Buscar

LISTA DE EXERCÍCIOS – ANTÍGENOS E ANTICORPOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS – ANTÍGENOS E ANTICORPOS
O QUE É ANTÍGENO E QUAL A DIFERENÇA ENTRE ANTIGENICIDADE E IMUNOGENICIDADE? 
R: Antígeno é qualquer substância que pode ser especificamente ligada a uma molécula de anticorpo ou receptor linfócito T.
Imunogenicidade: capacidade de induzir respostas imunes adaptativas.
Antigenicidade: capacidade de reagir com os anticorpos específicos.
QUAIS OS QUATRO FATORES QUE DETERMINAM A IMUNOGENICIDADE DE UM ANTÍGENO? 
R: Peso molecular (moléculas maiores são mais imunogênicas), natureza química e complexidade estrutural, constituição genética do indivíduo (genes reguladores de resposta imune) e relação filogenética (parentesco evolutivo entre o doador e o receptor do antígeno).
A RESPOSTA IMUNE HUMORAL CARACTERIZA-SE PELA PRODUÇÃO DE ANTICORPOS POLICLONAIS, MAS CADA UM COM ESPECIFICIDADE MONOCLONAL. EXPLIQUE ESSA AFIRMAÇÃO. 
R: Anticorpos são produzidos a partir de vários clones de linfócitos B.
DE QUE MANEIRA OS HAPTENOS PODEM ESTIMULAR RESPOSTAS IMUNES ADAPTATIVAS? EXEMPLIFIQUE COM UMA IMPORTÂNCIA MÉDICA/CLÍNICA ESSA RESPOSTA. 
R: Estimulam quando ligados a uma molécula maior, chamada “carreadora” – em geral, são proteínas das membranas celulares. Certos medicamentos podem gerar haptenos, entre eles estão metildopa, penicilina, dipirona, e outros.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALOANTÍGENOS E ISOANTÍGENOS? 
R: Aloantígenos: diferem indivíduos da mesma espécie, mas geneticamente iguais.
Isoantígenos: antígenos de indivíduos geneticamente idênticos.
O QUE SÃO ANTÍGENOS RECOMBINANTES? CITE UM EXEMPLO DE USO DOS MESMOS. 
R: Produzidos através da tecnologia do DNA recombinante, utilizando-se da combinação de genes que são expressos em diferentes hospedeiros. São utilizados para diagnóstico – aumentam a sensibilidade e especificidade dos testes, comparados ao antígenos naturais. 
EXPLIQUE O QUE SÃO ANTICORPOS SECRETADOS E ANTICORPOS ANCORADOS E SUAS FUNÇÕES. 
R: Anticorpos secretados: residem na circulação, nos tecidos e nas mucosas. Neutralizam toxinas, impedem entrada e disseminação de patógenos, eliminam MO.
Anticorpos ancorados: atuam como receptores de antígenos. O reconhecimento do antígeno pelo anticorpo ligados à membrana em linfócitos B virgens (naive) ativa essas células – início da resposta humoral.
ESTRUTURALMENTE, COMO É COMPOSTO UM ANTICORPO? QUAL O LOCAL DE LIGAÇÃO COM O EPÍTOPO? 
R: A molécula de anticorpo é formada pelos sítios de ligação ao antígeno, pela região variável e região constante, cadeias leves e pesadas. É formada pela combinação de quatro cadeias de aminoácidos, sendo duas do tipo leve e duas do tipo pesada. Cada uma das cadeias leve e pesada possui sequências de aminoácidos variável e constantes. Além disso, cada molécula de anticorpo possui fragmentos FAb e FC. A cadeia pesada define a qual classe pertence a molécula de anticorpo. O local de ligação com o epítopo é o fragmento Fab.
QUAIS AS 5 CLASSES DE IMUNOGLOBULINAS (ANTICORPOS)? 
R: IgM: 1o anticorpo a ser produzido após o contato inicial com um novo antígeno. Predomina na resposta primária e está relacionada a infecções recentes. Presente no plasma e na linfa. Neutraliza toxinas, opsoniza bactérias, vírus e ativa o complemento.
IgG: predomina na resposta secundária e está relacionada a infecções não recentes ou imunidade. Presente no plasma e na linfa. Neutraliza toxinas, opsoniza bactérias e vírus e ativa o complemento. Atravessa a placenta e confere imunidade passiva natural ao feto. Anticorpo mais abundante no plasma.
IgA: monomérica (plasmática ou sérica) – presente no plasma e na linfa. Neutraliza toxinas e opsoniza bactérias e vírus. Dimérica (secretora) – predomina nas secreções e no leite materno, conferindo imunidade passiva natural ao recém nascido. Neutraliza toxinas e opsoniza bactérias e vírus. Possui um componente secretório (ajuda no transporte de IgA nas secreções e também a proteger o IgA da quebra por enzimas proteolíticas, encontradas nas secreções).
IgE: produzida contra parasitas e alergenos ambientais. É mediadora das reações anafiláticas pois liga-se a mastócitos e basófilos para liberar histamina. É a Ig em menor concentração no plasma.
IgD: atua como receptor de antígenos (BCR) dos linfócitos B.
QUAIS AS 3 FUNÇÕES EFETORAS DOS ANTICORPOS? 
R: Fixação e ativação de complemento – Induz a lise de células pelo complemento. Poder de ligação a vários tipos celulares – Células fagocíticas, linfócitos, mastócitos, basófilos, eosinófilos e outros tipos celulares possuem receptores de ligação para e tal ligação (pode ativar essas células para desenvolverem alguma função). Algumas imunoglobulinas têm o poder de se ligar a receptores no trofoblasto na placenta. Esta ligação resulta na transferência de imunoglobulinas maternas para o feto através da placenta, promovendo imunidade humoral ao recém nascido. 
11) CITE QUAL A CLASSE DO ANTICORPOS CORRESPONDENTE: 
A) Principal imunoglobulina (Ig) relacionada a resposta primária/infecções agudas: IgM 
B) Ig que atua apenas como receptor dos linfócitos B: IgD
C) Ig dimérica relacionada a secreções e mucosas: IgA dimérica
D) Principal anticorpo de memória que atravessa a barreira placentária: IgG
E) Anticorpo produzido em infecções parasitárias intestinais e alergias: IgE

Continue navegando