral do Poder Judiciário, por isso edita inúmeras resoluções de forma a regulamentar a atividade de prestação jurisdicional.
COMPOSIÇÃO: 15 membros, como mandato de 2 anos, distribuídos conforme o texto do artigo 103-B da CF/88.
O Presidente do STF é membro nato do CNJ. O art. 103-B, § 2.º, disciplina que apenas os demais membros do Conselho serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
Ainda, a EC n. 61/2009 estabeleceu, nos termos do art. 103-B, § 1.º, que o Conselho será presidido pelo Presidente do STF e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Vice-Presidente do STF.
ATRIBUIÇÕES: as atribuições do CNJ estão estabelecidas nos artigo 103-B, § 4º da CF/88, valendo destaque para o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e o cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

Continue navegando