Buscar

libras discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (254652)
Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Prova: 2358754
QUESTÃO:
1. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - não é um conjunto de gestos de forma solta e aleatória, mas uma língua com toda estrutura, que possui níveis linguísticos e organização, que compõem a constituição da língua. Disserte como surgiram os sinais.
RESPOSTA ESPERADA: 
Surgiram com ajuste de configuração de mãos, movimentos e de pontos de articulação. Eles podem transmitir ideias, valores, fatos, a identidade do grupo ao qual eles pertencem, que neste caso é a comunidade surda.
QUESTÃO:
2. A identidade de uma pessoa está intimamente ligada ao grupo social ao qual pertence. O mesmo ocorre com a pessoa surda: o seu grupo, a sua comunidade é vital para a sua convivência. Disserte sobre a importância da comunidade surda para as pessoas surdas.
RESPOSTA ESPERADA: 
As comunidades surdas exercem um diferencial incomparável para o relacionamento e a convivência social do surdo.
 As comunidades surdas são espaços de encontro, de lutas e conquistas dos surdos.
 É na comunidade surda que o surdo se comunica de verdade. É o local preferido dos que não ouvem, mas se auxiliam e são auxiliados. 
 Questões pessoais, de trabalho, de relacionamento são tratadas neste espaço social.
 No nosso país estas comunidades têm boa estruturação.
QUESTÃO:
3. O trabalho pedagógico com a Libras a partir de jogos possibilita um aprender de forma divertida e isso é de suma importância para a aprendizagem das pessoas com deficiência auditiva. Explique que objetivos perpassam este trabalho e exemplifique algum jogo que pode ser trabalhado.
RESPOSTA ESPERADA: 
O trabalho pedagógico, utilizando-se de jogos, amplia as oportunidades e ao mesmo tempo oferece uma forma lúdica, criativa, dinâmica e prazerosa de aprender. O jogo conduz para uma ampliação do vocabulário, além de permitir que se amplie o processo internacional e as possibilidades do uso de diversas linguagens.
 A configuração das mãos encontra espaço para sua identificação e assimilação e abre caminhos para reconhecer, desenvolver e se apropriar de regras envolvendo jogos diversos, como: jogo da velha, bingo envolvendo cores, animais, hábitos de higiene, entre outros.

Outros materiais