A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Projeto - Adulto Esperança

Pré-visualização | Página 1 de 4

Adulto Esperança
Apresentação:
Através de atividades e ações relacionadas ao exercício da cidadania, nosso projeto apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à sustentabilidade, que são de fundamental importância para o futuro de nosso planeta. Ao longo do projeto, abordamos diversos assuntos, tendo como linha unificadora a busca pela sustentabilidade em nossa sociedade, para atingir o equilíbrio de objetivos sociais, ambientais e econômicos, preservando os recursos do planeta para o futuro.
Justificativa
Existe uma grande demanda de pessoas economicamente ativas por conhecimento na área da sustentabilidade. Sabemos que não existe uma oferta que consiga atender a todos, uma vez que muitas escolas e centros de ensino não possuem interesse em educar as pessoas nessa área. Optamos por instruir os adultos pois acreditamos que ao ensinar os conceitos do desenvolvimento sustentável e sustentabilidade eles passarão esse conhecimento adiante, tanto para outros companheiros de trabalho quanto para seus familiares. Constituindo assim um efeito cascata. Com esse efeito, conseguiremos atingir e educar várias famílias e grupos ao mesmo tempo, ajudando a divulgar ainda mais nosso projeto e contribuindo de forma exponencial para o meio ambiente. 
Objetivos
Fornecer condições para que o público-alvo possa refletir criticamente sobre os problemas socioambientais atuais;
Promover a compreensão de que somos todos dependentes dos recursos naturais do planeta e que, portanto, estes devem ser preservados;
Incentivar a valorização da vida, não somente a vida humana, compreendendo também a biodiversidade;
Contribuir para a formação da consciência e do valor do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade, estimulando-os a intervirem positivamente na realidade.
Público-alvo
Nosso público-alvo foi definido devido ao número de adultos em busca de uma melhor educação. Esses adultos estão sendo preparados para prestar o vestibular com o objetivo de ter uma educação mais completa e poder ter um melhor reconhecimento no mercado de trabalho, sempre buscando melhorias próprias e perante a sociedade.
Metodologia
	Objetivo
	Ações
	Atividades
	Conscientizar os alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas sobre a importância do desenvolvimento sustentável e fomentar a vontade de continuar estudando para buscar um futuro melhor.
	01
	Elaboração das atividades e da metodologia de aplicação
	
	
	02
	Buscar escolas que tenham alunos no 3º ano do ensino médio e que aceitem a aplicação do projeto
	Contato direto
	
	
	
	Apresentação do projeto e metodologia
	
	03
	Organização com a escola sobre melhores dias e horários para aplicação do método
	Contato telefônico
	
	04
	Aplicação do método e realização das atividades
	Preparação de materiais
	
	
	
	Aplicação
	
	05
	Receber o feedback da escola
	Contato direto
	
	06
	Verificar a eficácia ao fim do ano
	Verificação dos aprovados
Ações e atividades
Atividades e metodologia
Visando a conscientização de alunos do terceiro ano foi preparado um encontro de aproximadamente uma hora para falar sobre alguns temas específicos, mas toda a atividade de apresentação dos facilitadores e alunos, apresentação dos temas e dinâmicas foram previamente elaborados. É importante que os dois facilitadores sejam de sexos opostos para uma melhor interação com o grupo.
Apresentação
A entrada em sala de aula deve iniciar-se comentando o porquê de estar ali e que o objetivo é “bater um papo” com eles sobre alguns assuntos importantes da atualidade. A primeira atividade de apresentação consiste em mostrar quem somos e tentar conhecer os alunos, para isso foi feita uma apresentação descontraída em que um facilitador se apresenta como se fosse o outro, dizendo para tal, seu nome, o que estuda, o que gosta de fazer e o que espera do futuro. Em seguida os alunos devem sentar em dupla, entrevistar um ao outro e apresentar-se da mesma forma.
Conceitualização
Essa etapa consiste na apresentação das seguintes palavras-chave que vão orientar a passagem de informação ao longo do encontro. Seus significados encontram-se no Anexo I.
Ecossistema; Biosfera; Atmosfera; Solo; Poluição; População; homo sapiens sapiens; desenvolvimento sustentável; efeito estufa; chuva ácida; lixo; reciclagem;
Essa apresentação deve ser feita de forma dinâmica, com os temas interacionados, utilizando para que os recursos materiais disponíveis. Devem ser apresentados de forma clara, instigando a dúvida e a participação da turma.
Teste de perfil socioambiental
Realizar a leitura interpretativa do teste de perfil socioambiental do Anexo II e permitir a turma responder e esclarecer as dúvidas, em seguida calcular os resultados e comentar sobre eles.
Júri simulado
Essa atividade consiste em aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação real, para isso é necessário dividir a turma em três equipes, onde uma delas representará uma equipe de empresários que deseja instalar uma fábrica na cidade deles, a outra um grupo de ambientalistas que são contra a instalação, e o terceiro composto pelos moradores da cidade que deverão ouvir o debate dos dois grupos e optar por um veredito.
O texto com o estudo de caso se encontra no Anexo III
Os facilitadores devem mediar os debates sem interferir na formação de opinião do júri, auxiliar nas dúvidas a respeito dos conceitos e organização da argumentação de cada grupo. Após o debate concluído e as propostas de cada grupo apresentadas, o júri deve se reunir e chegar a um consenso, que pode ser a favor de um dos grupos ou a busca de uma conciliação entre os interesses de ambos.
Ao final da atividade, retomar a organização da sala e reestabelecer a contextualização do projeto, informando que eles estavam pensando em formas de promover o desenvolvimento sustentável.
Árvore dos sonhos
A última atividade consiste em levar tudo o que foi passado para a vida de cada participante.
Desenha-se uma árvore no quadro indicando que os frutos são os sonhos de cada um deles, e pedem-se sugestões para preencher aqueles frutos. A turma participa compartilhando aquilo que gostaria que ocorresse na vida deles, ou como gostariam que fosse a sociedade em que eles vivem. Em seguida, desenham-se as raízes da árvore, e solicita aos alunos sugestões a respeito do que plantar/adubar aquela árvore para que aqueles frutos possam nascer. Sugerir conceitos apresentados no início do encontro ajuda na formação do pensamento.
Com a árvore preenchida, de sonhos e atitudes, encerra-se o encontro dizendo que aqueles sonhos são possíveis, e que só dependem dos alunos plantarem e adubarem suas árvores com aquilo que sugeriram para que os sonhos possam nascer.
Busca de escolas
Contato direto
O público alvo do projeto fica assim definido por discentes do 3º ano da EJA (Educação de Jovens e adultos), de escolas públicas do Município do Rio de Janeiro. 
Selecionar instituições no qual se aplica a modalidade de interesse visando que a mesma se encaixa nos padrões desejados.
Fazer o contato direto com a direção ou responsável disponibilizando informações sobre o projeto e seus objetivos, para consolidar um possível interesse da aplicação do mesmo.
Em consonância com a instituição de ensino o projeto será desenvolvido com parceria e apoio dos mesmos.
Apresentação do projeto e metodologia
Através de conversa informal, expor as ideologias e objetivos que se baseiam no projeto mostrando os benefícios da troca de informações no exercício da cidadania na participação de lutas por uma qualidade de vida e conscientização. Portanto, o tema sustentabilidade vem de encontro as prioridades do nosso dia a dia através de conscientização, informações e atitudes para que todos entendam que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Organização de horários
Os horários serão em consonância com a instituição, visando a disponibilidade e o interesse na viabilização do projeto
Aplicação do método
Materiais
Algumas escolas