Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO avaliando 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEL0474_EX_A7_201101069261
	   » de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: DENIZE MOREIRA PEREIRA
	Matrícula: 201101069261
	Disciplina: CEL0474 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2016.1 EAD (G) / EX
	
	
	
		1.
		(História de Mestre) O coronelismo foi uma peça importante da perversa engrenagem que impedia a representatividade política da maioria da população, principalmente a parcela da sociedade mais carente. Podemos definir o coronelismo como:
	
	
	
	
	
	Sistema de poder político que arregimentava grande número de seguidores a partir de suas pregações religiosas que convenciam os mais pobres a se submeterem ao seu controle.
	
	
	Sistema de poder cujo grupo político que alternava-se no poder federal como forma de garantir a manutenção dos privilégios aos seus respectivos Estados.
	
	
	Sistema de poder que consistia na troca de favores entre o poder estadual e municipal a fim de garantir seus interesses políticos utilizando práticas fraudulentas para vencer as eleições.
	
	
	Sistema de poder no qual o coronel era uma peça secundária e sua participação era ofuscada pela Comissão de Verificação, pois na prática era esta quem declarava os candidatos eleitos.
	
	 
	Sistema de poder baseado no coronel o líder político local, grande proprietário de terras que usava jagunços para formar os currais eleitorais, através de práticas de intimidação ao eleitor.
	
	
	
		2.
		Maria L. A. Aranha - no seu livro: História da educação e da pedagogia: geral e Brasil, 2007, p. 96, ed. Moderna - lembrando as palavras do professor Dermeval Saviani, afirma que por muito tempo predominou no Brasil a educação jesuítica inspirada na tradição greco-romana. Educação trazida dos cristãos medievais europeus com influência do Renascimento e da Idade Moderna. O conteúdo desse tipo de ensino foi o Trivium. O Trivium se marcou:
	
	
	
	
	
	como curso de Humanidades - com duração de seis anos - priorizando a Gramática, a Dialética, a Retórica e a Artes Teatrais;
	
	 
	como curso de Humanidades - com duração de seis anos - priorizando a Gramática, a Dialética e a Retórica;
	
	
	como curso de Lógica - com duração de seis anos - priorizando apenas a Matemática;
	
	
	como curso de Lógica - com duração de seis anos - priorizando a Álgebra, a Aritmética e a Geometria;
	
	
	como curso Profissionalizante - com duração de seis anos - priorizando os ofícios artesanais, fabris e técnicos.
	
	
	
		3.
		A declaração dos direitos do homem e do cidadão escrita em 1789 , em seu artigo 4º nos diz: A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique outro: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem tem como únicas baliza a que assegura aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Essas balizas só podem ser determinadas pela Lei. Isso significa que:
	
	
	
	
	 
	o limite da ação individual é a exigência dos direitos iguais dos outros membros da sociedade;
	
	
	a liberdade de cada um dependo do julgamento de outro membro da sociedade
	
	
	o controle sobre os comportamentos dos membros da sociedade não existe;
	
	
	a pessoa pode fazer o que quiser;
	
	
	a determinação do que pode e do que não pode na sociedade é feita pelos próprios membros;
	
	
	
		4.
		Marque a alternativa, que melhor defina o que foi o Iluminismo?
	
	
	
	
	
	b) Foi um movimento popular que defendia um governo comandado pela Igreja Católica.
	
	
	c) Foi um movimento filosófico e educacional que pregava a universalização do ensino.
	
	
	e) Foi um movimento ocorrido na América que defendia a liberdade das colônias europeias.
	
	 
	d) Foi um movimento ocorrido na Europa do século XVIII que defendia a razão e combatia o regime absolutista.
	
	
	a) Foi um movimento artístico do século XVI que revolucionou a cultura europeia.
	
	
	
		5.
		(História de Mestre) A Primeira República ou República Velha foi um período da História política do Brasil que se caracterizou pelo afastamento do ideal da República. O que deveria ser um governo para todos na prática era um governo de poucos. Sobre os fatos com os quais podemos caracterizar a Primeira República estão:
	
	
	
	
	
	II- A política dos governadores não consagrava a troca de apoio entre o governo federal e as oligarquias estaduais mantendo o mesmo grupo político no poder.
	
	
	I- Com o ¿voto de cabresto¿ os coronéis dominavam as clientelas rurais, mas não manipulavam as eleições.
	
	 
	III- A política do café com leite foi o domínio da sucessão presidencial pelos grandes fazendeiros de Minas Gerais e São Paulo, principalmente os representantes dos cafeicultores paulistas, alternando-se na presidência da República.
	
	
	V- As fraudes eleitorais eram exceção e não regra neste período, devido ao rigoroso trabalho de fiscalização do processo eleitorado efetuado pela Comissão de Verificação.
	
	
	IV- O Movimento dos Tenentes - o Tenentismo - que possuía caráter militar contribuiu para consolidar os governos da Primeira República.
	
	
	
		6.
		O século XVIII, foi o século Iluminista, que pode ser definido como:
	
	
	
	
	
	Um movimento pautado na defesa da ciência, valorizando seu caráter confessional e atuando no processo de desenvolvimento do saber pautado no enciclopedismo.
	
	
	Um movimento que defendia o paganismo como forma de crítica ao obscurantismo da Igreja Católica, que ignorava os avanços da ciência. Todos os seus membros eram ateus.
	
	
	Um movimento que defendia a introdução de técnicas de leitura que fugisse a perseguição política, por isso o uso de velas a noite, na proteção do lar deu o nome ao movimento.
	
	 
	Um movimento que propunha usar a razão como guia do conhecimento e da ação humana, marcado pela secularização do conhecimento e pelo racionalismo.
	
	
	Um movimento exclusivamente político, que exigia o fim do absolutismo. Propunha para seu lugar uma estrutura conhecida como ditadura do proletariado.

Continue navegando