Buscar

SIMULADO nº 1 ENSINO CLÍNICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO I - TEÓRICO
	
	Simulado: SDE0074_SM_201407052845 V.1 
	Aluno(a): CAMILA ANDRADE SCHMITT
	Matrícula: 201407052845
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 05/04/2016 19:14:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407715924)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	6) O acolhimento tem sido termo utilizado no âmbito dos serviços de saúde ora como triagem sob a lógica biomédica ora como concepção estratégica para a concretização da clínica ampliada. Em relação a esta última idéia de acolhimento, é correto afirmar:
		
	
	b) O acolhimento é uma tecnologia do encontro trabalhador-usuário que busca garantir o sistema de queixa conduta de forma qualificada.
	 
	d) O acolhimento significa antes de tudo a produção da humanização da relação instituição/profissional-usuário garantindo a escuta qualificada das demandas e buscando-se ressignificar o cuidado em saúde.
	
	a) O acolhimento é uma estratégia que busca garantir o acesso de todos os usuários ao serviço de saúde levando-se em conta o aumento quantitativo dos atendimentos médicos.
	
	c) Os trabalhadores da equipe de saúde devem ser responsáveis pela manutenção contínua do acolhimento, sendo de responsabilidade de auxiliares de enfermagem, enfermeiros e agente comunitários de saúde tal tarefa.
	
	e) O acolhimento é uma estratégia que busca garantir o acesso de todos os usuários ao serviço de saúde levando-se em conta o aumento quantitativo dos atendimentos dos enfermeiros.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201407267975)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Este termo está associado a um ¿conjunto de valores¿ e a um ¿conjunto de estratégias¿. Essa carta está pautada em 5 campos de ação. Assinale a EXCEÇÃO:
		
	 
	Centralização dos serviços de saúde
	
	Desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais,
	
	Reforço da ação comunitária,
	
	Ambientes favoráveis à saúde,
	
	Políticas públicas saudáveis,
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201407790216)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à organização do SUS é incorreto afirmar:
		
	 
	Pode-se dividir as esferas de atendimento como terciária, secundária e primária correspondendo à esfera terciária os chamados centros de saúde (a saúde em nível de distritos).
	
	O detalhamento das diretrizes e das modalidades operacionais previstas para esse sistema foram regulamentadas pelas leis 8080 de 1990 e 8142 de 1991 conhecidas como Lei Orgânica da Saúde (LOS).
	
	Possui como objetivo a universalização da assistência, ou seja, busca o combate à pobreza e principalmente a exclusão social.
	 
	Está organizado ao nível das três esferas governamentais como serviço público de saúde (federal, estadual e municipal) competindo a cada esfera sua organização ao seu nível, ou seja, à esfera federal compete a formulação de políticas nacionais, à estadual, políticas estaduais de saúde e à municipal, políticas municipais de saúde.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201407268050)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A promoção da saúde, como vem sendo entendida nas últimas décadas, representa uma estratégia promissora para enfrentar os diversos problemas de saúde que afetam as populações. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como produto final uma Carta de intenção, que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das ideias de promoção da saúde em todo o mundo, essa Carta define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Assinale qual Conferência produziu essa Carta.
		
	
	Adelaide
	
	Sundsval
	
	Jakarta
	 
	Alma Ata
	 
	Ottawa
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201407790223)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher apresenta objetivos, metas, ações e estratégias para atingir os princípios de humanização e de qualidade da atenção. Dentre outros, pode-se citar: "a capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadas à usuária e à comunidade" (Brasil, 2004). É relevante para essa capacitação considerar que: I. a redução da morbi-mortalidade pelo câncer de mama requer do enfermeiro domínio da técnica do exame clínico e conhecimentos para incentivar a realização do auto-exame pelas mulheres; ação de eficácia cientificamente comprovada na prevenção primária da doença. II. a vulnerabilidade para o câncer de colo de útero pode ser representada pela falta de conhecimento, portanto, não basta ao enfermeiro incrementar a oferta de colpocitologia oncótica na rede básica, é preciso sensibilizar e mobilizar a população feminina para a prática do autocuidado e do sexo seguro. III. a assistência em planejamento familiar demanda fornecimento de anticoncepcionais e acompanhamento das usuárias, além de promoção de ações de educação em saúde e aconselhamento sobre concepção e anticoncepção, visando à escolha livre e informada das opções disponíveis tanto para os homens quanto para as mulheres. IV. a redução da vulnerabilidade aos agravos à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes requer desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade na perspectiva de gênero, classe e diferença social, de modo que a informação resulte em comportamento adolescente socialmente desejável. Está correto APENAS o que se afirma em:
		
	
	III e IV.
	 
	I e IV.
	
	II e IV.
	 
	II e III.
	
	I e II.

Outros materiais