Buscar

FILOSOFIA

Platão viu no ensino sofístico da retórica um perigo para o Estado; por isso, escreveu várias obras sobre questões de política, filosofia etc. Entre elas, é CORRETO citar:

  • O Fedro, O sofista e o Organon.
  • Discurso sobre o método, Protágoras e As leis.
  • Metafísica, Sobre a natureza e Teeteto.
  • A República, Tópicos e Elencos.
  • O banquete, O fedro e A república.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos depender apenas de conhecimentos prévios sobre obras dos pensadores clássicos da filosofia, já que não é possível recorrer a uma análise conceitual ou explicativa. Por isso, vamos analisar cada uma das alternativas e identificar qual delas só possui opções de obras de Platão.
A primeira alternativa indica O Fedro, O Sofista e o Organon. Enquanto os dois primeiros são dialógos importantes escritos pro Platão, o Organon é uma obra de Aristóteles que trata de lógica. Portanto, esta opção está errada.
A segunda alternativa segue o mesmo erro da primeira: enquanto Protagóras e As Leis são de fato dialógos platônicos, o Discurso sobre o Método é uma obra de Descartes, escrita no século XVII.
Do mesmo modo, sabemos que a Metafísica é uma obra importa de Aristóteles, portanto, a opção que diz “Metafísica, Sobre a natureza e Teeteto” está errada, apesar de Teeteto ser uma obra importante de Platão.
A alternativa que diz “A República, Tópicos e Elencos” também está errada. Platão escreveu A República, mas os dois outros livros são de Aristóteles.
Finalmente, temos a resposta certa: **“O banquete, O Fedro e *A República”, todos são obras de Platão.*
0
Dislike0
User badge image

Jiimmyfps

d


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Materiais relacionados

32 pág.
FILOSOFIA - E M

EM Filosofia Adventista

User badge image

Josicelia Alves