A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Projeto - Adulto Esperança

Pré-visualização | Página 2 de 4

públicas são carentes de materiais escolares, por isso é importante levar de casa giz de quadro, um pano para apagar, caneta piloto, água mineral e papel higiênico.
Outros materiais ilustrativos relacionados ao tema também são bem vindos, desde que não prejudiquem a realização do mesmo.
Aplicação
É importante ir bem vestido, mas sem muitos adereços e roupas muito chamativas. Calça jeans, tênis e blusas simples são ideais para manter a sobriedade, evitar a distração dos alunos e não se cansar.
Evitar vocabulário rebuscado e discursos prolixos.
Falar em um tom de voz adequado, nem muito baixo, nem muito alto.
Procurar sempre olhar nos olhos de diversos alunos, para manter o contato físico enquanto fala.
Saber ouvir e entender aquilo que lhe é compartilhado e usar isso como exemplos é uma maneira de inserir os alunos na ideia.
Ser cordial, educado, gentil, humilde e paciente são boas maneiras de levar o encontro.
Feedback
De acordo com as atividades desenvolvidas, espera-se que os alunos sejam aptos a atuarem em seu meio aplicando os conhecimento e habilidades desenvolvidas, baseadas nas informações oferecidas sendo assim construtores e transformadores para um futuro promissor.
Eficácia
Através do trabalho de conscientização e desenvolvimento das atividades, espera-se que os alunos sejam aptos a aplicarem na sociedade em que vive, medidas de intervenções para uma melhor qualidade de vida na construção de cidadãos críticos, criativos e construtivos de um mundo melhor.
Avaliação
	Objetivo
	Ações
	Indicadores
	Fonte de Dados
	Quem / Quando
	Conscientizar dos alunos sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentável.
	Realização das atividades do programa.
	Análise da contribuição do programa na formação da consciência e do valor do desenvolvimento sustentável nos participantes.
	Resultados do Questionário “Atitude Sustentável” realizado no término das atividades.
	Equipe durante a realização das atividades
	Estimular aumento de interesse e melhora no rendimento escolar através da conscientização da importância da educação na qualificação, empregabilidade e construção da cidadania.
	Realização das atividades do programa.
	Análise da contribuição do programa na conscientização da importância da educação.
	Resultados do Questionário realizado no término das atividades.
	Equipe durante a realização das atividades
	
	
	
Análise do desempenho dos alunos atendidos pelo programa na escola e nos processos seletivos de ingresso em cursos de formação superior
	Contato com professores.
Contato com alunos.
	Equipe de Avaliação. Ao final do ano letivo 2012 e começo do ano letivo de 2013.
Projeto Piloto
O projeto piloto foi implantado na turma de EJA de 3º ano do Colégio Estadual Manuel Cícero, localizado na Praça Santos Dumont, 86 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ. O encontro realizado no período noturno foi suficiente para mostrar a funcionalidade do projeto, e receber o feedback esperado pelo grupo, tanto dos alunos quanto das partes envolvidas no projeto.
Equipe:
Integrantes do grupo Invenáveis
Pâmela Souza – Equipe Argilando – Contato com a escola piloto
Sandra Maria Lima – Diretora do Colégio Estadual Manoel Cícero – Escola do projeto piloto
Cronograma
18/08 e 19/08 – Elaboração das atividades
21/08 – Contato com Argilando
24/08 – Contato com o Colégio Estadual Manoel Cícero
27/08 – Apresentação das atividades para diretora do colégio
03/09 – Marcada data para apresentação do piloto
10/09 – Encontro piloto na escola para alunos 3º ano EJA
17/09 – Busca por novas escolas para aplicação
2013 – Verificação de aprovação dos alunos no vestibular
Anexos
I – Palavras Chave
Ecossistema: Designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
Biosfera: É o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. O termo foi criado por analogia com outros conceitos que já existiam para nomear partes da estrutura interna da Terra, tais como litosfera (o conjunto dos sólidos da Terra), atmosfera (o conjunto dos gases da Terra) e hidrosfera (o conjunto das águas da Terra). Seguindo a mesma lógica, o termo biosfera designa o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.
Atmosfera: é uma camada de gases que envolvem um corpo material com massa suficiente. Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. A atmosfera terrestre consiste da superfície até o espaço, da troposfera, da estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. Cada uma destas camadas apresenta gradiente adiabático saturado, definindo as mudanças de temperatura conforme a altura. A nossa atmosfera também protege a vida na Terra impedindo que os nocivos raios ultravioletas do Sol cheguem diretamente ao planeta.
Solo: É um corpo de material não consolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar). É produto do intemperismo sobre um material de origem, cuja transformação se desenvolve em um determinado relevo, clima, bioma e ao longo de um tempo.
Poluição: Por poluição entende-se a introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Os agentes de poluição, normalmente designados por poluentes, podem ser de natureza química, genética, ou sob a forma de energia, como nos casos de luz, calor ou radiação.
População: Define-se como um grupo de indivíduos que acasalam uns com os outros, produzindo descendência.
Homo sapiens sapiens: Humano, é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos. Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo. Outros processos de pensamento de alto nível, como a autoconsciência, a racionalidade e a sapiência, são considerados características que definem uma "pessoa". Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra, principalmente nos continentes e ilhas do planeta. No entanto, outros grupos de indivíduos estão voando em veículos particulares na atmosfera, outros viajando ao longo dos oceanos e até mesmo um pequeno número de indivíduos que vivem na órbita terrestre baixa. Em novembro de 2011, a população humana foi estimada em cerca de 7 bilhões de indivíduos pela Organização das Nações Unidas. Desde o surgimento da civilização, os humanos são uma forma dominante de vida biológica, em termos de distribuição espacial e efeitos sobre a biosfera do planeta.
Desenvolvimento sustentável: O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades,