Buscar

ENTREVISTA REALIZADA com CONTADOR EM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREVISTA REALIZADA HOJE 07/04 2016 AS 17:30 HS
CONTABILIDADE – R2 SERVIÇOS CONTABEIS 
Rua Ernesto Dantas (sobre a Cacau Show).
Dados do Escritório: Contabilidade R2 Serviços e Consultoria
End: Rua Ernesto Dantas, 126, Rua Ernesto Dantas, Centro, Vitória Da Conquista, BA.
1 ANO DE FUNDAÇÃO: 06 Anos
2 Quantidade Funcionários: 04 Funcionários
3 Quantidade de Sócios: 02 Sócios
4- Formação dos Sócios - 3º Grau em Ciências Contábeis
5- Grau de Formação do Entrevistado - 3º Grau Completo
6- Nome do Entrevistado - Raeldson Silva
II) Roteiro de Entrevistas - 
Como o contador vê seu papel na Sociedade??:
R- “Temos a Vida do Cliente nas Mãos.” O cliente em termos usuais pode “Viver ou Morrer”, pois diante do cenário que a empresa apresentar, o contador tem os recursos para planejar, orientar, detectar, elaborar, cortar gastos, indicar dentro da legalidade o que deve ser feito para sobrevivência e manutenção da mesma. O Escritório de advocacia é o pulmão de uma empresa.
Como o seu cliente acredita que deve se a função do contador perante a empresa?
R- Existem 2 Perfis de Clientes: 
1 – Sabe como o Contador tem o devido valor e entende que o Contador é ferramenta de apoio e desenvolvimento de qualquer empresa.
2- Existem também aqueles que só enxergam o contador como uma mera ferramenta e que é pago para isso e que não estão realizando mais que a obrigação e o dever que um prestador de serviço merece
ENTREVISTA REALIZADA HOJE 07/04/2016 AS 17:30 HS
CONTABILIDADE – R2 SERVIÇOS CONTABEIS – Rua Ernesto Dantas (sobre a Cacau Show).
Rua Ernesto Dantas, 126, Rua Ernesto Dantas, Centro, 
Vitória Da Conquista, BA.
c) Como é possível ao contador precifica seu serviço? Quais são os mecanismo usados em cálculos??
¨R- A maioria dos recurso atuais dependem de um Sistema de informação ou (PC). Deles partem bons programas onde são lançados o recebimentos e as despesas. Porém em caso de dúvidas e percepção de alteração nos resultados, neste escritório de contabilidade nós utilizamos a velha FERRAMENTA de Calcular e se necessário lápis e Calculadora.
d) Vantagens e desvantagens do Exame de suficiência??
R- É nos dias de hoje uma ferramenta que facilita aos dados que são lançados no mercado pois cada pessoa têm sua identidade digital (CNPJ) em um registro nacional e que podemos acessar pelo computador, más para isso também os contadores necessitam do CRC pois a fiscalização nos últimos 07 anos vem crescido brutalmente e caso peguem uma contabilidade com um desses cursos de nível superior, podemos ter as portas fechadas, Entretanto existem contabilidades que conseguiriam sim passar sem esse profissional contábil, pois temos experiência com todo o trabalho realizado e a internet é uma grande ferramenta más o Escritório contábil sem o CRC é como o médico sem CRM: Conhece, domina o assunto más é ilegal exercer a profissão.
e) O que é a responsabilidade solidária do Contabilista! E a Declaração do Administrador que está site do CFC?
R- RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA, o contabilista assume, juntamente com o seu cliente, a responsabilidade por atos dolosos, perante terceiros. 
Desta forma, balanços falsos/simulados implicam a responsabilidade do profissional da contabilidade junto com o administrador por dolo, isto em todas as situações possíveis, compreendendo, ações na JUSTIÇA CÍVEL, relativamente ao direito societário/comercial, ambiental, trabalhista, previdenciário e fiscal e ações na JUSTIÇA CRIMINAL, destacando em especial pela inobservância ao previsto no artigo 342 do Código Penal que trata do falso testemunho ou falsa perícia.
