Buscar

provas de anatomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERCEIRA PROVA
1. Cite os acidentes ósseos localizados na epífise distal do úmero, descrevendo as estruturas que estão relacionadas a esses acidentes, quando for o caso.
2. Descreva como ocorre o movimento de pronação e supinação do antebraço, que articulação esse movimento envolve e que músculos são motores primários destes movimentos, especificando suas respectivas origens e inserções.
3. Cite os músculos que realizam o movimento de rotação medial do úmero, especificando suas origens, inserções e inervações.
4. Disserte a respeito da articulação glenoumeral, descrevendo sua classificação, superfícies articulares, meios de fixação (estático e dinâmico) e os eixos e os respectivos movimentos que a articulação permite.
5. O indivíduo sofreu uma fratura ao nível do terço distal da ulna. Nesse contexto, especifique a estrutura nervosa possivelmente lesionada, o território de inervação motora comprometido e o provável quadro clínico nessa situação.
6. Cite os ramos nervosos que se originam das raízes e do tronco do plexo braquial e especifique os seus territórios de inervação motora e as respectivas funções dessas estruturas no membro superior.
QUARTA PROVA
1. Explique os movimentos de nutação e contranutação. Diga qual(ais) a(s) articulação(ões) que está(ão) envolvida(s) e quais estruturas limitam esses movimentos.
2. Sobre a articulação do joelho responda:
a) Quais os músculos que realizam a rotação medial.
b) Por que a rotação medial é mais limitada que a rotação lateral.
3. Quais músculos da coxa são biarticulares. Quais as suas fixações e inervação.
4. Descreva o trajeto das principais veias que formam o sistema de drenagem superficial (da sua origem até sua desembocadura)
5. Sobre o trígono femoral responda:
a) Quais músculos formam seus limites
b) Diga a inervação de cada um desses músculos
6. Um indivíduo não consegue realizar a extensão do pé. Diga qual o possível nervo acometido e a musculatura em déficit.

Outros materiais