Buscar

Exp Equilíbrio químico

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Naturais – Profa. Lúcia Pires 
EQUILÍBRIOS QUÍMICOS 
Introdução
Equilíbrios químicos são sistemas de duas reações iguais e contrárias, que se realizam simultaneamente nas mesmas condições, com igual velocidade. Os equilíbrios químicos podem ser deslocados para um ou para outro lado. O principal fator empregado para o deslocamento dos equilíbrios é a variação da concentração dos participantes. Quando se aumenta a concentração de um dos participantes do equilíbrio, este se desloca para o lado oposto, quando se diminui a concentração de um dos participantes do equilíbrio, este se desloca para o lado do participante diminuído. 
 
Objetivos
- Observar os deslocamentos de equilíbrio com variação de concentração em que um dos participantes é colorido;
 
Material e Reagentes
Béquer de 100 mL, estante para tubos de ensaio, conta-gotas, béquer, tubos de ensaio, pipetas graduadas, bastão de vidro, FeCl3 (cloreto de ferro III), NH4SCN (tiocianato de amônio), NH4Cl (cloreto de amônio)
Procedimento: 
Colocar 80 mL de água destilada no bequer. Juntar 1 mL de solução de FeCl3 0,1 mol L-1. Adicionar 1 mL da solução NH4SCN 0,3 mol L-1. Agitar com um bastão de vidro. Observar a cor desenvolvida.
Colocar 10 mL da solução acima em 4 tubos de ensaio; I, II, III e IV.
Juntar ao tubo II 1 mL da solução de FeCl3 1 mol L-1 . Agitar. Comparar a cor obtida com a do tubo I.
Juntar ao tubo III 1 mL de solução de NH4SCN 3 mol L-1. Agitar. Comparar a cor obtida com o tubo I.
Juntar ao tubo IV 1 mL da solução de NH4Cl 3 mol L-1. Agitar. Comparar a cor obtida com a do tubo I.
 
 FeCl3 + 3NH4SCN Fe(SCN)3 + 3NH4Cl
vermelho incolor
	
Responda
A intensificação da cor vermelha no equilíbrio acima indica que o equilíbrio se deslocou para o lado direito ou para o lado esquerdo? Por quê?
O aumento da concentração do FeCl3 no equilíbrio em questão, causa a intensificação ou o enfraquecimento da coloração vermelha? Por quê?
O aumento da concentração do NH4Cl, no equilíbrio em estudo causa a intensificação ou o enfraquecimento da coloração vermelha? Por quê?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes