Buscar

Estudo dirigido Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Cardiovascular
Cite os elementos constituintes do sistema circulatório (cardiovascular).
Sistema sanguífero – Vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o coração (vaso modificado)
Sistema linfático - Vasos condutores da linfa e linfonodos (tonsilas)
Órgãos hematopoiéticos – Medula óssea e órgãos linfoides (baço e timo)
Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, o coração.
A função básica do sistema circulatório, é irrigar todo o corpo levando material nutritivo e oxigênio para as células e drenar produtos residuais do metabolismo das células para os órgãos que fazem a sua eliminação ou reciclagem.
Citar as cavidades cardíacas e os vasos relacionados a elas.
Átrio direito - veia cava inferior e superior; Átrio esquerdo - 4 veias pulmonares (duas para cada pulmão), ventrículo direito - tronco pulmonar (que se bifurca em artéria pulmonar direita e esquerda) e Ventrículo esquerdo - artéria aorta que, inicialmente se dirige para cima, para trás e para a esquerda formando o arco aórtico.
Conceituar as válvulas átrio-ventriculares, pulmonar e aórtica e citar suas localizações.
Ao nível dos orifícios de saída do tronco pulmonar e da aorta respectivamente direito e esquerdo, existem as valvas que, tem a finalidade de impedir o retorno do sangue para o coração no momento da diástole ventricular (enchimento dos ventrículos). E cada valva desta está constituída de 3 válvulas semilunares (lâminas de tecido conjuntivo forrada de endotélio em forma de bolso com o fundo voltado para o ventrículo e porção aberta para a luz da artéria).
Definir anatômica e funcionalmente o pericárdio e a cavidade do pericárdio.
O pericárdio é um saco fibro-seroso que possui duas paredes sendo, o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso que, envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e inclusive, limitando a sua expansão na diástole ventricular. A cavidade do pericárdio é ocupada por uma camada líquida de espessura capilar facilitando o deslizamento de uma parede a outra durante as mudanças de volume do coração.
Descrever os tipos de circulação do sangue.
Circulação pulmonar - ou pequena circulação tem início no ventrículo direito que bombeia o sangue para oxigenação nos capilares pulmonares e retorna para o coração através do átrio esquerdo (coração - pulmão - coração). Circulação sistêmica - ou grande circulação, tem início no ventrículo esquerdo e é responsável pela irrigação de todos os tecidos fazendo as trocas de O2 por metabólicos e retornando novamente ao coração através átrio direito (coração - tecidos - coração). Circulação colateral - pequenas circulações denominadas de anastomoses (comunicações entre artérias e veias) com volume variável através dos órgãos e sistemas e são responsáveis pela circulação em caso de uma obstrução parcial ou total de veias ou artérias mais calibrosas. Circulação portal - são veias intermediárias que fazem ponte entre duas redes de capilares como o sistema portal hepático e portal na hipófise.
Conceituar os tipos de vasos sanguíneos, indicando suas características diferenciais. Estudar as características gerais das veias e das artérias.
Artérias tem função de levar do coração sangue rico em oxigênio aos tecidos, as veias têm a finalidade de retornar o sangue rico em CO2 e metabólicos para o coração para ser oxigenado, e, os capilares, são os responsáveis pelas trocas realizadas entre o sangue e os tecidos.
Conceituar e descrever o funcionamento das válvulas venosas.
Quando o sangue contido na veia é impulsionado empurra a válvula de encontro a parede e segue livremente rumo ao coração, mas como a progressão venosa não é continua e a força cessa, este tende a retornar por gravidade. Tal fato não acontece, porque o sangue se insinua no seio da válvula ocupando-a integralmente fechando a luz da veia até que outro impulso faça o sangue seguir em direção ao coração.
Conceituar, dos pontos de vista morfológico e funcional, o sistema linfático.
Este sistema é formado por vasos e órgãos linfóides e nele circula a linfa sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem do sistema venoso. Normalmente não são todas as moléculas do liquido tecidual que conseguem passar pelos capilares sanguíneos, e estes excluídos com grande tamanho molecular são recolhidos pelos capilares linfáticos.
Citar as diferenças entre o sistema linfático e o sistema sanguífero.
O sistema linfático assemelha-se ao sistema sanguífero em muitos aspectos, mas, dele difere em outros. O sistema linfático é constituído de capilares onde ocorre absorção do liquido tecidual, mas, estes capilares são tubos de fundo sego. Por outro lado, não possui um órgão central bombeador, apenas conduzindo a linfa para os vasos mais calibrosos que desembocam principalmente em veias do pescoço.
Estudar as localizações e funções dos linfonodos e do baço. 
Os linfonodos, também conhecidos como gânglios linfáticos, são órgãos encapsulados formados por tecido linfóide, encontrados espalhados por todo o corpo, sempre no trajeto dos vasos linfáticos. Estão presentes na axila, virilha, ao longo do pescoço e em grande número no tórax e abdômen (em especial no mesentério). Estes órgãos desempenham papel na defesa do organismo, sintetizando anticorpos.
O baço é um órgão do tipo glandular localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal. Este órgão tem contato com o pâncreas, o diafragma e o rim esquerdo. Este órgão não é considerado uma glândula endócrina, pois não produz secreções, entretanto, no caso de certas doenças, este órgão libera um hormônio que afeta a produção dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue na medula óssea. 
No feto, a função principal deste órgão é a fabricação de hemácias e leucócitos (glóbulos brancos). Após o nascimento esta função é interrompida. Porém, esta função pode ser reiniciada posteriormente caso apareça alguma doença que debilite esta função na medula óssea. 
Este órgão age como parte integrante do sistema linfático e vascular, ocupando uma posição única que lhe permite eliminar microorganismos patogênicos e destruir hemácias anômalas, alteradas ou envelhecidas. Ele também retira o ferro a partir da hemoglobina dos glóbulos vermelhos para seu posterior uso pelo organismo, assim como substâncias residuais como os pigmentos biliares para sua excreção, na forma de bílis, através do fígado.
O baço fabrica anticorpos contra diversos tipos de células do sangue e microorganismos infecciosos. Em alguns animais mamíferos (com exceção dos seres humanos), ele armazena as hemácias e nos casos de hemorragia os libera no sistema circulatório. Nos seres humanos, atua como reservatório de sangue e de outras células sanguíneas.

Continue navegando