Buscar

2 - O Movimento Sofístico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
2
				O MOVIMENTO SOFÍSTICO
Vicente Keller
O modo de pensar de alguns filósofos pré-socráticos havia preparado o caminho ao ceticismo. A Escola Sofística representa um período de crise da filosofia grega nascente. Surgiu de uma conjugação de fatores diversos: econômicos, políticos, sociais, religiosos, morais,... Atenas, então, encontrava-se no apogeu, sob o impulso de Péricles. Em grande parte, a sofística é o resultado direto das contradições das diversas escolas filosóficas, todas representadas em Atenas. Os sofistas encontraram um terreno propício para o seu relativismo. A verdade não pode ser atingida, visto que cada escola diz-se possuidora da verdade. Ora, a verdade é uma só. 
	Inicialmente, o termo sofista significava sábio. Assim, Heródoto chama de sofistas os sete sábios da Grécia. Mais tarde, toma um sentido pejorativo, ou seja, traficante da sabedoria (como os chama Aristóteles) ou aqueles que ensinam mediante remuneração pecuniária (isto era um escândalo para ao gregos). Hoje, sofista designa o indivíduo que se serve de sofismas, ou seja, de argumentos falsos mas com aparência de verdadeiros. Os sofistas ensinavam a arte de defender o pró e o contra de todas as questões, o segredo de tirar partido de qualquer situação. Serviam-se das armas da razão para destruir a própria razão, pondo em ruína a verdade e assim satisfazendo os seus interesses.
CAUSAS - 
Guerras Médicas - Floresce em Atenas entre 450-429 AC - Morte de Péricles.
Democracia - antes, em Atenas, reinava a oligarquia. Os escravos eram maltratados. Surge a democracia total, onde todos podem ascender ao governo. Para isso é necessário falar, possuir boa retórica, pois o cidadão pode propor leis a serem votadas.
Educação - Até agora, existiam poucos conhecimentos. Agora é necessário ampliá-los. Surgem os sofistas - professores que cobravam pelas aulas, de retórica, principalmente. Atenas tornou-se o centro de escolas filosóficas. O povo, entre tantas correntes, afirma que estas são opiniões. Isto serve de base para os argumentos sofistas.
Deficiências da Filosofia - ainda existem muitas lacunas.
Falta de Nomenclatura filosófica - voltando-se para o cotidiano, os sofistas objetivam a formar o cidadão, a ensiná-lo a vencer na política.
CARACTERÍSTICAS - Os representantes da sofística não constituem propriamente uma escola, pois seguem direções variadas e até opostas entre si. No entanto, há uma afinidade comum.
Relativismo - TUDO MUDA, TUDO É VARIÁVEL. Até as essências são variáveis e contingentes. Não há nada de perfeitamente estável. Não é possível que isto ou aquilo é a verdade. Tudo depende do ponto de vista.
Subjetivismo - Não há verdade objetiva. Todo homem tem a sua verdade. O homem é e medida de todas as coisas.
Ceticismo - trata-se do problema do conhecimento. Não podemos conhecer nada com certeza. As contradições dos filósofos e dos homens em geral estão aí para confirmar. Não há nada que já não fosse defendido por alguém e negado por outros.
 Indiferentismo Religioso e Moral - não há nenhuma norma transcendente de conduta, pois não há coisas boas ou más em si mesmas (ex.: o furto, que é considerado vergonhoso ou mau pelos atenienses, é encorajado pelos espartanos). É a consequência lógica do relativismo. Quanto ao problema de Deus eram indiferentes, quando não, ateus.
Convencionalismo jurídico - não há leis imutáveis. As leis não tem o seu fundamento na natureza nem em Deus. São simples convenções humanas, cuja finalidade é permitir a possibilidade de viver em sociedade.
Oportunismo - todos os meios são bons para atingir o fim que se quer conseguir. O fim justifica os meios. A eloquência pode ser empregada bem ou mal, indistintamente.
Utilitarismo - em primeiro lugar os interesses particulares. Tudo que o homem realiza deve reverter para o seu bem particular. Tudo o que é útil é bom e justifica-se por si mesmo.
Frivolidade intelectual - Os sofistas são prestidigitadores intelectuais. Falar bonito - o conteúdo não importa. Servir-se da palavra para convencer.
FINALIDADE - é eminentemente prática. Educar a juventude para fins políticos, homens de estado; adestrar os homens na arte da discussão com a finalidade de fazer triunfar o seu ponto de vista, qualquer que fosse, mesmo muito inferior ao do seu conhecimento.
MÉRITOS 
Filosofia 
Quebrou com o excessivo exclusivismo que até então centrava-se nos problemas da natureza (dentro da Filosofia).
Derivaram a reflexão sistemática para os problemas do homem.
Aperfeiçoaram a dialética.
Colocaram o problema crítico do valor do conhecimento.
Desenvolveram algumas das atitudes dos pré-socráticos
Política
Contribuíram para ampliar e depurar o conceito de LEI.
Elaboraram conceitos de justiça, de lei, de pacto, de convenção, de direito.
Pedagogia
Na Educação introduziram um ideal pedagógico mais amplo.
São os fundadores da ciência pedagógica. A ideia principal dos sofistas é que a natureza humana pode ser educada e aperfeiçoada. O mérito principal deles foi construir um novo método de educar.
Gramática
Aperfeiçoaram o uso da linguagem
Criaram novos vocábulos.
Aperfeiçoaram a arte da oratória.
Ex.: Quanto mais estudamos, mais sabemos
 Quanto mais sabemos, mais esquecemos
 Quanto mais esquecemos, menos sabemos
 Quanto menos sabemos, menos esquecemos
 Quanto menos esquecemos, mais sabemos
 Logo, NÃO VALE A PENA ESTUDAR

Outros materiais