Buscar

Relatorio Quimica - Analise Imediata

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Engenharias 
De Produção, Mecânica e Química
QUÍMICA LABORATÓRIO
Analise Imediata
Alunos: Marcela Maria dos Santos (Produção)	 Ra: 524126
Carlos Eduardo de Campos (Mecânica)Ra: 526028
Luciano dos Reis (Mecânica) Ra: 521959
Disciplina: Química Experimental
 Turma: B – L1
Professor: André Guedes 
Data da Experiencia: 01/10/2015 Data da Entrega: 15/10/2015
1. INTRODUÇÃO
A maioria das substâncias químicas é encontrada na natureza sob a forma de misturas. Para obtê-las puras recorrem-se a técnicas denominadas análise imediata(separação de mistura), que visa fracionar as misturas em vários componentes.
Para a separação dos componentes de uma mistura. Ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura 
A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa sequência que se baseia nas propriedades das substâncias presentes na mistura. 
Sublimação, Filtração e Evaporação
1) Sublimação – Processo que envolve o aquecimento de um sólido até que ele passe diretamente da fase sólida para fase gasosa. O processo inverso, o vapor passando para a fase sólida, sem passar pela fase líquida, é chamado de ressublimação. Exemplos de alguns sólidos que sublimam: iodo, cafeína, naftaleno (naftalina), p-diclorobenzeno, etc.
2) Filtração – Processo de separação entre um sólido e um líquido, pela utilização de filtros - material poroso que pode ser papel, carvão, areia, etc; esses materiais permitem que o líquido passe através deles separando-o do sólido. (FIGURA 2).
3) Evaporação - Processo através do qual, uma mistura é aquecida e o componente mais volátil deixa a mistura, permanecendo no recipiente, o componente menos volátil.
OBJETIVO 
Nesta experiência sugere-se técnicas para utilizar o método mais adequado para separar as misturas apresentadas.
METODOLOGIA 
1-	Sublimação do Iodo presente em uma mistura.
2-	 Retirar o pigmento escuro da Coca-Cola. 
3-	Comprovar que existe CO² na Coca-Cola.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 
	Carvão Ativado
	Iodo 
	Areia
	Coca-Cola
	Ba(OH)2
	Bequer 
	Vidro de relógio 
	Tripé com Tela de Amianto
	Bico de gás (Bunsen) 
	Papel Toalha 
	Espatula 
	Filtro de papel 
	Funil 
	Dois tubos de ensaio e um tubo recurvado
	Suporte (ou estante) – tubo para ensaio
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1- 	Sublimação do Iodo presente em uma mistura
	Colocamos em um béquer de 100 mL, 1 espátula de iodo e uma porção de areia. Tampamos com um vidro de relógio e aquecemos a mistura até que todo o iodo sublime Tivemos o cuidado de não abrir o recipiente, pois a fumaça é tóxica. E deixamos esfriando na bancada e no final da aula observamos o que aconteceu.
2-	Retirar o pigmento escuro da Coca-Cola
	Colocamos em um béquer, 20 mL de Coca-Cola e uma espátula de carvão ativado. Aquecemos moderadamente e fazer uma filtração comum. Em seguida verificamos a cor do filtrado.
3-	Comprovação do CO2 da Coca-Cola
	Em um sistema fechado com dois tubos de ensaio e um tubo recurvado, colocamos em um dos tubos uma amostra de Coca-Cola que foi levemente aquecida e no outro, solução de Ba(OH)2 (Bário) Aquecemos brandamente o tubo de ensaio que continha a Coca-Cola e observamos o que ocorre no outro tubo.
RESULTADOS E DISCUÇÕES 
1ª etapa: A partir da experiência, foi possível perceber a ocorrência da sublimação; onde o aquecimento da mistura dos sólidos (iodo e areia), passasse diretamente para a fase gasosa. O iodo obteve mudança de cor (violeta), e assim passou para a fase gasosa, enquanto a areia se transformou em uma espécie de grânulos brilhantes, devido à reação com o iodo. 
2º etapa: Com o experimento realizado, foi possível perceber o processo de filtração ocorrendo entre as misturas (Coca-Cola e carvão ativado). Onde o carvão permitiu que o líquido passasse através dele serando-o do sólido. 
3º etapa: A partir do aquecimento da mistura (Coca-Cola), foi possível obter o processo de evaporação, onde foi comprovada a existência do CO2 na Coca-Cola. Logo, no Ba (OH)2 formou-se um anel branco (Carbonato de Bário e Água). 
CONCLUSÃO 
Esse experimento foi de suma importância, pois através dele cada um pôde compreender que através de alguns métodos as misturas podem ser separadas obtendo-se substâncias pura, porém é importante mencionar que métodos de separação nem sempre garantem 100% de pureza do material. 
BIBLIOGRAFIA
1) Mistura de substancias. Acesso em 30 de agosto de 2015 às 15 h 26 min,
www.ebah.com.br/content/ABAAAfkvgAG/relatorio-quimica-analitica-separacao-misturas-solubilidade-das-substancias 
2) Tipos de Misturas. Acesso em 01 de agosto de 2015 às 12 h 19 min,
disponível em: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/materiais-e-suas-propriedades/misturas-e-metodos-de-separacao.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais