AV1 ETICA
6 pág.

AV1 ETICA


DisciplinaÉtica e Responsabilidade Social5.045 materiais83.409 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Avaliação:  ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	ADALTON DA MOTTA MENDONCA
	Turma: 
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 26/04/2013 19:11:25
	\ufffd
	 1a Questão (Cód.: 22595)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analise as questões abaixo: I - Moral significa a boa conduta, segundo os ditames e princípios normalmente aceitos pela sociedade; II - Ética tem por objeto as ideias morais justificadas. III - A Ética é o objeto da Moral. IV - valor nos dá a noção de um atributo das coisas que merecem mais ou menos estima por parte do indivíduo ou de um grupo. Estão corretas as afirmativas
	
	
	apenas a I;
	
	III e IV;
	
	I, II e IV;
	
	I, II e III;
	
	apenas a III.
	
	\ufffd
	 2a Questão (Cód.: 41458)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre o tema responsabilidade social no Brasil, é correto afirmar que 
	
	
	a cultura brasileira não incentiva a valorização do tema. 
	
	é sempre adequado adotar estratégias empresariais baseadas em ações sociais elaboradas em outros países. 
	
	o surgimento de órgãos e entidades relacionados ao tema denota uma valorização crescente deste. 
	
	todas as empresas têm uma mesma razão para se preocupar com o tema: o incremento de sua lucratividade. 
	
	não há muita expectativa em relação à propagação do ideário social no meio empresarial brasileiro. 
	
	\ufffd
	 3a Questão (Cód.: 23072)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Adotar uma conduta antiética não é apenas reprovável. Trata-se de um péssimo negócio. Denota incompetência dos gestores. Ética é um conjunto de valores que balizam o comportamento de uma pessoa ou uma organização. E está mais do que provado que uma empresa com valores sólidos se torna mais eficiente e lucrativa. A partir dessa concepção de ética empresarial, podemos definir a Economia ecológica como sendo: 
	
	
	O uso exacerbado dos recursos ecológicos, possibilitando a melhoria dos indicadores econômicos.
	
	Redução da atividade econômica para fins de equilíbrio ecológico. 
	
	A economia de recursos financeiros que as empresas devem realizar para atuar nas questões ecológicas.
	
	Uma corrente econômica transdisciplinar que estabelece relações entre ecossistemas e o sistema econômico.
	
	Aumento da atividade econômica para fins de gerar lucro preservando se possível o equilíbrio ecológico. 
	
	\ufffd
	 4a Questão (Cód.: 23091)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos.[...] Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria, etc." (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.) Considerando-se esse texto, assinale a alternativa CORRETA acerca das afirmativas abaixo: I- Esclarece os conceitos de direitos civis, políticos e sociais e, ao fazê-lo, estabelece a ordem em que eles passaram a existir na história do mundo ocidental. II- Desdobra a cidadania em conjuntos de direitos que se diferenciam valorativamente, sendo uns mais importantes e essenciais que outros. III- Apresenta, de maneira didática, o que se costuma chamar de direitos do cidadão, entendido na dupla dimensão da individualidade e de membro da coletividade. 
	
	
	II e III falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	Todas são falsas
	
	I e III falsas
	
	I e II falsas
	
	\ufffd
	 5a Questão (Cód.: 23042)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste ¿Dia do Índio¿, Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: osjovensqueriamapenassedivertir´epensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,´ o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte. HRAN, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje." Conselho Indigenista Missionário - Cimi, Brasília-DF, 21 abr. 1997. A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
	
	
	manifestar os ideais de diversas classes econômicas sem compatibilizá-las.
	
	estabelecer os rumos norteadores do comportamento moral a partir da educação para uma conduta racional.
	
	fornecer soluções por meio de força e autoridade sempre e não por meio da educação.
	
	seguir as atividades permitidas aos grupos sociais, independentemente de considerações racionais.
	
	expressar os interesses particulares da juventude.
	
	\ufffd
	 6a Questão (Cód.: 22967)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Ética ou Filosofia Moral é a parte da filosofia que se ocupa:
	
	
	de forma científica do comportamento moral dos homens em sociedade
	
	da conduta dos jovens nas suas relações com idosos
	
	dos hábitos e costumes construídos de uma determinada sociedade.
	
	do eterno conflito entre conhecimentos absolutos e relativos.
	
	do comportamento dos jovens que vivem situações de risco.
	
	\ufffd
	 7a Questão (Cód.: 41630)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Hoje uma pessoa pode ter acesso num só dia a um número equivalente de informações que um sujeito teria a vida inteira na Idade Média. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Price Waterhouse, o volume de conhecimento necessário para se manter atualizado no mundo dos negócios dobra a cada ano. (...) Os cérebros se tornam verdadeiras esponjas, onde a informação entra num momento e, já descartável, é atirada ao lixo da memória, logo em seguida. As pessoas se expõem ao estresse informativo, recebendo esse bombardeio desordenado, sem ter controle sobre isso e sem saber como se proteger, ou pelo menos, como selecionar de maneira correta. O texto acima se refere a:
	
	
	Era pós-industrial
	
	Era industrial
	
	Era da informação
	
	Era perdida
	
	Era industrial brasileira
	
	\ufffd
	 8a Questão (Cód.: 41637)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No banheiro masculino da empresa Delta, foi instalada uma câmara de vídeo. Esse fato caracteriza