Buscar

Anjos do sol trabaho alex

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anjos do sol é um filme brasileiro, lançado no Brasil em 18 de agosto de 2006 e nos Estados Unidos em 11 de agosto de 2006. Primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro Rudi Lagemman, que transmite a realidade sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. Segundo os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no país, e pela Organização das Nações Unidas, calcula-se que o tráfico de seres humanos para exploração sexual movimenta cerca de 9 bilhões de dólares no mundo, e só perde em rentabilidade para o mercado ilegal de drogas e armas.
A história do filme se passa no interior do nordeste Brasileiro, onde Maria a personagem principal de apenas 12 anos de idade é vendida pelos seus pais no Sertão da Bahia, pois os mesmos não teriam condições financeiras de bancar uma família extensa. Sendo levada para trabalhar como prostituta em um garimpo na Amazônia. O filma mostra que essa prática é bastante real no interior do Brasil, pois juntamente com outras meninas são levadas para um bordel em um caminhão furgão, onde uma cafetina Nazaré realiza um leilão para satisfazer os desejos mais sujos de senhores de alto poder aquisitivo. Maria é então leiloada, por um deputado, na qual exige que a mesma deite-se com o seu filho de apenas 15 anos, como ambos não possuem experiências, o próprio deputado abusa sexualmente de Maria. Após a utilização sexual do Lourenço, ela e Inês, sua amiga são levadas para um prostíbulo em Vila do Socorro próximo a Floresta Amazônica, na qual a cidade é composta apenas por homens garimpeiros, onde era apadrinhada pelo dono da “Casa Vermelha”. Seu Saraiva dono do prostíbulo, continha muitas outras jovens, escravizadas. Na primeira noite ela ganhou roupa nova, perfume, e um quartinho, mas sem saberem que seriam cobradas como uma espesse de divida que elas possuíam. Nesta mesma noite, Saraiva, convidou toda a cidade composta apenas por homens a conhecer “as novas visitantes”, elas foram submetidas a uma jornada de sexo extensa, e o pagamento feito por elas eram com gramas de ouro. O filme aborda temas polêmicos como analfabetismo, tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual. Contendo cenas fortes, e das quais vem aumentando em nosso país, onde crianças, adolescentes e adultos estão a mercê do mercado sexual. Alguns entram por falta de opção por que precisam se manter, outros são enganados com promessas de melhores condições. Após conseguirem fugir, foram recapturadas e levadas novamente ‘a casa vermelha’, e ao chegar lá Seu Saraiva, exigiu que informasse quem as ajudou, mas ficaram em silencio, então ele pegou Inês, para dá um passeio, e arrastou-a no carro até a mesma morrer. Ao longo do filme mostra a visita de um agente de saúde que faz o acompanhamento de saúde das meninas, como coleta de sangue entre outras, e ele informa a seu Saraiva que uma das meninas poderia está com Aids, ao longo da noite ele some com a menina sem explicar o seu paradeiro.
O analfabetismo é bem característico ao longo das cenas, por seus pais não as colocaram em escolas, por morarem em locais distantes a cidades, não conseguem ao menos conhecer as letras e números, com isso ela fica vulnerável a uma divida financeira com Saraiva, pois ele gastou com roupas, e ele visa apenas lucro em cima da escravidão sexual de Maria. Com um ambiente estressor na qual esta menina foi colocada, ela buscou a fuga, na busca de algo mais digno. Sua colega lhe indica uma senhora chamada Vera na cidade do Rio de Janeiro, sua fuga foi bem difícil, seu Saraiva e seus capangas procuraram-na em todas as partes da floresta, ela encontrou um carona a qual levo-a até a cidade.
Chegando ao destino por falta de conhecimento ela não sabia nem ligar para a senhora, observou outras pessoas ligando e assim conseguiu falar com outra cafetina chamada Vera, ela explorava jovens a estrangeiros, que falsificou uma identidade, nome falso, perucas, maquiagem, tudo para aparentar ser mais velha, e assim Maria é colocada novamente para vender seu corpo. Quando Vera negocia Maria ela consegue fugir mais uma vez, e percorrer a cidade, por não conhecer ninguém ela pedi carona, sem nenhum destino e encontra alguém na qual, busca uma companheira sexual para acompanha-lo.
