Buscar

Conclusão Efeito Joule

Prévia do material em texto

Com este experimento conseguimos determinar na prática o equivalente mecânico através do efeito Joule. Com base na teoria vista em sala de aula, conseguimos realizar também os possíveis cálculos.
	Observamos que para determinar o equivalente mecânico através do efeito joule, o método de usar pontos da tabela é mais preciso do que o método gráfico. Porque usamos apenas os valores finais e iniciais de temperatura e tempo. Já no método gráfico, a probabilidade de erro é maior, já que pode ocorrer erros durante a construção do gráfico.
	Outro ponto que observamos é que o erro experimental foi um valor de 18% pelo método dos pontos da tabela e 19% pelo método gráfico. Ou seja, isso significa que cometemos algum erro não crucial ao experimento. Podemos ter cometido, por exemplo, a demora na medida da temperatura ou o tempo ter passado de dois minutos. 
	 Observamos também que podem acontecer outros erros durante o experimento. Como por exemplo, a corrente não estar em 1,5A durante a medição. Outro erro que pode alterar os valores é o modo de agitar o sistema.

Continue navegando