Buscar

o Estado liberal é o pressuposto não só histórico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

o Estado liberal é o pressuposto não só histórico, mas também jurídico do Estado democrático. Estados liberais e Estados democrático são interdependentes em dois modos: na direção que vai do liberalismo à democracia, no sentido de que são necessárias certas liberdades para o exercício correto do poder democrático, e na direção oposta que vai da democracia ao liberalismo, no sentido de que é necessário o poder democrático para garantir a existência e a persistência das liberdades fundamentais. Em outras palavras: é pouco provável que um estado não liberal possa assegurar um correto funcionamento da democracia e de outra parte é pouco provável que um estado não democrático seja capaz de garantir as liberdades fundamentais. A prova histórica desta interdependência está no fato de que Estado liberal e Estado democrático, quando caem, caem juntos (Bobbio, 2006b, p. 32-33).
O problema da relação entre liberalismo e democracia é extremamente complexo e não pode ser tratado de forma linear. Senso comum: Liberalismo: concepção de Estado na qual este tem Antônio Luiz Arquetti Faraco Jr. 2 : concepção de Estado na qual este tem poderes e funções limitadas, contrapondo-se tanto ao Estado absoluto, quanto ao Estado social. Democracia: governo em que o poder não está nas mãos de um só ou de poucos, mas está nas mãos de todos ou de uma maioria. Contrapõe-se à autocracia A contraposição entre liberdade dos modernos e liberdade dos antigos mostra como as concepções liberais e democráticas podem variar.
Liberdade dos antigos: distribuição do poder político entre todos os cidadãos de uma mesma pátria. Liberdade dos modernos: segurança e garantia das liberdades individuais, proteção do indivíduo em relação à ação do estado. Liberdade dos antigos democracia antiga. Antônio Luiz Arquetti Faraco Jr. 3 Liberdade dos antigos democracia antiga. Liberdade dos modernos democracia moderna. Princípios da liberdade dos modernos ≠ democracia antiga. Para Constant a participação direta nas decisões coletivas submete o indivíduo à autoridade do todo (sociedade) e acaba por torná-lo não livre como privado, atualmente esta fórmula é inviável, pois exige-se do poder público a proteção da liberdade privada.

Continue navegando