Buscar

Exercício de Genética Mendeliana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE ESTUDOS DA BIODIVERSIDADE
Genética Geral - Prof. Luiz Alberto Pessoni
Problemas envolvendo genética mendeliana 1
Indivíduos de uma linhagem de camundongos de pelagem preta foram cruzados com indivíduos de linhagem cuja pelagem é de cor cinza. Toda a prole obtida tinha pelagem de cor preta. Proponha uma explicação genética para o fato e preveja qual seria o resultado do cruzamento entre membros dessa prole.
 Crianças Rh negativas podem ser filhas de pais Rh positivos ou negativos, mas crianças Rh positivas sempre tem pelo menos um genitor Rh positivo. Qual dos dois fenótipos é devido a um alelo dominante? Explique.
 O genótipo M_ produz pelos pretos em coelhos, o genótipo mm produz indivíduos de pelos marrons. Um grupo de indivíduos heterozigotos de pelos pretos são cruzados entre si e sua progênie é submetida ao cruzamento teste. Determine as proporções genotípicas e fenotípicas resultantes desse cruzamento teste.
 Quantos tipos de gametas diferentes são produzidos por um genitor heterozigoto para:
a) zero genes
b) um gene
c) dois genes
d) três genes
e) n genes
05) Quantas classes fenotípicas são produzidas por um cruzamento teste em que um dos genitores seja heterozigoto para:
a) dois genes
b) três genes
c) quatro genes
d) n genes
06) Em pombos, um alelo dominante C causa um padrão de coloração xadrez (carijó) nas penas, seu alelo recessivo c produz um padrão de coloração uniforme. A cor das penas é controlada por outro gene de segregação independente. O alelo dominante B produz penas vermelhas e o alelo recessivo b produz penas marrons. 
a) Demonstre quais são as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na prole resultante do cruzamento entre indivíduos de uma linhagem (1) vermelha xadrez com indivíduos de uma linhagem (2) marrom xadrez.
b) Um macho resultante do cruzamento entre as linhagens (1) e (2) foi cruzado com várias fêmeas da linhagem (2). Demonstre quais são as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na descendência desse cruzamento.
c) Demonstre quais são as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na prole resultante do cruzamento entre indivíduos de uma linhagem (3) vermelha uniforme com indivíduos de uma linhagem (4) marrom xadrez.
d) Demonstre quais são as proporções fenotípicas e genotípicas esperadas na prole resultante do cruzamento entre indivíduos resultantes do cruzamento descrito no item (c).
07) Em coelhos, o alelo dominante B produz pelagem preta e o alelo recessivo b pelagem marrom. Outro gene de distribuição independente, o alelo dominante R causa pelagem longa e o alelo recessivo r causa pelagem curta. Coelhos homozigotos com pelagem preta e longa são cruzados com fêmeas de pelagem curta e marrom. 
a) Na hipótese de intercruzamento entre todos os membros da F1 (produzindo uma geração F2), qual é a proporção esperada de: (i) indivíduos homozigotos para ambos os genes; (ii) indivíduos homozigotos para a cor da pelagem; (iii) indivíduos homozigotos para pelagem curta; (iv) indivíduos com fenótipo para pelagem curta; (v) indivíduos com fenótipo para pelagem longa e marrom.
b) Uma fêmea da F1 pariu quatro filhotes. (i) Qual a probabilidade de três serem de pelagem preta? (ii) Qual a probabilidade que pelo menos três sejam de pelagem preta?
08) Em uma família de 5 filhos, em que ambos os pais sejam heterozigotos para o gene que determina o albinismo (caráter de herança monogênica recessiva), qual a probabilidade de:
a) Todos os filhos serem normais
b) Todos os filhos serem afetados
c) pelo menos dois filhos serem afetados
d) pelo menos três filhos serem afetados
09) Nos seres humanos, a doença galactosemia é herdada como um caráter monogênico recessivo de um modo mendeliano simples. Uma mulher cujo pai tinha gactosemia pretende casar-se com um homem cujo o avô era galactosêmico. Eles estão preocupados quanto a ter um filho galactosêmico. Qual é a probabilidade dessa ocorrência?
10) A coréia de Huntington, uma doença rara e fatal, que geralmente se desenvolve na meia-idade, é causada por um alelo dominante. Um homem fenotipicamente normal, com vinte e poucos anos de idade, soube que seu sofreu dessa doença. 
a) Qual a probabilidade de ele desenvolver a doença mais tarde?
b) Qual a probabilidade de seu filho desenvolver os sintomas da doença na idade madura?
08) Suponha que um casal sejam ambos heterozigotos para o alelo recessivo que causa o albinismo. Se eles tiverem gêmeos dizigóticos (originados de óvulos e espermatozóides distintos), qual a probabilidade de ambos terem o mesmo fenótipo para pigmentação?
09) Em tomates o formato do fruto é condicionado por um par de alelos, a forma redonda é condicionada pelo alelo dominante A e forma alongada pelo alelo recessivo a. Enquanto o tipo de inflorescência é condicionado por outro gene, sendo a forma simples condicionada pelo alelo dominante C e a forma composta pelo alelo recessivo c. O cruzamento entre plantas AaCc (frutos redondos e inflorescências simples) e aacc (frutos alongados e inflorescências compostas) produziram o seguinte resultado: 85 redondos, simples; 23 redondos, compostas; 83 alongados, compostas e 19 alongados, simples. Teste a hipótese (prob. 0,05) de segregação independente entre os dois locos gênicos.
14) Para cada heredograma a seguir, diga se a condição anormal (símbolos pretos) é dominante ou recessiva, justificando as respostas. Identifique os genótipos de tantas pessoas quanto possível em cada caso. 
 
1

Outros materiais