R) Declaração do Administrador – A norma e hoje lei da NBC T 11.17 - Carta de Responsabilidade da Administração o Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, considerando que as Normas Brasileiras de Contabilidade e as suas Interpretações Técnicas constituem corpo de doutrina contábil, que estabelece regras de procedimentos técnicos a serem observados quando da realização de trabalhos e considerando também a constante evolução e a crescente importância da auditoria, que exige atualização e aprimoramento das normas endereçadas a sua regência, de modo a manter permanente justaposição e ajustamento entre o trabalho a ser realizado e o modo ou o processo dessa realização. Levando em conta que a forma adotada de fazer uso de trabalhos de instituições com as quais o Conselho Federal de Contabilidade mantém relações regulares e oficiais está de acordo com as diretrizes constantes dessas relações a partir dessas observações o Grupo de Estudo para Auditoria instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade, em conjunto com o IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, atendendo ao que está disposto no Art. 3º da Resolução CFC nº 751, de 29 de dezembro de 1993, que recebeu nova redação pela Resolução CFC nº 980, de 24 de outubro de 2003, elaborou a NBC T 11.17 - Carta de Responsabilidade da Administração.
f) Qual a importância da formação do profissional contábil ou cientista para a contabilidade e as relações sociais, ética e diversidade cultural pais como um todo?
R- O cientista em contábeis tem uma formação mais completas com o fator das Relações Humanas e o próprio treinamento do mesmo para enfrentar essas dificuldades. O contador tem que conhecer um pouco de Psicologia pois recebemos diversas pessoas de várias classes sociais. Então a formação deste profissional do nível superior necessita todo um preparo nas relações Sociais.
g) – O Contador que é um cientista social qual é o papel dele com a Ética e o combate a corrupção?
R- O que nós profissionais de contabilidade mais atuamos é colocar nas mãos da empresa, dados, impostos e taxas, vencimento de titulo e tributos e evitar que ocorram um ato muito parecido que vemos no governo de hoje, que são as conhecidas pedaladas fiscais. Ainda nessa área o Contador com as Empresas é o responsável direto para colocar, informar vencimentos e o que a falta de pagamentos dos mesmos podem acarretar de prejuízo, multa, juros entre outros diversos problemas que podem ocorrer a nível jurídico com a empresa.
h) Em época de crise o contador é visto como custo ou investimento!??
R- Nós acreditamos que diante de qualquer situação o escritório contábil é necessário e imprescindível para o bom andamento das contas de uma empresa entretanto alguns Empresários da área ainda acham desnecessário ter um contador para conseguir um CNPJ, esses últimos são Minoria.
Considerando o momento delicado que nosso pais vive, aos olhos do profissional contábil isso é lucro ou prejuízo para área??
R- Com certeza é uma ameaça e prejuízo para o Contador pois diminui a circulação do capital, aumenta o fechamento de empresas e com isso diminui bastante o trabalho contábil. Gera prejuízo a todos os setores exemplo: Saúde, Economia, educação ou seja em termos gerais todos somos prejudicados.
J) Como o contador pode ajudar uma empresa a crescer e melhorar os gastos bem como a concorrência com as demais empresas?
Isso nós delegamos mais a Assessoria Contábil, que analisa o mercado, o local, os concorrentes e também como dentro da lei pagar os impostos corretamente, Pessoas microempreendedoras vem do Sebrae com pouquíssima noção de gastos, custos, faturamento, ativo passivo e portanto essa é a função do contador, ele passa a ser um empreendedor para um bom desempenho da empresa que abre!
Entrevistador – Flávio Antônio Flores Dantas
Foram relatados por profissionais de contabilidade que existem meios de burlar a legislação e ainda deu um exemplo atual que é as “Pedaladas Fiscais” más a índole e a reputação do contador é que fala mais alto nessa hora. Existem ainda na Lei brechas que a legislação deixa más com o certificado digital a rede de computadores tem muito mais controle sobre qualquer tentativa de burlar a lei!

Outros materiais