Buscar

Crime Racial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lei do Crime Racial
7.716/89
Charlei Muczinski, Matheus Bolzan, Taiane Moreira, Tainara da Silva
A História da Lei de Crime Racial
Em 1951, foi criada a Lei 1390/51, mais conhecida como Lei Afonso Arinos.
Em 1989, foi criada a Lei 7716/89, mais conhecida como “Lei Caó”. 
Diferença entre:
Injúria Racial
Art. 140, § 3º, CP
Injuria racial é a ofensa a uma determinada pessoa
Injúria permite fiança;
Racismo
Lei 7.716/89 + CF/88
Atinge um número indeterminado de pessoas.
O crime de racismo, não
DANIEL ALVES X VILLAREAL
O lateral baiano Daniel Alves, do Barcelona, participou de duas jogadas que garantiram a vitória do time contra o Villarreal neste domingo, pelo Campeonato Espanhol. Porém, o bom desempenho foi acompanhado de ofensas por parte da torcida adversária, que jogou bananas em direção ao jogador. Alves, em vez de mostrar descontentamento, respondeu ao insulto de maneira inusitada: ao se preparar para cobrar um escanteio, o jogador se abaixou, pegou uma das bananas e comeu. Em seguida, fez a cobrança e continuou jogando como se nada tivesse acontecido. (Notícia)
INJÚRIA RACIAL 
INJÚRIA RACIAL
GOLEIRO ARANHA
Depois de ser chamado de “macaco” pela torcida do Grêmio, em agosto do ano passado, o goleiro Aranha vem ouvindo novamente injúrias racistas. Com um agravante: desta vez, os xingamentos vêm dos torcedores do próprio Santos, clube que ele defende. Desde a semana passada, os insultos estão sendo publicados em uma comunidade de torcedores santistas, um grupo fechado, no Facebook. Os comentários fazem parte de conversas de torcedores e não enviadas para o jogador. Alguns torcedores xingam o jogador; outros, condenam as injurias raciais. (Notícia)
INJÚRIA RACIAL
MARIA JÚLIA COUTINHO (MAJU)
blalbaldjkasiodjsaiohduisahduisabdanhndgsaudbsayudgsatdgsagdsyuagdyusagdyusablalbaldjkasiodjsaiohduisahduisabdanhndgsaudbsayudgsatdgsagdsyuagdyusagdyusablalbaldjkasiodjsaiohduisahduisabdanhndgsaudbsayudgsatdgsagdsyuagdyusagdyusablalbaldjkasiodjsaiohduisahduisabdanhndgsaudbsayudgsatdgsagdsyuagdyusagdyusablalbaldjkasiodjsaiohduisahduisabdanhndgsaudbsayudgsatdgsagdsyuagdyusagdyusa (Notícia)
INJÚRIA RACIAL
TAÍS ARAÚJO
“Os incitadores criavam grupos secretos e temporários para potencializá-los e ainda chegavam a informar maneiras de mascarar a conexão no intuito de tentar dificultar o rastreamento, objetivando a impunidade por tais crimes”.(Notícia)
RACISMO
1ª Turma Criminal do TJDFT manteve uma condenação por crime de racismo de um homem que se autodenomina “skinhead” e que fez apologia ao racismo contra judeus, negros e nordestinos em página da internet. 
RACISMO
CHARLIE HEBDO
O diretor do jornal e cartunista sobrevivente do atentado, denuncia "os fanáticos embrutecidos pelo Corão" e outros religiosos que tinham desejado a morte do jornal por "ousar rir da religião", garantindo que "as convicções dos ateus e dos laicos fazem mover mais montanhas que a fé dos crentes". (Notícia)
RACISMO
RELIGIÕES DE ORIGEM AFRICANA
A discriminação das religiões de matriz africana está ligada ao racismo. De acordo com os dados do Disque 100, no ano passado, 35,39% das vítimas eram negros. “Tem a ver também com a ideia de que as religiões de matriz africana são primitivas, usam sacrifícios de animais, têm ritos diferenciados”. (Noticia)
RACISMO
NORDESTINOS
Políticos recentemente já atribuíram o aumento da violência em São Paulo à migração desenfreada,  enquanto ps "Paraíbas" e "baianos" (como são chamados os nordestinos em geral no Rio de Janeiro e em São Paulo). (Noticia)
"A gente vem jogar na Paraíba e colocam um Paraíba para apitar, só podia dar nisso". A declaração do jogador Edmundo em 1997, à época atuando pelo Vasco, após ser expulso por um juiz cearense em um jogo em Natal, evidenciou bem a generalização e o preconceito ainda existentes no país, especialmente no sul/sudeste e contra nordestinos. (Noticia)
NORDESTINOS
INJÚRIA RACIAL
RACISMO
BEM JURÍDICO
Honra Subjetiva
Dignidade Humana
PRECONCEITO
Raça, cor,etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.
Raça, cor,etnia, religião ou procedência nacional.
PREVISÃO LEGAL
Art. 140,§ 3º, CP
Lei 7.716/89 + CF
AÇÃO PENAL
Pública condicionada a representação
Pública incondicionada
FIANÇA
Cabe fiança
Inafiançável
PRESCRIÇÃO
Prescreve (art. 109, CP)
Imprescritível
VÍTIMAS
Número determinado de vítimas
Número indeterminadode vítimas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais