Buscar

Conceitos básicos de Testes Psicológicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Alguns conceitos
“Avaliação psicológica é uma função privativa do psicólogo e, como tal, se encontra definida na I - LEI nº 4.119 de 27-08-1962 http://www.psi.ufba.br/documentos/Regulamentacao_da_Profissao.pdf (“Dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo”) e na RESOLUÇÃO CFP N.º 25/2001 (“Define teste psicológico como método de avaliação privativo do psicólogo e regulamenta sua elaboração, comercialização e uso”) revogada pela RESOLUÇÃO 002/2003 pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao2003_2.pdf
*
*
Lei 4.119 de 27/08/1962 (alínea “a” do parágrafo 1º do artigo 13).
Art.13 - Ao portador do diploma de psicólogo é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.
§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos:
a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento;
*
*
Alguns conceitos
Avaliação, em Psicologia, refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupo ou de situações”. Resolução CFP 012/2000)
http://www.crprs.org.br/upload/legislacao/legislacao44.pdf
*
*
Avaliação psicológica é:
Avaliação psicológica não é:
Um processo dinâmico;
Um processo de conhecimento do outro;
Um processo científico;
Um trabalho especializado;
A obtenção de amostras de comportamentos.
Um trabalho mecânico;
Somente avaliar determinadas características;
Sinônimo de aplicação de testes;
Um processo simples, rápido e fácil;
Um conhecimento definitivo sobre o comportamento observado.
*
*
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLOGICA
Entrevistas
Observação do comportamento
Dinâmicas de grupos
Observação lúdica
Provas situacionais
Testes psicológicos
Entre outros
*
*
IMPORTANTE
Teste psicológico e avaliação psicológica NÃO são sinônimos.
O teste é UMA DAS ferramentas usadas no processo de avaliação.
AVALIAR É MUITO MAIS DO QUE APLICAR TESTES: É UM PROCESSO DINÂMICO.
*
*
Alguns conceitos
Art. 1º - Os Testes Psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62.
Parágrafo único. Para efeito do disposto no caput deste artigo, os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção/afeto, cognição/inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos.(RESOLUÇÃO CFP N.º 002/2003)
http://www.pol.org.br/legislacao/pdf/resolucao2003_2.pdf
*
*
Algumas características
a) TESTE PSICOLÓGICO
1. A existência de dados científicos sobre os instrumentos, sobretudo validade (mede o que se propõe) e precisão (mesmo resultado);
2. 0 registro preciso e objetivo de todas as respostas do sujeito, que em concordância com o tipo de prova podem ser gráficas, de execução ou verbais;
3. A existência de uma situação padronizada tanto para a aplicação quanto para as condições do material do teste, demonstrando objetividade e clareza nas instruções, de modo que o teste possa ser administrado igualmente para todos os sujeitos;
4. A presença de normas padronizadas para avaliação e classificação das respostas que o sujeito apresentou, em relação a um grupo de referência;
*
*
Alguns conceitos
Por fim, cabe lembrar que como os testes são de uso exclusivo de Psicólogos, qualquer pessoa que não seja Psicólogo, ao aplicar um teste, pratica o exercício ilegal da profissão, o que caracteriza contravenção penal, punível com prisão de 15 (quinze) dias a 03 (três) meses e multa.
*
*
*
*
 Teste é uma palavra de origem inglesa que significa “ prova”; deriva do latim testis e é usada internacionalmente para denominar uma modalidade de medição bastante conhecida hoje em dia em diversos campos científicos e técnicos. Uma medição só é chamada de teste se for usada, primordialmente, para se descobrir algo sobre o indivíduo.
Essencialmente , a finalidade de um teste consiste em medir as diferenças existentes, quanto a determinada característica, entre diversos sujeitos, ou então o comportamento do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões – diferença inter e intra – individual, respectivamente. 
*
*
 Segundo o método utilizado: 
Psicométrico: é aquele cujas normas gerais utilizadas são quantitativas, o que quer dizer que o resultado é um número ou medida. Os itens do teste são objetivos e podem ser computados de forma independente uns dos outros, seguindo uma tabela ( ex.: testes de inteligência) .
Projetivos: são aqueles cujas normas são qualitativas, ou seja, são testes menos objetivos. O resultado se expressa através de uma tipologia. Por terem uma avaliação qualitativa, evidentemente que seus elementos ( itens de teste) não podem ser medidos em separado. E a constância de certas características avaliadas no teste como um todo que dará a relativa certeza de um diagnóstico ( ex.: testes de personalidade em geral) 
*
*
Segundo a Finalidade: 
Velocidade ou Rapidez: medem a rapidez de raciocínio ou execução de determinada tarefa. Caracterizam-se pelo tempo certo de administração e pelo fato de serem homogêneos, isto é, medirem o mesmo fato comum em todos os itens muito fáceis para se ter como variável apenas a rapidez de execução (testes com controle de tempo – quanto menor tempo melhor). 
Potência: são aqueles que medem, não a rapidez da execução, mas a qualidade da mesma. Avaliam a potencialidade do indivíduo em relação a alguma característica. Os itens apresentam-se em dificuldade crescente – teste heterogêneo- e isso toma mais tempo para a sua realização (AC). 
*
*
Segundo a Influência do Examinador 
Pessoais: Esse é um critério importante, já que a influência do examinador pode favorecer ou desfavorecer o escore do examinando. Nos casos em que é extremamente necessária a presença do examinador para explicar a tarefa, observar atitudes, etc., sua personalidade e sua conduta influem consideravelmente no resultado. 
Impessoais: o examinador se limita a administrar o rapport . Geralmente esses testes são auto-administrados, pois vêm com instruções impressas, cabendo ao examinando apenas segui-las para respondê-las. 
Em princípio, todos os testes são pessoais – o que varia é o grau de influência. Os testes projetivos, em maior grau, e os testes psicométricos, em menor grau, são exemplos disso. 
*
*
Segundo o Modo de Administração: 
Individuais: aquele que exige apenas a presença de um examinador e um examinando, não se podendo aplicá-lo a um grupo de sujeitos simultaneamente. Suas instruções são complexas, exigindo maior treino por parte do aplicador, principalmente no que diz respeito à coleta das informações não-verbais expressas pelo candidato.
Coletivos: não exigem um contato tão direto entre examinador-examinando. São mais simples e qualquer um, com um pequeno treino, pode administrá–los .
Auto-administrados: testes que possuem instruções na capa, não determinam tempo e dispensam a presença de um aplicador, tamanha a facilidade com que são executados. Podem ser aplicados coletivamente ou mesmo de forma individual, desde que adaptados às exigências da situação. 
*
*
Segundo o Atributo Medido 
De rendimento: servem para medir o grau de eficiência na realização de uma
tarefa aprendida. O objetivo é medir, objetivamente, o conhecimento que o indivíduo adquiriu sobre algo, em relação ao seu grupo. São muito usados em empresas quando se exigem candidatos especializados para obtenção de promoções. Também para objetivos educacionais, seja avaliar o desempenho no final de um curso ou medir a aprendizagem vocacional especializada. 
Aptidão: medem o “potencial” do indivíduo para aprender ou realizar uma tarefa. 
Personalidade: medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta. Ex.: estabilidade emocional, atitude, interesse, sociabilidade, etc. 
*
*
Critérios para a utilização dos testes psicológicos: 
Controle em relação à sua utilização, limitando-lhe a venda e o uso a pessoas habilitadas para tal, e também evitando a divulgação de seu conteúdo. 
Preparo para a utilização
*
*
A escolha do teste: 
1- Aprovado pelo CFP com os requisitos de validade, da fidedignidade e da padronização do instrumento. 
2- Analisar qual o objetivo do estudo e/ou a relevância do teste para o problema em questão é o primeiro fator a ser considerado. 
3- Analisar as características dos sujeitos que sofrerão a aplicação – sexo, idade, escolaridade, etc -
*
*
http://satepsi.cfp.org.br/
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais