Buscar

AVALIANDO AULA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Considerada como o marco inicial do direito ambiental brasileiro, o primeiro documento legal ambiental que disciplina de forma sistematizada o meio ambiente, a Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, torna-se, para muitos doutrinadores, a lei mais importantes de proteção ambiental, depois da Constituição Federal de 1988 e, recepcionada por esta. A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, visa dar efetividade ao princípio matriz contido no artigo 225, caput, da CF, consubstanciado no direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo um conjunto de instrumentos legais, técnicos, científicos, políticos e econômicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentado.
Diante das alternativas abaixo, marque a resposta CORRETA que define o Objetivo Geral, previsto no Art.2º, da Lei 6.938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente:
I- a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.
II- a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
III- a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
 
		
	
	
	
	
	somente as alternativa I e II estão corretas
	
	
	somente a alternativa III está correta
	
	
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	somente a alternativa II está correta
	
	
	somente a alternativa I está correta
	
	
		2.
		(CESPE - 2011 - TRF 1ª REGIÃO - Juiz Federal) A tutela do meio ambiente envolve a institucionalização de normas, o estabelecimento de objetivos e princípios claros, a identificação de instrumentos efetivos de proteção, bem como a organização de uma estrutura que possa realmente implementar a política ambiental. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
		
	
	
	
	
	Os instrumentos ambientais relacionados ao exercício do poder de polícia não podem ensejar impactos no custo da produção, mesmo que em defesa do meio ambiente.
	
	
	O relatório de qualidade do meio ambiente, instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é entendido como aplicação do princípio da responsabilização.
	
	
	O zoneamento econômico ecológico constitui instrumento de organização territorial, de caráter obrigatório e vinculado.
	
	
	O padrão de qualidade ambiental é instrumento abrangente que representa uma análise do impacto de certo empreendimento na ocasião de sua instalação.
	
	
	A criação de zonas estritamente industriais envolvendo a instalação de polos cloroquímicos é matéria que se encontra na esfera da competência concorrente entre a União e os Estados.
	
	
		3.
		A administração pública, nos limites de suas competências, exerce o poder administrativo. Dentre os poderes da administração pública merece destaque:
		
	
	
	
	
	o poder de polícia administrativa ambiental dos órgãos competentes do SISNAMA.
	
	
	o poder de polícia administrativa ambiental do CONAMA
	
	
	o poder de polícia administrativa ambiental dos órgãos municipais
	
	
	o poder de polícia administrativa ambiental dos órgãos estaduais
	
	
	o poder de polícia administrativa ambiental relativos ao IBAMA e ao ICMbio
	
	
		4.
		Marque o conceito legal de meio ambiente, conforme o previsto na Política Nacional de Meio Ambiente (Lei n. 6.938/81).
		
	
	
	
	
	Meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas.
	
	
	Meio Ambiente consiste no conjunto de princípios e normas jurídicas que buscam regular os efeitos diretos e indiretos da ação humana no meio, no intuito de garantir à humanidade, presente e futura, o direito fundamental a um ambiente sadio
	
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
	
	
	Meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
	
	
	Meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
		5.
		(FCC - 2012 - DEFENSOR PÚBLICO - SP) A Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981), após seus 30 anos de vigência, cumpre, de certa forma, o papel de Código Ambiental Brasileiro, assegurando normativamente:
		
	
	
	
	
	A caracterização da responsabilidade subjetiva do poluidor pela reparação ou indenização do dano ecológico causado.
	
	
	O reconhecimento da legitimidade do Ministério Público para propor ação de responsabilidade civil e criminal em decorrência de danos causados ao ambiente.
	
	
	A consagração expressa do princípio da precaução.
	
	
	A consagração da responsabilidade penal da pessoa jurídica.
	
	
	A exigência de licença ambiental e de estudo de impacto de vizinhança para atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
	
	
		6.
		A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.

Outros materiais