Buscar

ensaio meili

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 –INTRODUÇÃO:
Atualmente, as escolas têm encontrado dificuldades para motivar seus alunos a adquirir conhecimento de forma proveitosa e satisfatória.
Essa desmotivação é encontradaprincipalmente no ensino médio quando os alunos aparentam estar decepcionados com o ensino e focados unicamente em concluir o curso.
A tecnologia é o que parece liga-los uns aos outros, a internet junto com as redes sociais, tornaram possível a conectividade dos mesmos, pensando nisso, o presente trabalho propõe juntar a tecnologia da internet, através do uso dememes, com o ensino-aprendizagem de intertextualidade no Ensino Médio.
2 -ENSAIO:O uso dosmemesno ensino de intertextualidade no Ensino Médio
A internet é uma poderosa tecnologia que tem ligado milhares de pessoas umas as outras, através de sua plataforma. Há uma gama de possibilidades do que pode ser feito nela, que está sempre em constante movimento, constante mudança e aprimoramento. Essa descrição pode ser também atribuídaàlinguagem,que também se dá processualmente.
Aliados, tecnologia e linguagem podem trazer ao ensino-aprendizagem uma nova abordagem, uma abordagem que seja mais moderna e menos tradicional.
É possível com elas tornar a sala de aula um ambiente divertido e ainda mais educativo.Dessa forma,se usarmos a tecnologia através dosmemes, e a linguagem através do ensino de intertextualidade,pode-se aplicar tal teoria, e acompanhar seus resultados.
Sabe-se que a intertextualidade, muito estudada dentro da linguística textual, nada mais é que a ideia de um texto remeter a outro (MELHORAR CONCEITO).
E que osmemes da internetDiferente doMemede Dawkins,são conceitos que se propagam e repetem-se entre os usuários da internet, pode ser em forma de vídeos, imagens, frases, etc... Possuem também um caráter humorístico. (MELHORAR CONCEITO)
	Ao quebrarmos a barreira tradicionalista que separa a escola dos alunos, os alunos passam a interessar-se mais pelo ensino, e encontram-se inseridos no contexto proposto. Trabalhando com a tecnologia as aulas tornam-se mais dinâmicas e divertidas. Sobre isso SOUZA (2010), afirma:
Com a mídia eletrônica as informações são transmitidas não somente pelos meios tradicionais impressos, televisivo ou a rádio. Atualmente, a sociedade moderna e suas novasgerações deixaram de ser unilateral, mero receptáculo de informações, e passaram a interagir e dar múltiplos significados as leituras com o uso das mídias digitais. Nesse contexto, o hipertexto e os alunos, dessa sociedade moderna, têm uma relação de interação significativa e cabe à escola ser a mediadora entre eles para que o alunado não absorva somente o banal do universo de informações, mas que seja explorada em sua plenitude buscando o desenvolvimento critico-reflexivo do aluno. (SOUZA, 2010. p.3)
Sendo assim, primeiro deve-se lembrar ao aluno a importância do conceito de intertextualidade, e o quanto esse conceito está ligado a outros como a coesão, a coerência, o hipertexto...
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MEILI, A. Os memes no Youtube: uma aplicação da intertextualidade como categoria analítica. Comunicação & Sociedade, Vol. 25, n. 32, 2014.
SOUZA, I. C.; CONCEIÇÃO, R. S. O Hipertexto como ferramenta de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e sua utilização nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, de 2010 a 2014. 8o Encontro Nacional de Formação de Professores. v. 8, n.1., 2010.
Komesu, Fabiana Cristina; Tenani, Luciani Ester. Práticas de letramento/escrita em contexto da tecnologia digital. Eutomia, v. 1, n. 3, p. 1-15, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/122797>
Vieira, Iúta Lerche. "Tecnologia eletrônica e letramento digital: um inventário da pesquisa nascente no Brasil." Revista Brasileira de Linguística Aplicada4.1 (2004): 251-276.
CHAVES, Eduardo OC. Tecnologia na educação. Ensino à Distância e Aprendizagem Mediada pela Tecnologia: Conceituação básica.[Em linha] Disponível em www. edutecnet. com. br [Consultado em 26/11/2015], 1999.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: A RELEVÂNCIA DO ENFOQUE CTS PARA O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO Science, Technology and Society: the importance of the STS view to high school context. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
PRENSKY, M.. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. CONJECTURA: filosofia e educação, América do Norte, 15, ago. 2010. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/335/289. Acesso em: 26 Nov. 2015.
REZENDE, Luiz Augusto; STRUCHINER, Miriam. Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia.Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 45-66, mar. 2009. ISSN 1982-5153. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37914/28951>. Acesso em: 26 nov. 2015. doi:http://dx.doi.org/10.5007/37914.
		
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR/ UV
Curso de Letras – 2ª série – Disciplina: Língua portuguesa
Profa.: Angela Meili
Acadêmica: Emanuelle Moreira de Lima

Outros materiais