 A exploração sexual e tráfico de pessoas, é um tema do qual muitos brasileiros não tem acesso, por não ser exposto na mídia, torna-se invisível aos olhos de todos, e este filme mostra cenas claras de como é realizada a venda de meninas inocentes pela sua própria família. Atrelada à exploração sexual encontra-se a pedofilia, onde no filme mostra que homens bem mais velhos procuram as meninas de idades bem inferiores. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde a Pedofilia está na classe das parafilias caracterizada por um padrão de comportamento onde a fonte predominante de prazer encontra-se em crianças pré-púberes, (em crianças de até 13 anos de idade). O filme ainda expõe algumas práticas que envolvem a exploração sexual infanto-juvenil, como o leilão de meninas virgens, onde os personagens que lucram com esse mercado são aliciadores que compram as meninas de suas famílias, cafetões, donos de boates, políticos e coronéis. De acordo com o diretor de "Anjos do Sol", organizações não-governamentais (ONGS) brasileiras já estão utilizando o filme para ampliar a discussão sobre o tema. "O que é interessante é que o filme foi baseado na realidade, trazido para a ficção e agora volta a intervir na realidade" 
Análise Crítica do filme Anjos do Sol sob a perspectiva dos Direitos Humanos
“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. 
(Hannah Arendt)Sinopse do filme:
Anjos do Sol conta a saga da menina chamada Maria, de doze anos, que no verão de 2002 é vendida pela família, que vive no interior do Maranhão, a um recrutador de prostitutas, imaginando que a garota estaria indo viver em um local melhor que vivia, pois não sabiam que se tratava exatamente o recrutamento. Depois de sercomprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada para um prostíbulo localizado numa pequena cidade, vizinha a um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, Maria consegue fugir e atravessa o Brasil na carona de caminhões. Ao chegar ao seu novo destino, o Rio de Janeiro, a prostituição se coloca novamente no seu caminho e suas atitudes, frente aos novos desafios, se tornaminesperadas e surpreendentes.
Análise:
Historicamente, os Direitos Humanos vêm se transformando frente às modificações sociais e seu princípio máximo é a universalidade da dignidade da pessoa humana. A prática dos Direitos Humanos deve levar em consideração que o direito à vida digna é um princípio que rege todas as políticas públicas frente à especificidade de cada grupo e de cada segmento social.“O paradigma dos Direitos Humanos representa um ideal de mundo e de ser humano. Não está dado, precisa ser recriado permanentemente diante de cada contexto e demanda dos diferentes povos. Isso implica profundo respeito e valorização da vida e do regime democrático; conhecimento das diferentes culturas, modos de vida e necessidades dos segmentos sociais; compreensãodo funcionamento das instituições políticas; organização da sociedade civil e monitoramento do funcionamento do Estado”. (De Oliveira, 2013, p. 334)
Partindo-se da exposição acima apresentada, não é difícil entender que quando se analisa o filme Anjos do Sol vê-se nitidamente como Maria, principal personagem, sofreu uma sucessão de violação de direitos, sendo enredada no submundo da exploraçãosexual e do tráfico de pessoas. 
De início, o filme mostra a dura realidade de toda a família, além da pobreza extrema e de numerosos membros, viviam em um local isolado, sem qualquer acesso à educação, saúde, lazer, dentre outros recursos. Tal situação já indica as vulnerabilidades as quais estavam expostos, sendo passíveis de serem enganados e envolvidos em falsas promessas. 
A venda de Mariaa um recrutador de prostitutas dá início a uma trajetória onde elase vê em um beco sem saída, sem oportunidades e sem proteção daqueles que teriam a obrigação de lhe defender. 
Os pais da personagem já possuíam o hábito de vender seus filhos, acreditando que estavam fazendo um bem para eles, que teriam melhores chances de um futuro promissor. Na comunidade onde viviam, a venda de filhos comomercadoria parece ser algo natural, uma vez que não há questionamentos a respeito das atitudes destes pais. Neste sentido, percebe-se como a ausência de políticas públicas coloca aquelas crianças e adolescentes em permanente situação de risco, a começar pela privação do convívio familiar e comunitário. 
Destaca-se que nesta cena inicial a Mãe de Maria parece compartilhar da tristeza da filha pelasaída de casa, entretanto, o pai, que é o provedor da casa, exige que Maria vá com o agenciador, demarcando seu poder como chefe da família.
