Buscar

Fundamentos Filosóficos da Educação Ética Prova Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 [...] em Louis Althusser – Aparelhos Ideológicos de Estado – encontramos, pelo menos, dois elementos que nos auxiliam nesta reflexão. Por um lado, uma análise de uso ideológico que o Estado faz das Instituições. A educação, então, como uma delas, funciona como aparelho reprodutor das relações vigentes, que são discriminatórias, de exploração etc. Serve, assim, para a manutenção do status quo e do poder das classes dominantes. Desta primeira reflexão de Althusser nos aproximamos e a tomamos como elemento balizador para as análises que faremos com base nos escritos pedagógicos de Locke. Por outro lado, observamos que Althusser não apresenta uma dimensão positiva da escola e da educação, enquanto nós, mesmo admitindo que, por um lado, a escola reproduz as ralações de discriminação social, entendemos que a escola é, ao mesmo tempo, possibilidade de formação de homens capazes de engajarem-se na construção de relações igualitárias. [...] GHIGGI, Gomercindo. O conceito de disciplina em John Locke: o liberalismo e os pressupostos da educação burguesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995. (p. 51)
 De acordo com o texto e com os conteúdos e livro-base da disciplina, descreva as concepções de educação de Louis Althusser.
Em uma perspectiva althusseriana, a educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão de ideologia dominante, cujo principal objetivo é o de garantir a manutenção do controle social nas mãos da classe burguesa. Em função disso, a filosofia de Althusser (1985) serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista, designação motivada pela característica marcante dessa linha pedagógica de denunciar o caráter ideológico da educação escolar, que é entendida como instrumento da classe dominante para a reprodução das condições sociais e econômicas vigentes, que permitem a dominação de classe. Desse modo, em um processo revolucionário, a eliminação da educação escolar é condição necessária para a emancipação da classe trabalhadora. (p. 104)
Resposta:
A educação em geral, e a escola em particular, são veículos de transmissão da ideologia dominante, cujo principal objetivo é o de garantir a manutenção do controle social nas mãos da classe burguesa. A filosofia de Althusser serve de inspiração a uma corrente pedagógica chamada crítico-reprodutivista, designação motivada pela característica desta linha pedagógica de denunciar o caráter ideológico da educação escolar, que é entendida como instrumento da classe dominante para reprodução das condições sociais e econômicas vigentes, que permitem a dominação de classe.
Questão 2/5
Aristóteles dividiu as virtudes em éticas e dianoéticas. Cite a diferença entre elas e dê exemplos.
Expectativa de resposta: o aluno tem que ser capaz de definir as virtudes éticas (morais) como as que são alcançadas pelo exercício contínuo do hábito e as dianoéticas (não morais/intelectuais) como as que são obtidas pelo ensinamento. Entre as primeiras estariam a justiça, a temperança, a lealdade, a honestidade e a fidelidade; já no segundo grupo apareceriam a coragem, a sapiência e a prudência. Os dois grupos se apoiam mutuamente. Por exemplo, é preciso coragem (dianoética) para que se exija publicamente que se faça justiça (ética).BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:
Virtudes éticas (morais)- aquelas as quais chegamos pelo exercício contínuo do hábito, como a justiça, lealdade, honestidade, fidelidade.
Virtudes dianoéticas (intelectuais)- que são obtidas pelo ensinamento, como a coragem, a sapiência e a prudência
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles. STORCK, Alfredo Carlos. Filosofia Medieval. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. (p. 14-15)
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro da disciplina, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos dos aspectos que eram tratados pelos filósofos da antiguidade. Quais assuntos seriam esses? Cite, no mímimo quatro deles, relacionando-os com a religião:
Espera-se que o aluno cite quatro, dos seis itens apresentados a seguir :
O que é o ser?;
Qual é a natureza do pensamento?;
Qual é o sentido da vida?;
Qual é o fundamento dos valores?;
O que é a liberdade?
O que é a política?
A cultura medieval, contudo, sofreu forte influência do cristianismo, uma religião cujos princípios os gregos ignoravam. A religião cristã, em muitos aspectos, era um obstáculo à livre reflexão filosófica. Se, por um lado, muitos pensadores desse período foram condenados por apresentarem ideias contrárias à fé cristã, por outro, inúmeros problemas teológicos serviam como estimulo à reflexão filosófica. A relação entre a religião e a filosofia, portanto, resultou em formas de pensamento bastante originais, nas quais temas antigos – o conhecimento, a étia, a política, a metafísica etc. – passavam a ser vistos sobre nova luz. (p. 31)
Resposta:
Um dos pontos principais do pensamento medieval em relação à filosofia grega antiga diz respeito à relação entre a razão humana e o conhecimento da verdade, pois a cultura medieval sofreu forte influência do cristianismo, uma religião cujos princípios os gregos ignoravam. Para o cristianismo a verdade não é algo, mas alguém: Deus. Temas antigos como o conhecimento, a ética, a política e a metafísica passaram a ser vistos sob nova luz.
Questão 4/5
De acordo com Vasconcelos (2011), Marx e Engels fizeram uma dura crítica à educação escolar de seu tempo. Redija um texto dissertativo relatando que crítica era essa.
Expectativa de resposta: nesse contexto, as famílias eram muito pobres, o que obrigava também as crianças ao trabalho na indústria. Não havia uma frequência regular no comparecimento às aulas. A escola também servia ao propósito capitalista. BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta:
Marx e Engels afirmam que a escola serve aos propósitos mesquinhos da classe capitalista, pois pode ser compara a uma empresa, na qual o professor assume o papel de trabalhador assalariado , cujo produto seria a instrução de jovens e crianças, visando formar mão de obra para o trabalho alienante da indústria.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 As noções matriciais do universo do discurso moderno – na sua dupla vertente racionalista e empirista – geram-se, portanto, nos finais da Idade Média. O método especulativo dissocia a realidade em duas regiões simétricas; a substância aristotélica como sujeito real de predicação sofrerá uma idêntica dissociação. No caso do racionalismo metafísico, ver-se-á reduzida à eidetização de predicativos intelectualmente intuídos (em casos extremos, a substância será a hipostaziação de um predicado essencialíssimo). A metafísica essencialista aparece-nos assim, de acordo com o já referido, como um cântico á substância (o caso mais extremo é o monismo da substância de Espinosa). No caso do empirismo, a substância aristotélica, como sujeito real e activo, será considerada progressivamente como um resto, um resíduo que se difumina (Locke) para desaparecer definitivamente (Hume). A existência fica aqui reduzida a pura posição pontual, à cega facticidade. CANTISTA, Maria José. Filosofia Contemporânea. Universidade do Porto: FLUP, 2006. Disponível em: <http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8095.pdf>. Acesso em 05 jan. 2015. (p. 42)
 Com base no texto e nos conteúdos e livro da discplina, pode-se dizer que a filosofia moderna, em sua origem, apresenta-se em duas grandescorrentes de pensamento: o racionalismo e o empirismo. Nesse sentido, responda: Quais as principais características do Empirismo? E qual foi o mais conhecido filósofo empirista?
Para o empirismo, ao contrário, tudo o que há de verdadeiro na mente humana deve ter passado primeiramente pela experiência. Desse modo, o empirismo privilegia o método indutivo, pelo qual, por meio de experiências particulares, somos capazes de alcançar um conhecimento mais amplo. [...] Em oposição a Descartes, os filósofos emperistas não aceitam a teoria das ideias inatas. Francis Bacon, filósofo empirista inglês do início da Idade Moderna, ao contrário do filósofo francês, enfatiza a importância de coletarmos informações pela experiência para só então submetê-las à razão. [...] (p. 34-35)
Resposta:
Para o empirismo tudo o que há de verdadeiro na mente humana deve ter passado primeiramente pela experiência. O empirismo privilegia o método indutivo, pelo qual, por meio de experiências particulares, somos capazes de alcançar um conhecimento mais amplo.
Filósofo empirista inglês,Francis Bacon.

Outros materiais