Buscar

Conhecimentos sobre Cosméticos e Dermatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cosmeto
	
	
		1.
		Na RDC 211, de 14 de julho de 2005, a ANVISA classifica os desodorantes axilares ( exceto os antitranspirantes ) como produtos de grau 1, ou seja, produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes cuja formulação com a definição adotada naquela RDC e que se caracterizam por possuírem propriedades básicas ou elementares, cuja comprovação não seja inicialmente necessária e não requeiram afirmações detalhadas quanto ao seu modo de usar e suas restrições de uso, devido às características intrínsecas do produto. Para entender as diferenças de ação entre desodorantes e antitranspirantes, é necessário o conhecimento dos processos envolvidos na liberação do suor axilar e o surgimento dos odores desagradáveis. Analise as seguintes informações: I-O suor axilar é composto apenas de secreção apócrina, essencialmente lipófila. II-O suor recém-liberado das glândulas é inodoro e estéril. III-A causa principal do odor desagradável é a degradação de compostos do suor por microorganismos da flora axilar. IV-A secreção écrina é composta basicamente por água e eletrólitos. Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):
		Quest.: 1
	
	
	
	
	IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	I, apenas
	
	
	I, II.
	
	
	I, II e IV.
	
	
		2.
		Segundo as lesões apresentadas, a acne pode ser classificada em: I- Acne comedonal ou grau I. II- Acne suave ou grau II. III- Acne moderada ou grau III. IV- Acne severa ou grau IV. V- Acne fulminante ou grau V ( A ) Pápulas e pústulas numerosas ou extensivas, bem como muitos nódulos inflamatórios, e formação de abscessos e fístulas (acne conglobata). ( B ) É uma forma rara e grave de acne, na qual ocorre uma instalação abrupta, acompanhada de manifestações sistêmicas como febre, leucocitose e artragia. ( C ) Presença de poucas ou várias pápulas e pústulas, além dos comedões, mas não se observa nódulos. É uma acne pápulo-pustulosa. ( D ) Presença de várias a muitas pápulas e pústulas com nódulos e cistos. ( E ) Apresenta apenas comedões fechados e abertos; acne não inflamatória.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	I-A; II-E; III-C; IV-B; V-D
	
	
	I-E; II-C; III-D; IV-A; V-B
	
	
	I-C; II-D; III-B; IV-E; V-A
	
	
	I-D II-B; III-C; IV-A; V-E
	
	
	I-B; II-D; III-C; IV-A; V-E
	
	
		3.
		Com relação aos alisantes e onduladores marque a alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O cabelo só pode ser alisado novamente num período mínimo de três meses.
	
	
	O alisamento deve levar em conta o tipo de cabelo e os tratamentos pelo qual ele já passou.
	
	
	Os cabelos danificados levam um maior tempo para serem alisados em função da dificuldade de penetração dos produtos alisantes.
	
	
	Durante o processo de alisamento deve-se priorizar a quebra das ligações peptídicas.
	
	
	Para a penetração das preparações alisantes é importante utilizar substâncias com características ácidas.
	
	
		4.
		Caracterizam-se por manchas pequenas, usualmente com diâmetro inferior a 0,5mm, de cor castanha, que aparecem a partir dos três anos de idade em áreas da pele mais expostas ao sol. Ocorrem, sobretudo, em pessoas de olhos, cabelos e peles claras, os chamados célticos, ou seus descendentes com tendência hereditária. Nesse processo, o número de melanócitos não aumenta, o que ocorre é um aumento dos melanossomas e produção de melanina.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Melasma
	
	
	Cloasma
	
	
	Fitofotodermatite
	
	
	Lentigo
	
	
	Efélide
	
	
		5.
		O Sol é essencial para a vida na Terra e seus efeitos sobre o homem dependem das características individuais da pele exposta, intensidade, frequência e tempo de exposição, que por sua vez dependem da localização geográfica, estação do ano, período do dia e condições climáticas. Analisando esta frase: Os filtros solares são usados em cosméticos diversos e deve-se aplicar sobre a pele diariamente, podemos afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	II. A DEM é um tipo de dermatite que o protetor solar pode causar num indivíduo quando este usa um cosmético com FPS.
	
	      
	I. Filtros orgânicos são aqueles que absorvem basicamente a energia luminosa, convertendo em energia não danosa para a pele humana.
	
	      
	IV. São exemplos de filtros orgânicos o dióxido de titânio e de inorgânico ooctilmetoxicinamato;
	
	      
	III. Os filtros usados para a produção do FPS são classificados em orgânico e inorgânico;

Outros materiais