Apesar de todos os avanços, da equiparação entre o homem e a mulher levada a efeito de modo tão enfático pela Constituição, a ideologia patriarcal ainda subsiste. A desigualdade sociocultural é uma das razões da discriminação...
LER DOCUMENTO COMPLETO
Analise do filme ‘Anjos do Sol’ (Legemann Rudi, 2006) sob a semiótica das teorias da Escola de Frankfurt1
Mayllon Oliveira2
A Escola de Frankfurt foi um movimento intelectual que aconteceu na Alemanha na primeira metade do século XX e tinha como pressuposto entender a sociedade baseada nas teorias de Freud e Marx e de outros filósofos, como os gregos clássicos, Hegel, Kant e Weber.Fundada em 1920, sob o nome de Instituto para o Marxismo, tal instituto estudava o momento histórico do entre guerras e foi estimulado pelos regimes totalitários da Alemanha – nazista e capitalista, sob o poder do Hittler – e da URSS – stalinista e socialista sob o poder de Stalin. 
O principal questionamento da escola era o porquê das barbáries no socialismo e no capitalismo, mesmo que os paísestivessem alcançado um certo crescimento tecnológico e intelectual e, ainda, a passividade da maioria das pessoas quanto aos regimes. Para entender e responder esses questionamentos os estudiosos da Escola de Frankfurt – Adorno, Horkheimer, Benjamim e Marcuse – elaboraram a Teoria Critica da Sociedade, teoria essa que utiliza como resposta ao questionamento anterior, as teorias, objetiva da realidade deMarx; e as, de aspectos subjetivos sociais de Freud.
Além da Teoria critica da sociedade a escola cria o conceito de Industria Cultural, nessa teoria os estudiosos criticam a reprodutibilidade técnica da arte, e da mesma como apenas um objeto de consumo da sociedade massivamente alienada ao consumismo irrefletido dessa arte, arte essa que perde todo o seu caráter contestatório de outrora e,também, a sua áurea, o aqui e agora da peça.
Mediante a revolução cultura do XX e das mudanças ocorridas nas relações sociais foi percebido na arte uma forma de se conseguir lucros, a publicidade fez o papel de manipulação social para esse consumo devido à produção ser maior que as necessidades das pessoas, então houve uma criação de clientes para os produtos e não o contrario, a população torna-seentão, nesse processo de produção da arte industrializada e sem caráter contestatório, consumidora irrefletida, estando alheia ao processo de produção e da possibilidade de pensar e refletir sobre o que consome, deixando ausente o esclarecimento mesmo que a produção em serie da arte propicie uma democratização da mesma. 
Assim principais teorias da escola foram: a Teoria critica da sociedade,baseada nas teorias dos filósofos citados acima e que busca entender o porquê das barbáries dos períodos bélicos, e de depois desses períodos, e a passividade de muitos quanto às barbáries e aos regimes totalitários instaurados até então; a Teoria da Industria Cultural, onde a arte perde o seu papel contestador e passar a se tornar apenas um mero produto industrializado que os capitalistas utilizampara arrecadar mais lucros; e a Teoria de Esclarecimento, cujas pessoas que o possuem são predispostas a se tornarem uma maioria psicológica dominadora.
Embora a teoria critica da Escola de Frankfurt tenha quase um século, ela permaneceu sobre o poder corrosivo do tempo e ainda tem respaldo na nossa sociedade e infelizmente as críticas feitas à sociedade da época se aplicam muito bem a sociedadeatual. Retrato disso é o filme de Legemann Rudi, que baseado em notícias de jornais e ONG’s, retrata a situação de exploração sexual de crianças que acontece em todo o território brasileiro.
O filme inicia quando um senhor visita o interior em busca de meninas para ‘trabalharem’ em casas de famílias em cidades maiores, aparentemente normal, contudo se levado em consideração que uma das irmãs dapersonagem principal já havia saído e nunca voltado e o ‘agenciador’ não dera a mãe informações sobre o paradeiro. O pai aparentemente o macho alfa da casa, decide que a filha tem de ir e que assim será melhor pra todos, porém dá-se a primeira cena de barbárie e omissão no filme, o pai vende a filha (coisa que até hoje é frequente no Brasil e no mundo), a mãe que pudera se antepor a decisão tomada...
LER DOCUMENTO COMPLETO

Continue navegando