Questionário Filme O Óleo de Lorenzo
1 pág.

Questionário Filme O Óleo de Lorenzo


DisciplinaGenética I14.453 materiais496.840 seguidores
Pré-visualização1 página
FILME ÓLEO DE LORENZO

Questões

O que é a doença?
É uma enfermidade de origem genética, rara, englobada dentro do grupo das leucodistrofias, responsável por afetar o cromossomo X, sendo esta uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo, transmitida pelas mulheres portadoras e que acomete quase que exclusivamente os homens.
A pessoa que possui a ADL tem um acumulo de ácidos graxos de cadeia altamente longa formada por 24 a 26 átomos de carbono no organismo, especialmente no cérebro e nas glândulas supra renais. Este acúmulo está relacionado ao processo de desmielinização dos axônios acometendo as transmissões dos impulsos nervosos e a insuficiência adrenal.
Os sintomas da adrenoleucodistrofia vão surgindo aos poucos. O indivíduo perde a função adrenal, a capacidades de falar, interagir, tem que usar óculos devido ao estrabismo, tem dificuldades para andar, passa a se alimentar através de uma sonda, tem muitas convulsões, em pouco tempo o indivíduo fica como que em estado de coma, pois seu corpo não consegue se manter sozinho, necessitando da ajuda de aparelhos. (demência, cegueira, surdez, espasmos, rigidez dos movimentos, morte). Atinge na maioria das vezes meninos entre 5 e 10 anos.
O tratamento da adrenoleucodistrofia hoje é feito com o uso de hormônios das glândulas adrenais e com o óleo de Lorenzo, para retardar a evolução da doença. Fisioterapia e psicoterapia também são indicadas.

Tipo de herança e como se dá a transmissão da doença?
É uma doença de herança hereditária que afeta cromossomo X, portanto herança do sexo, de caráter recessivo, quem apenas porta a doença é a mãe que transmite para os filhos do sexo masculino.

Porque somente os meninos são afetados?
Como a doença é transmitida pelo cromossomo X se uma menina nasce portadora do cromossomo defeituoso X, ela não terá a doença porque ainda tem um X normal, já que mulheres são XX.
Se um menino nasce portador do cromossomo defeituoso Y, ele desenvolverá a doença, pois ele não tem outro X, só tem outro Y. Por isso a doença é dominante para homens.

O que é biossíntese? Como os Odone relacionaram isso à doença do filho?
Biossíntese é uma reposição energética do organismo, a qual faz com que o nosso corpo esteja sempre sintetizando lipídios. A relação dos Odone foi que a produção de ácidos graxos da cadeia longa se tornava maior que a produção de gorduras da outra cadeia, o que os levou a crer que a mesma enzima produzia ambas as gorduras, sendo assim apenas se diminuíssem o consumo de óleo de soja a biossíntese fazia com que a enzima sintetizasse mais lipídios para a compensação, o que os levaram ao Óleo de Lorenzo.

Lorenzo foi submetido a uma dieta em que foi cortado todo tipo de gordura que levaria a formação de cadeias longas de ácidos graxos, porem estes continuavam a se acumular no organismo. Por quê? Qual foi o exemplo usado por Augusto Odone (o pai) para explicar isso?
As gorduras eram produzidas pela mesma enzima, portanto não adiantava cortar o consumo de gorduras pois a Biossíntese compensava a perda acelerando a síntese. O exemplo dado foi a da pia, onde quando paramos de encher a pia com água de uma fonte externa uma torneira interna abre sozinha para compensar.
	

Como a dieta baseada no \u201cóleo de Lorenzo\u201d afeta a progressão dessa doença?
Diminui as gorduras que corroem a mielina no sistema nervoso central e que causam a doença.

Porque a família Odone propôs um simpósio sobre a doença? Qual a importância desse simpósio?
A família Odone começou a pesquisar sobre a doença por conta própria, pois a mesma não recebia devida importância em estudos por ser uma doença rara. Sendo assim estudaram o funcionamento da doença e do organismo humano e buscaram informações em várias publicações do mundo inteiro.
Marcaram um simpósio para tentar deixar a doença mais conhecida (no caso de como ela funciona e como pode ser reduzida ou até mesmo evitada) e buscar informações de pesquisadores para a cura da doença.
Tal simpósio seria importante para que as pessoas que procuravam por respostas tivessem essas respostas, e também para que pudessem buscar mais informações sobre a doença, sobre formas de tratamento, enfim. Até para que ela se tornasse mais conhecida.

O que acontece com os neurônios e o sistema nervoso em geral de uma pessoa com ALD?
O acúmulo de ácidos graxos no cérebro resulta na corrosão da mielina dos axônios, acometendo as transmissões dos impulsos nervosos e a insuficiência adrenal. Isso faz com que os demais sistemas comecem a se deteriorar, pois sem o sistema nervoso central, nada funciona.

Fale sobre a contradição do saber científico acumulado pela academia e o saber não reconhecido no ambiente acadêmico.
A ciência não pode fazer experiências diretas com um ser humano, e sim após longos períodos de estudos e experimentos em animais em laboratórios. Mas o pai de Lorenzo se negou a esperar tanto tempo de experiências, sendo que nesse período iria ver seu filho morrer um pouco a cada dia, e assim resolveu estudar a doença por conta própria aplicando os experimentos diretamente em humanos.
O Sr. Odone passou por dificuldades ao realizar esses estudos e experimentos, pois a academia não aceitava que um \u201cleigo\u201d estivesse tomando parte de estudos que deveriam ser feitos somente por cientistas formados e capacitados.

Como o Sr. Odone descreve o mecanismo da doença (síntese compensatória)?
O Sr Odone fazia uma analogia entre uma pia de cozinha com duas torneiras e o organismo de Lorenzo: a pia de cozinha seria o organismo, por uma das torneiras \u201centram\u201d os ácidos graxos provenientes da dieta, pela outra \u201centram\u201d os ácidos graxos provenientes da biossíntese. O ralo da pia representa a enzima que degrada essas gorduras e que está ausente nas pessoas com ADL. O Sr. Odone também usou clipes de papel para representar os mecanismos de biossíntese e a degradação das cadeias de ácidos graxos.

Com o uso do óleo de Lorenzo poderá ter meninas afetadas? Justifique:
Não, pois a ADL é um doença que se encontra no cromossomo X, sendo que as mulheres são apenas portadoras, e não apresentam os sintomas da doença. Se ela tomar o óleo ou não nunca irá desenvolver nada de sintomas.

Relate os diferentes exemplos de persistência mostrados no filme.
O primeiro exemplo é o da busca persistente do pai e da mãe de Lorenzo em adquirir conhecimento para entender a doença e encontrar meio de cura ou tratamentos para minimizar o sofrimento de seu filho.
O segundo exemplo é o da mãe de Lorenzo em dar atenção a ele de forma imensa, e de acreditar que ele voltaria a ter uma vida normal.
E o terceiro exemplo é a persistência de Lorenzo quanto à vontade de viver.