Buscar

AP Relações Trabalhista e Sindicais 2016

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	
		
	GST0527_SM_201408456877 V.1
sexta-feira, 29 de abril de 2016 (11:16)
	   »  de 50 min.
	Aluno: PAULO ALEXANDRE DE SOUZA BATISTA
	Matrícula: 201408456877
	Disciplina: GST0527 - RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (GT) / SM
	
	
		1.
		No século XVII, além do desenvolvimento das máquinas, ocorreu, também, o desenvolvimento dos transportes, surgindo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	As grandes embarcações;
	
	
	As grandes rodovias;
	
	
	As locomotivas a vapor;
	
	
	Os trens elétricos;
	
	
		2.
		A classe trabalhadora durante muitos anos foi dominada, permanecendo até que os trabalhadores conquistassem seu espaço de luta. No Governo de Getúlio Vargas os direitos dos trabalhadores foram consolidados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os contornos maiores ao movimento sindical brasileiro. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O Ministro do Trabalho Lindolfo Collor através de um Decreto-Lei criou as amarras do movimento sindical por meio do controle financeiro, porém, com a Constituição Federal de 1988 este controle deixou de existir;
	
	
	Os congressos operários surgidos no Rio de Janeiro tiverem apoio das autoridades constituídas, que facilitaram a participação dos líderes sindicais;
	
	
	Os sindicatos resistiram a legalização imposta pelo Governo e mesmo assim, conseguiram avanços como o limite da carga horária diária em 8 horas e o descanso semanal remunerado;
	
	
	Os sindicatos no Brasil foram criados em 1943 e possuem alguns aspectos que não devem ser repensados, tais como a unicidade e a contribuição sindical.
	
	
	No período do governo militar, apesar da repressão existente, as lutas sindicais aumentaram fortalecendo o movimento sindical;
	
	
		3.
		São considerados princípios específicos de Direito Coletivo do Trabalho, EXCETO:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Liberdade sindical
	
	
	Autonomia privada coletiva
	
	
	Desnível dos contratantes coletivo
	
	
	Equivalência dos contratantes coletivos
	
	
	Pluralismo Jurídico
	
	
		4.
		A liberdade sindical também compreende o direito de ingressar e retirar-se dos sindicatos. Sendo assim, os interesses profissionais ou econômicos serão dos empregados, dos empregadores e dos trabalhadores autônomos. A liberdade sindical caracteriza-se pela impossibilidade de intervenção estatal na organização, criação e dissolução do sindicato. Podemos dizer então que liberdade sindical é o mesmo que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Acordo sindical
	
	
	Unicidade sindical
	
	
	Autonomia sindical
	
	
	Intervenção sindical
	
	
	Pluralidade sindical
	
	
		5.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988, os sindicatos são considerados associações de base ou de primeiro grau, por estarem:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Diretamente ligados aos trabalhadores, sendo incompetentes pela negociação coletiva;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Indiretamente ligados aos trabalhadores, sendo os competentes pela negociação coletiva;
	
	
	Diretamente ligados aos trabalhadores, sendo os competentes pela negociação coletiva;
	
	
	Diretamente ligados apenas aos associados, sendo competentes para a negociação coletiva de seus interesses;
	
	
		6.
		Analise as afirmações e assinale a alternativa correta: I. Por ser direito fundamental, a sindicalização é considerada obrigatória pela legislação brasileira; II. O Direito Coletivo é construído a partir da relação entre seres teoricamente equivalentes, pois os trabalhadores sempre estarão representados por seu sindicato; III. Os sindicatos são Pessoas Jurídicas de Direito Privado e representam apenas os seus filiados.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas
	
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	
	Apenas alternativa II está correta
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	
		7.
		A contribuição sindical (artigo 578 e 610 da CLT)
		Quest.: 7
	
	
	
	
	Não é obrigatória e não tem natureza jurídica tributária
	
	
	Não é obrigatória
	
	
	É obrigatória e tem natureza jurídica tributária
	
	
	É obrigatória e não tem natureza jurídica tributária
	
	
	Depende da vontade do empregado em recolhê-la
	
	
		8.
		Sobre mandado de segurança marque a opção correta:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:  Partido político com representação no Congresso Nacional; Organização Sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional;
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por Partido político com representação no Congresso Nacional e jamais por Organização Sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados e jamais por partido político com representação no Congresso Nacional.
	
	
	O mandado de segurança coletivo somente pode ser impetrado por Organização Sindical;
	
	
		9.
		Analise as opções abaixo e marque a opção incorreta sobre o delegado sindical:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	O delegado sindical possui estabilidade no emprego.
	
	
	O delgado sindical deve representar os trabalhadores junto ao sindicato;
	
	
	O delegado sindical deverá dar apoio integral às lutas dos trabalhadores;
	
	
	O delegado sindical deve fazer a distribuição interna de todas as comunicações que sejam do interesse dos trabalhadores.
	
	
	O delegado sindical deve estar pronto para debater individual e coletivamente, organizando as listas de reivindicações, críticas ou sugestões, que devem ser encaminhadas ao sindicato e aos empresários ou a seus representantes legais, para obter melhores condições de trabalho;
	
	
		10.
		Marque a opção correta sobre representação de trabalhadores nas empresas:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	O representante jamais poderá exercer qualquer fiscalização trabalhista dentro da empresa, nem verificar o fiel cumprimento da legislação e das normas coletivas de trabalho da respectiva categoria.
	
	
	A representação não torna possível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo impossível o debater possíveis melhorias nas condições de trabalho e nos salários a serem pagos.
	
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é dirimir conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, minimizando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.
	
	
	A representação torna impossível a negociação direta dos trabalhadores com a empresa, sendo somente possível discutir possíveis perdas nas melhorias das condições de trabalho.
	
	
	O principal objetivo das representações internas de trabalhadores nas empresas é criar conflitos oriundos das relações de trabalho no âmbito da empresa, aumentando os processos a serem ajuizados na Justiça do Trabalho.

Continue navegando